Motivos para pedir o benefício do INSS com a ajuda de um advogado

motivos pedir beneficio inss ajuda advogado
Por @escobaradvogados | Ultimamente, o INSS tem se modernizado e criado ferramentas para facilitar a vida de quem precisa de algum benefício da Previdência Social.

Com isso, ficou mais fácil para você acessar os serviços, ver as informações e pedir os benefícios, como auxílio-doença ou acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão e outros.

Diante disso, uma pergunta que você poderia fazer:

Preciso de advogado para pedir benefício do INSS?

Uma dúvida muito comum feita pelo trabalhador que está perto de se aposentar é se precisará de um advogado para dar entrada no benefício no INSS.

Contratar um advogado não é uma exigência para dar entrada em algum dos benefícios do INSS. Você, mesmo sozinho, pode solicitar a sua aposentadoria, por exemplo.

Contudo, é importante que você saiba quando realmente precisará do auxílio de profissional e quando não será necessário.

O primeiro passo para isso é conhecer a sua situação, considerando a categoria de benefício previdenciário que pretende requerer.

Para você descobrir isso, o passo mais recomendado é que você passe por um planejamento completo com um especialista da área previdenciária.

Estou te alertando sobre isso porque existem situações em que, para ter direito ao melhor benefício, é imprescindível que o seu processo seja acompanhado por um advogado especialista.

Para adiantar, já vou deixar aqui como exemplo algumas das situações – no caso da aposentadoria – mais delicadas em que, se não tiverem um devido acompanhamento de um profissional, podem trazer muita dor de cabeça para quem pretendia se aposentar com tranquilidade.

Veja se você se identifica com algumas dessas situações:

  • Está com contribuições faltando;
  • Perdeu a carteira de trabalho;
  • Não sabe quais são os documentos exigidos para dar entrada na aposentadoria;
  • Verificou que o INSS não considerou alguns períodos de contribuição;
  • Não sabe quais são as novas regras para ter direito ao benefício;
  • Possui dúvida sobre como o valor do benefício será calculado;
  • Tem dúvidas sobre qual é o benefício mais vantajoso no momento;
  • Entre outras.

Com o auxílio do especialista, é possível conseguir o benefício de modo mais fácil, assim, você evita dores de cabeça. Veja agora os 4 principais motivos para você contar com a ajuda de um advogado para pedir o benefício do INSS:

1. Possibilidade de negativa do benefício é menor com a ajuda de advogado

O INSS tem o triste hábito de negar e complicar as possibilidades de você obter o benefício.

Assim, o advogado que já tem contato diário com esse tipo de problema, vai ter mais possibilidade de acertar os detalhes do pedido, seja administrativo ou judicial (se for necessário).

2. Diversidade de benefícios, que exigem um conhecimento específico

Existem várias categorias de aposentadoria e benefícios que podem ser pedidos o INSS e, nem sempre, a documentação que serve para um caso, serve para outro.

Também, pode haver uma documentação específica que não é tão acessível ao trabalhador, mas é facilitado ao advogado que tem um certificado digital para obter documentações em portais do governo, por exemplo.

3. Evitar erros é mais indicado do que corrigir depois da negativa

Se você der entrada num pedido de benefício sem a ajuda de um especialista em Previdência, há grande chance de o pedido ter sido realizado de modo incorreto.

Talvez pela ausência de documentação específica, o que pode cair em cumprimento de exigência e, assim, o INSS não tem a boa vontade de notificar você.

Além de não corrigir (ou incluir) o tempo de contribuição que poderia melhorar o seu pedido de benefício, inclusive, para aumentar a sua renda média e o valor do auxílio.

Por isso, é melhor evitar erros do que tentar corrigir depois que o benefício for liberado (ou até mesmo negado), porque os processos de revisão demandam tempo e possíveis gastos judiciais.

4. O advogado pode optar por cobrar somente se ganhar o pedido

Digamos que você contrate um profissional especialista em INSS, e ele faça a proposta para receber apenas se ganhar o seu pedido de benefício.

Então, caso o benefício seja negado no primeiro pedido, você vai ter a certeza de que o profissional contratado vai contestar a decisão para reverter a situação.

Com isso, a chance de o erro ser revertido é maior quando feito por um profissional que já conduz o processo do benefício desde o início.

Mesmo se não tiver o resultado esperado, além de não ter custos, você tem a certeza de que fez o mais indicado: buscar a ajuda de quem entende do assunto.

Sabemos que seu benefício é algo pelo qual você lutou para conseguir. O advogado atua como um facilitador do seu pedido de benefício do INSS.

É por isso que é altamente recomendado que você busque a ajuda de um advogado especialista em INSS. Ele vai saber te orientar sobre as regras e atuar na busca do seu direito!

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok
____________________________________

Por Escobar Advogados
Fonte: escobaradvogados.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima