Descubra como sua imagem pode impactar sua carreira no Direito

descubra sua imagem impactar carreira direito
Por @crissoffiattiqr | A roupa não diz quem você é, mas te leva ao caminho desejado. Afinal, não basta ser uma boa advogada, é preciso ser percebida como uma boa advogada.

O poder da imagem nunca foi tão importante como nos dias de hoje, principalmente por conta das redes sociais. Geralmente as imagens recebem mais atenção do que o conteúdo em si. Prova disso é que a grande maioria das pessoas só veem as imagens, não leem os posts, por exemplo.

Entenda que mesmo que você afirme que não se preocupa com sua imagem ou estilo, e isso é muito comum, você estará sendo julgado(a) o tempo todo. E provavelmente você está transmitindo essa indiferença com o que você escolhe vestir.

Temos menos de 6 segundos para causar uma boa impressão, e a sua imagem, e a forma como você se apresenta, pode fazer a diferença. Roupa é contexto, é comunicação!

No momento em que você é avaliado(a), esse julgamento é feito sob as crenças e valores de quem te olha.

Trazendo isso para o mundo do direito, não basta ser um bom advogado(a), é preciso parecer um bom advogado(a).

Quer ver como funciona? Olha para as mulheres abaixo, para quem você entregaria sua causa de  milhão de reais?

Perceba que a sua imagem é uma forte ferramenta de persuasão. A roupa é comunicação e deve estar alinhada ao contexto adequado.

Uma imagem persuasiva vai além de combinar cores, tornar sua vida mais prática e ficar mais bela. Isso é só a ponta do iceberg. É sobre comunicar a sua identidade, conectar e persuadir as pessoas ao seu redor. 

Ser atraente é algo positivo. Mas se você atrair quem não deseja (exemplo: um cliente que acha seu serviço caro) ou com intenções que você não deseja, a sua imagem não estará contribuindo para alavancar sua carreira.

Beleza sem percepção de valor não vale de nada. Se a sua imagem não é persuasiva, provavelmente ela está diminuindo ou retardando o seu sucesso.

A aparência quer dizer muito até você abrir a boca.

Uma boa apresentação te dá o direito de fala. Uma má apresentação pode não te dar esse direito. Lembre-se que você estará sendo julgado(a) pelos valores e percepções da outra pessoa, e não os seus.

Nós somos seres sociais e estamos inseridos em uma sociedade que fortalece essa percepção de julgamento muito forte, que pode ser um ponto que te impeça de passar credibilidade e confiança para seu cliente. 

Um estudo sobre o uso da cor ocorreu no Centro Correcional Naval dos EUA em Seattle, Washington. A cela foi toda pintada de rosa, exceto o chão. Muitos presos nesta fase de confinamento eram hostis e violentos. A cela estava pintada de rosa para ver se a cor teria um efeito calmante sobre os prisioneiros. Cada pessoa foi colocada entre 10 e 15 minutos por dia nessas celas rosa. Após 156 dias de uso constante, não houve incidentes de comportamento errático nos detentos.

Referência Livro: QI de Persuasão

Existem variáveis intangíveis que muitas vezes não damos o devido valor como cor, linhas, formas e texturas e por conta disso perdemos grandes oportunidades de negócios. 

A aparência pode ser fútil até você colocar na balança e ver a consequência que isso pode trazer. Isso interfere muito no seu dia a dia e muitas vezes nem percebemos. Não subestime o poder da sua imagem, as pessoas querem comprar de um especialista. Não diga que você é, faça as pessoas perceberem que você é.

Neurocientistas explicam que “falhamos em não fazer análises mais profundas sobre nossos elementos estéticos e, em não assumir que cores, texturas e formas transmitem mensagens que recebemos inconscientemente e elaboramos em forma de sensações e emoções”. 

E mais que isso, essas emoções provocam alterações fisiológicas e mudanças comportamentais. “Tudo que você escolhe vestir terá impacto direto na forma como você se sente e comporta.” (ANJOS, 2020)

E para finalizar, não se esqueça de que a forma como você se apresenta, pode ter muito mais influência do que se imagina em nós e no meio em que você está inserido. A roupa não diz quem você é, mas te leva ao caminho desejado.

Cristiane Soffiatti (@crissoffiattiqr) é Gestora de Imagem Profissional. Ajudo mulheres construírem uma identidade profissional de sucesso, com foco no planejamento estratégico do vestir.

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima