Juíza constata 60 ações parecidas e oficia órgãos para apurar conduta de advogado

juiza constata 60 acoes parecidas oficia orgaos para apurar conduta advogado
Via @portalmigalhas | Por suspeita de litigância predatória, a juíza de Direito Lyanne Pompeu de Sousa Brasil, da comarca de São Bernardo/MA, oficiou órgãos responsáveis para apuração da conduta de um advogado que ajuizou mais 60 ações com a mesma lide em apenas um mês. 

Ao avaliar um caso de declaração de inexistência de débito contra um banco, a magistrada visualizou que o causídico por parte da autora possuía alto número de petições iniciais distribuídas em curto lapso temporal, tendo todas elas como pedido de indenização por danos morais e materiais, referente a empréstimos consignados e/ou cobranças de tarifas, realizados em proventos de aposentadoria.

Dessa forma, a juíza determinou ao oficial de Justiça que se deslocasse até a residência das partes e diligenciasse pessoalmente junto aos autores, indagando-os e certificando se os mesmos conheciam o advogado, se possuíam conhecimento do ajuizamento das diversas ações.

Ocorre que com o retorno da diligência, o Oficial certificou nos autos que compareceu ao endereço indicado na petição inicial e não encontrou a parte demandante. Ainda certificou que ao questionar aos moradores e transeuntes da localidade, e mostrar a fotografia da parte, nenhum deles reconheceu a demandante.

Além disso, a magistrada afirmou que informações trazida por outros autores, como a de que o sindicato dos trabalhadores rurais de São Bernardo/MA está convocando os aposentados e pensionistas para se dirigirem ao sindicato visando regularizar a cobrança de tarifas e empréstimos em seus benefícios.

Alguns demandantes ainda mencionaram um carro de som nas ruas da cidade convocando as pessoas, afirmaram ainda que não conhecem o advogado e que entregam suas documentações no sindicato, como também alguns afirmaram que têm plena consciência que realizaram alguns empréstimos.

Mediante o exposto, a juíza observou indícios de captação ilícita de clientela, utilização indevida dos serviços judiciais, abuso do direito de litigar, fraude na confecção de procuração e inexistência de litígio real entre as partes. 

"A questão que, de início, poderia ser considerada simples, torna-se complexa, já que envolve um elemento primordial, incompatível com o ordenamento jurídico pátrio, o abuso de direito de litigar."

Por fim, a juíza extinguiu o processo em questão, e determinou ofício ao CIJEMA - Centro de Inteligência do Estado do Maranhão, Ministério Público Estadual e Federal, Delegacia de Polícia Civil de São Bernardo e à OAB seção São Luís/MA e subseção Timon/MA, requisitando que apurassem eventual responsabilidade civil, administrativa e/ou criminal do advogado, e ainda oficiou o presidente da Seccional da OAB do Maranhão com relatório de todos os processos ajuizados pelo advogado.

Não houve interposição de recurso, transitando a decisão em julgado.

O escritório Urbano Vitalino Advogados atua pelo banco.

Leia a sentença.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/405676/juiza-oficia-orgaos-por-advogado-ter-60-acoes-semelhantes-em-comarca

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. solicitation of a minor
    The judge's investigation into a lawyer's conduct, involving officiating bodies, raises ethical and professional standards questions. The lawyer's involvement reflects commitment to justice, fairness, and public confidence, with implications for their career and reputation.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima