Juíza argentina se emociona ao oficializar adoção de jovem de 15 anos. Veja vídeo

Feed mikle

Juíza argentina se emociona ao oficializar adoção de jovem de 15 anos. Veja vídeo

juiza argentina emociona oficializar adocao jovem 15 anos veja video
Via @portalmigalhas | Uma audiência no Juizado de Família nº 1 da cidade de San Luis, na Argentina, terminou em comoção. A juíza Natalia Giunta fez uma pausa antes de formular a pergunta que oficializaria a adoção de Thiago, adolescente de 15 anos que aguardava por uma família. (Veja o vídeo no final da matéria).

Com a voz embargada, a magistrada perguntou se ele aceitava Gabriela Noé Castro e José Hernández como pais. Sorrindo, o jovem respondeu, sem hesitar:

"Óbvio que sim".

A frase emocionou todos os presentes na sala, incluindo a própria juíza, e o vídeo do momento viralizou nas redes sociais.

O casal

De acordo com reportagem do jornalista Andy Ferreyra, do Perfil Córdoba, os adotantes são pastores da igreja Cristo Manantial de Vida, em San Luis.

O casal já tinha três filhos e a decisão de adotar não surgiu de uma ausência familiar, mas do desejo de oferecer cuidado e pertencimento a quem precisava de uma família definitiva.

José afirmou que muitas vezes a adoção é vista apenas como uma alternativa para casais que não podem ter filhos, mas que, no caso deles, a motivação foi outra. Eles entendiam que tinham estrutura, afeto e condições para acolher um adolescente.

Processo de adoção

Antes de conhecer Thiago, Gabriela e José já haviam atuado como família de acolhimento em San Luis, cuidando temporariamente de uma criança de 2 anos. Depois, decidiram participar de uma convocação pública do Registro Público de Adoptantes da província. O chamado mencionava um adolescente de 14 anos que gostava de vôlei e música.

O processo durou cerca de três meses e incluiu entrevistas com psicólogos, assistentes sociais, visitas à casa da família e conversas com os filhos do casal. Ela destacou que, ao contrário do que muitos imaginam, o procedimento não foi excessivamente burocrático.

Durante essa fase, os futuros pais não tiveram acesso a fotos de Thiago. A medida, conforme explicou Gabriela, busca evitar a criação de um vínculo emocional precipitado antes da avaliação técnica sobre a compatibilidade entre a criança ou adolescente e a família interessada.

Após a etapa de avaliação, a família recebeu a guarda provisória. Com o vínculo já construído e consolidado, o caso avançou para a adoção definitiva.

Publicação nas redes

Nas redes sociais, Gabriela celebrou a adoção. Em publicação no Instagram, afirmou que ela e José se tornaram "legalmente pais, novamente", embora a relação familiar já existisse havia mais de seis meses.

Gabriela Castro, agora, mãe de Thiago, publicou em seu perfil no Instagram, momento em que adoção foi oficializada.(Imagem: Reprodução/Instagram)

"Um desejo do coração desde que éramos muito jovens hoje se torna realidade", escreveu.

Gabriela também agradeceu às pessoas que ajudaram Thiago a se sentir parte da família, entre elas a igreja e outras famílias adotivas. Para ela, a adoção não é um caminho que se percorre sozinho.

Ao comentar a audiência, a mãe adotiva relatou que todos choraram, inclusive a juíza, "porque todas as crianças e adolescentes merecem ser amados, cuidados e valorizados".

Ela também falou sobre o futuro do filho. "Sei que não poderemos apagar o seu passado, mas tenho certeza de que o presente está trazendo lindas lembranças e que o que vem serão muitas coisas lindas. Para sempre juntos. Te amo", escreveu.

A família mantém atenção especial aos laços de Thiago com os  irmãos biológicos, que foram adotados por outras famílias. Segundo Gabriela, todos seguem em contato e pretendem preservar esse vínculo.

O casal também aproveitou a repercussão do caso para chamar atenção à adoção de adolescentes. Gabriela destacou que muitos jovens vivem em abrigos ou em famílias de acolhimento e chegam à maioridade sem terem sido adotados.

Para ela, a história de Thiago mostra que adolescentes também desejam e precisam de uma família permanente.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/456549/juiza-argentina-se-emociona-ao-oficializar-adocao-de-jovem-de-15-anos

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima