Polícia Federal deflagra operação contra corrupção em tribunal da OAB-SP

pf operacao corrupcao tribunal oab sp
Via @portalr7 | A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (19), uma operação contra crimes de corrupção e associação criminosa no TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil).

A terceira fase da Operação Biltre, batizada de Bastidores, constatou o suposto envolvimento de advogados representados que buscariam o auxílio de conselheiros da OAB para obter facilidades dentro do tribunal de ética e disciplina.

Segundo a investigação da PF, que se iniciou em setembro de 2020, esses conselheiros trabalhavam nos bastidores do TED paulista e contavam com advogados intermediários, que atuavam como defensores em processos ético-disciplinares e executavam os comandos desejados pelos conselheiros.

A operação cumprirá dois mandados de busca e apreensão em São Paulo e São Bernardo do Campo nas casas de envolvidos no esquema.

Eles poderão responder por crimes de organização criminosa, por solicitar ou receber vantagem indevida e por oferecer ou prometer vantagem indevida a um funcionário público.

A OAB-SP divulgou uma nota. Confira:

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) e o seu Tribunal de Ética e Disciplina (TED) vêm a público esclarecer que tomaram conhecimento da Operação Bastidores, da Polícia Federal, na manhã de hoje (19).

Trata-se de desdobramento da Operação Biltre, iniciada em setembro de 2020, com afastamento, à época, de um conselheiro federal e de uma conselheira secional da OAB SP.

Vale ressaltar que a OAB SP e seu TED não foram alvos de busca e apreensão. Os feitos no âmbito do Tribunal continuam com o seu regular processamento em todo o Estado de São Paulo.

A atual gestão, iniciada em janeiro de 2022, está tomando providências firmes para aumentar o controle e transparência no TED, em especial com a digitalização dos processos, até então inexistente, e adoção de novas regras de governança.

Não haverá tolerância com quaisquer irregularidades e com quem as praticar, em qualquer tempo.

A Secional de São Paulo está acompanhando as medidas realizadas nesta quinta-feira e colaborando com as autoridades judiciárias em tudo que for necessário para que os fatos sejam apurados, dentro do devido processo legal.

*(Imagem meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Do R7
Fonte: noticias.r7.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima