Às vésperas do julgamento, há diversas especulações em Brasília sobre o local onde o ex-presidente poderia cumprir pena em caso de condenação.
O local preparado, segundo ele, fica nas instalações do chamado Quartel General do Exército, a sete quilômetros da Praça dos Três Poderes, próxima da área onde ficaram acampados os manifestantes que invadiram e depredaram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo no 8 de janeiro de 2023.
Outra alternativa é uma cela na Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília, a 11 quilômetros da Praça dos Três Poderes. Seria uma adaptada similar a que recebeu o então ex-presidente Lula em Curitiba (PR), quando ele foi condenado e preso por corrupção em 2018.
Penitenciária em Brasília é local mais isolado para protestos de aliados
Um terceiro local onde Bolsonaro pode cumprir pena é o Complexo Penitenciário da Papuda, a 17 quilômetros da Praça dos Três Poderes. O presídio fica a 8 quilômetros da casa do ex-presidente, no Condomínio Solar de Brasília.
A Papuda é um presídio comum, que abriga mais de 16 mil detentos, mas possui uma ala reservada aos chamados vulneráveis, separada dos presos de maior periculosidade.
A penitenciária também seria um local de maior isolamento, evitando eventuais manifestações em favor do ex-presidente após a prisão.
Quando Lula ficou preso em Curitiba, centenas de manifestantes permaneceram acampados no local, movimento que ficou conhecido como ‘Lula Livre’.
Bolsonaro também pode cumprir pena em prisão domiciliar devido ao seu estado de saúde.
Por Hugo Marques
Fonte: @vejamais
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!