Fachin interrompeu as férias, antecipou seu retorno a Brasília e iniciou uma rodada de conversas com colegas para tentar debelar a crise.
O presidente do STF alegou a pessoas próximas que o “momento exige” sua presença em Brasília.
O resultado das conversas foi a nota divulgada na noite desta quinta-feira (22).
O posicionamento de Fachin em nome da Corte foi discutido previamente com alguns colegas do STF, entre eles o vice-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.
O magistrado integra a ala do tribunal que tem defendido a atuação de Toffoli no inquérito. O ministro Gilmar Mendes, o mais antigo em atividade no STF, também compõe esse grupo.
Outros ministros, no entanto, relataram à CNN que souberam da nota a partir do momento em que ela foi divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do STF.
O posicionamento de Fachin dividiu integrantes do tribunal. Uma ala avalia que o presidente da Corte redigiu uma manifestação “boa e equilibrada” em que defende institucionalmente a atuação de Toffoli, responsável por conduzir a investigação.
Outra ala considera que a nota pública do presidente do STF “pouco esclarece” e, ao fazer acenos ao Banco Central, à Polícia Federal, à Procuradoria-Geral da República, a Toffoli e aos ministros que criticam reservadamente sua atuação, "fica em cima do muro”.
A manifestação de Fachin ocorreu após ministros da Suprema Corte apontarem a necessidade de uma defesa institucional do Poder Judiciário devido às reportagens contra Toffoli.
Segundo relatos feitos à CNN, pressionado da direita à esquerda, Toffoli chegou a se queixar das críticas a integrantes da Suprema Corte nos últimos dias, o que levou a uma reação de Fachin.
A avaliação é de que, embora a postura do ministro não tenha agradado magistrados, o momento é de uma defesa da instituição para, no futuro, corrigir excessos e equívocos na postura dos ministros.
A nota de Fachin, contudo, decepcionou assessores e magistrados defensores do código de ética para os integrantes do STF.
Para eles, faltou autocrítica da Suprema Corte em um momento em que, na avaliação deles, valeria reconhecer a necessidade de mudança de hábitos para dar um exemplo à sociedade.
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Fonte: @cnnbrasil

Les joueurs recherchent toujours des options fiables pour tester une plateforme sans risque financier. Grâce aux offres actuelles, casino sans depot permet d’explorer les jeux, comprendre les règles et profiter d’une vraie expérience sans engagement initial.
ResponderExcluirPostar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!