“Ao longo desses 20 anos do falecimento de minha irmã, eu fiz uma promessa, ao lado do caixão dela, que apesar de não ter conseguido agir, fazer massagens para preservar a oxigenação do cérebro dela, eu iria estudar e me dedicar para que em algum momento da vida eu me deparasse com alguma situação desafiadora envolvendo outra pessoa, eu pudesse agir”, afirmou o juiz.
A emergencista Clara Carvalho afirma que a manobra usada por Danilo, é utilizada para deslocar o objeto para que a pessoa volte a respirar, em casos sólidos ou líquidos de obstrução total. Clara ainda descreveu como realizar a manobra de compressão abdominal em adultos.
“A gente vai palpar o umbigo, fechar a mão e colocar acima do umbigo e realizar a compressão abdominal, pressionando a região de forma brusca para que o ar se desloque do pulmão para a via aérea, empurrando o objeto”, explicou a emergencista.
O engasgo é um problema de saúde pública e é responsável por cerca de 3 mil mortes por ano. A maioria das vítimas são bebês e idosos, mais da metade das mortes é envolvendo pessoas acima de 65 anos. Em crianças de zero a quatro anos, houve um aumento de quase 40% nas mortes por engasgo entre 2020 e 2023.
Confira a entrevista na íntegra:
Rádio Metropole
Fonte: @grupo.metropole
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!