Projeto proíbe criação de pássaros em gaiolas ou viveiros domésticos

projeto proibe criacao passaros gaiolas viveiros
O Projeto de Lei 1487/19 altera a Lei de Proteção à Fauna para proibir a criação de pássaros em gaiolas ou viveiros domésticos. A proibição valerá para pássaros de quaisquer espécies, nativas ou exóticas, silvestres ou domésticas, a partir de 180 dias da promulgação da lei.

O autor, deputado Nilto Tatto (PT-SP), afirma que “é uma forma de violência” a criação de pássaros em cativeiro, já que há a limitação dos movimentos ainda que haja alimentação e tratamento veterinário adequados. Reforçou ainda que a manutenção de pássaros domésticos alimenta um mercado de criação e tráfico de animais silvestres.

“O projeto procura avançar mais um passo no sentido do respeito aos animais e também do combate ao tráfico de fauna. Assim como a caça não se justifica mais (exceto para algumas populações tradicionais que necessitam dela para subsistência), pássaros engaiolados também não fazem mais sentido nos dias modernos”, afirmou.

Para ele, os admiradores e aficionados por pássaros podem admirar a beleza das aves livres na natureza. “Há muitas formas melhores para conviver com a fauna do que aprisioná-la, e a posse desses animais não pode ser mais importante que a satisfação de ver pássaros livres em nossas janelas”, ressaltou.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir à votação no Plenário da Câmara.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Cláudia Lemos
Fonte: Agência Câmara de Notícias

23/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Criar cachorro e gatas em um AP pequeno não seria a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza sim!!!
      E ainda tem o fato de várias galinhas que ficam amontoadas em um barracão para o abate! Eles olham nossos pássaros, mais que tal eles começa a olhar os porcos em mini chiqueiros, frangos em granjas, e vários outros!

      Excluir
    2. um problema não anula o outro, quem defende sem argumentos plausíveis tem aves e são fanáticos por elas, o mal do ser humano em por seu prazeres acima da vida.

      Excluir
  2. Sim criar cachorro e gato aprisionados ou pior faze-los reproduzir para a venda, demonstra falta de respeito total com o ser para satisfazer o homem.

    ResponderExcluir
  3. E as galinhas em gaiolas pra produção de ovos??? Esse projeto não tem lógica racional. Tudo vai ficar mais caro e vai estimular ainda mais o tráfico. Quem segue isso nunca plantou nada, nunca produziu nada. Para vc morar onde mora, animais perderam moradia e fonte de alimentação e água. Por que não mora numa caverna pra não atrapalhar a vida silvestre? Usa energia né? Hidrelétricas não atrapalham a fauna? A criação em cativeiro salvou várias espécies da extinção. Se for pra proibir a criação domestica, é melhor se mancar!

    ResponderExcluir
  4. É graça a criação em cativeiro, que muitas espécies estão vivas e muitas delas sendo devolvidas a natureza.

    ResponderExcluir
  5. meio sem lógica isso, é graças a esses criatorios que as aves estão trazendo felicidade para as famílias e multiplicando para não ficarem em extinção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. felicidade para a famlia de quem o mantém preso, com certeza o animal seria muito mais feliz voando e vivendo com outros de sua própria espécie. Essa busca da felicidade a qualquer custo que faz o ser humano ser oq é, veja bem oq vc msm disse... experimenta soltalo pra ver se ele volta ou fica pela sua casa, se sim, ótimo, se não, quer dizer q o animal preferiu morrer vivendo sua liberdade do que preso sem poder voar, que é uma habilidade do dia a dia desse animais. coitados.

      Excluir
  6. Esse cara nem sabe o que está falando, pega uma ave doméstica e solta na natureza ou mesmo uma ave nascida em criatório, ela morre por duas razões, vai virar presa de gavião no primeiro vôo que ela der, e outra , vai morrer por não conseguir alimentação .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acabar com o comércio irá com o tempo fazer que aja uma grande diminuição de aves em cativeiro, logo esse problema que vc citou tb irá acabar. no caso de aves serem refeição de outros animais, isso é o ciclo normal da vida. Muitas não conseguem se alimentar quando são soltas por não saberem nada da vida, não terem rotas de alimentação, nem outros pássaros para guialos, graças ao ser humano que o privou disso.

      Excluir
  7. Projeto sem fundamentos, somos o futuro dos pássaros, porque não combate o desmatamento, o avanço das construções civis nos habitar deles. Quando não se tem o que fazer é complicado.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, quem defende bicho preso deveria, e a galera que não aguenta n uma semana de Lockdown. Querer um pássaro somente para ouvir o seu canto por pura vaidade. Que ouvir a natureza vá até ela, não aprisione ela perto de você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro que você não sabe ném o que tá falando!!!
      Aves exóticas nem podem viver na natureza, se não vão morrer de fome, ou vira comida de gavião, e isso além de acabar com nossas espécies nativas!!!!!!!!

      Excluir
    2. os caras são doentes, essa batalha vai ser longa.

      Excluir
  9. Se essa lei for aprovada o que acontece com quem tem pássaro de estimação como membro da família sem ser para reprodução e comércio? O que acontece com os protetores de animais, que fazem a reabilitação de aves para devolver para a natureza? Deveriam de reavaliar está situação em que querem colocar a população brasileira e seus animais afinal ele não está avaliando o sentimento dos pássaros por seus tutores especialmente daqueles que perderam a capacidade de voar, lembrando que sobrecarregaria até mesmo os zoológicos e SETAS! Quanto as pessoas que tem sentimentos por seus animais e os mesmos por seus tutores seria agressão para ambos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas que tem pássaros comprados de estimação são a origem do problema, se não tivesse gente como vcs, não teria o comércio, simples. Não pense q sua ave é mais feliz vivendo com vc, ela simplesmente nunca teve opção. Reabilitação é algo bem diferente, vocÊ esta cuidando da ave para ela voltar para sua vida normal, e não a aprisionando pelo resto da sua miserável e rara vida.

      Excluir
  10. Fico muito feliz por esse tipo de atitude que poupará os animais desse sofrimento injusto de pura ignorância nossa

    ResponderExcluir
  11. Se estão destruindo o lar das aves e dos outros animais com o desmatamento, onde os bichos viverão?
    Sr. Deputado, crie leis que defendam o hábitat natural dos bichos. Isso vem em primeiro lugar. Vão soltar os bichos pra viver onde?

    ResponderExcluir
  12. Que tristeza ter um dom tão lindo que é voar, e ter que viver preso em uma gaiola minuscula a vida toda. Sinto muito mas isso não é amor por eles.

    ResponderExcluir
  13. engraçado alguns argumentos tentando desvalidar o pensamento, independente das variantes, vcs acham msm normal passar em frente a petshops e feiras vendo várias aves presas em gaiolas minúsculas apenas para um "prazer" do ser humano? pássaros que poderiam estar livres, que não produzem nenhuma matéria para consumo do dia a dia, animais que tem asas para voar, e não ficar em um cubículo. Vejo esse problema como algo bem maior se comparado com outros animais domésticos, ou animais que produzem alimentos. Vejam bem, não estou desmerecendo as outras causas, porém não vejo os outros problemas como justificativa para aceitar isso. O ser humano é o mal da terra, somos a verdadeira praga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima