Mesmo com teste de DNA negativo, Justiça decide que homem é pai de criança e terá que pagar pensão

teste dna negativo justica homem pai
bit.ly/2ZMb4Gn | A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu que mesmo com o teste de DNA comprovando a ausência de paternidade biológica, um homem que ajuizou uma ação negatória de paternidade continua sendo pai e, por isso, deve pagar pensão alimentícia.

Após ter sido negado provimento à ação em que solicitou a exclusão de paternidade e exoneração da pensão, o homem entrou com uma apelação cível para que a sentença fosse reformada. Ele alega que teve uma relação com a mulher apenas durante duas semanas e que depois de um mês do término ficou ciente da gravidez. De acordo com ele, o registro da criança ocorreu três meses após seu nascimento, em razão da pressão psicológica e ameaças que sofreu da mãe. Para ele há vício de consentimento, não se aplicando a paternidade socioafetiva, que deveria ser de maneira voluntária e não forçada. 

O relator do caso, desembargador Alcides Leopoldo, cita o Recurso Especial nº 878.941, em que a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que “o reconhecimento de paternidade é válido se reflete a existência duradoura do vínculo sócioafetivo entre pais e filhos. A ausência de vínculo biológico é fato que por si só não revela a falsidade da declaração de vontade consubstanciada no ato do reconhecimento”. 

O estudo psicológico apontou que o homem possui vínculo afetivo com a criança e reconhece o menino como filho. “A motivação dessa ação judicial é a falta de confiança em [mãe], pois teme que ela, futuramente, ingresse com uma nova ação de alimentos, exigindo um valor de pensão alimentícia que ele não tenha condições de pagar”, conclui o relatório. O filho costumava passar tempo na casa dos avós paternos, que o consideram como neto.

O desembargador argumenta que a anulação da paternidade no caso em questão só seria possível se fosse comprovado o vício de consentimento e diz que mesmo se existissem provas de que o homem registrou a criança por pressão psicológica não caracterizaria a coação. 

“Há algum tempo temos uma jurisprudência consolidada de que a afiliação pode ter outras formas que não a biológica”, afirma Renato Vilela, sócio do BVZ Advogados. Para ele, a partir da Constituição Federal de 1988 – que declara que o correto é considerar o “estado de pai” e “estado de filho” – deve ser avaliado o “sentir-se pai” e “sentir-se filho” e, também, como essa relação se comporta. 

Para o relator, “a nova ordem constitucional trouxe relevantes avanços ao conceito de família, não mais decorrente necessariamente do casamento, e o vigente Código Civil dispôs expressamente no art. 1.593 que: “o parentesco é natural ou civil, conforme resulte de consanguinidade ou outra origem”. Como foi comprovado a existência de parentalidade socioafetiva, foi negado provimento ao recurso. 

O processo tramita em segredo de Justiça. 

Fonte: JOTA

4/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Palhaça! Vá fazer sua propaganda de macumba em outro lugar!

    ResponderExcluir
  2. Deus é bom! Prometi a Deus que compartilharia meu testemunho neste site. Eu tinha todos os sinais do vírus DST, mas não tinha certeza de qual deles. Fiz muitas pesquisas online e me assustei direto por uma semana inteira antes de ir ver a enfermeira. Ela deu uma olhada na minha parte genital e primeiro disse que poderia ser apenas a anatomia do meu corpo, então ela disse que parecia verrugas genitais e que eu posso ter herpes. Eu estava devastado. Ela me deu um remédio para herpes e um creme para verrugas. Eu também fui testado para cada DST, incluindo herpes. Fui para casa e chorei procurando na web por todos os tipos de curas para herpes e aguardando meus resultados. Eu vi uma postagem em que o Dr.Adebayo odu curava Herpes e outras doenças, copiei seus contatos e o adicionei no app via +2347055287754. No dia seguinte, o resultado do meu teste estava pronto e confirmei o Herpes positivo. Contei ao Dr. Adebayo odu sobre meus problemas de saúde e ele me garantiu uma cura. Ele preparou seu remédio fitoterápico e o enviou para mim. Tomei por 14 dias (2 semanas). Antes de completar os 14 dias em que completei a dose, as bolhas e verrugas que estavam em meu corpo foram removidas. Voltei para fazer um check-up e me disseram que estou livre do vírus. Adebayo odu cura todos os tipos de doenças e vírus com a ajuda de seu medicamento fitoterápico. Você pode entrar em contato com o Dr. Adebayo odu através de seu endereço de e-mail em (poweroflovespell@gmail.com) ou Whatsapp-lo em +2347055287754

    ResponderExcluir
  3. HAVE YOU LOST YOUR MONEY TO BINARY OPTION SCAM OR ANY ONLINE SCAM WHATSOEVER?.DO YOUR DESIRE CREDIT REPAIR[EQUIFAX, EXPERIAN, TRANSUNION? WELL, YOU HAVE FOUND REDEMPTION IN ASORE CORP.
    asorehackcorp@gmail.com

    Asore Corp is a group of multinational Hacker's, an affiliate of Evil Corp. We make sure by all means necessary that our clients get the best of services on a🔐PAYMENT AFTER JOB IS DONE BASIS✅. Rather than send money and trust a criminal to fulfill your deal, you can make sure the job is done before WORKMANSHIP is paid for. You'll get excellent customer service.
    That's a 100% guarantee. Our Cyber security Technicians are on standby 24/7 to receive your job requests.

    ⚠️ BEWARE OF FRAUDSTARS looking to hoax.
    if you have been a VICTIM, visit:
    www.cryptoprecinct.online for directives.
    Here, it's always a win for you.

    🔸OUR SERVICES🔸
    ➡️Binary Option funds recovery
    ➡️Social media hack
    ➡️Recovery of loan scam
    ➡️Credit repair (Equifax,Experian,Transunion)
    ➡️E mail hack
    ➡️College score upgrade
    ➡️Android & iPhone Hack
    ➡️Website design
    ➡️Website hack
    And lots more.

    DISCLAIMER: Asore Cyber Corp accepts no responsibility for any information,previously given to anybody by clients on as regarding the job. Asore Cyber Corp will not distribute contact information collected on any hacking job other than in the Asore corps Hacker's listings themselves, and will not sell contact information to third parties.

    CONTACT INFO:
    www.cryptoprecinct.online
    📧 asorehackcorp@gmail.com
    cyberprecinct@gmail.com

    Copyright ©️
    Asore Cyber Corp 2021.
    All rights reserved.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima