O locador pode pedir o imóvel alugado antes do término do contrato?

locador pedir imovel alugado termino contrato
bit.ly/2Uc5zys | Inúmeros motivos podem justificar que o locador queira desfazer o contrato de locação antes do término do prazo ajustado. É muito comum casos em que o locador pede o imóvel de volta por retornar a morar na cidade da localidade do bem, vontade de deixar aquele bem para algum filho morar, entre outros motivos.

O locador pode pedir a devolução antecipada do imóvel?

NÃO. O locador não pode reaver a posse do bem imóvel antes do término do contrato, sem que o inquilino tenha cometido alguma infração legal ou contratual.

A retomada do bem imóvel não cabe nem mesmo se o proprietário quiser utilizá-lo para uso próprio.

Artigo , da Lei 8.245/1991:

“Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado.”

Isso acontece porque imóveis destinados a locação residencial que tenha prazo de 30 meses estipulado, ou seja, um prazo determinado, não se permite ao locador retomar o imóvel para uso próprio antes do término desse prazo.

Nesses casos, a retomada do imóvel só pode ocorrer após finalizado o prazo de 30 meses. Nesse caso, se o locatário permanecer no imóvel pelos próximos 30 dias, após finalizado esse prazo de 30 meses, sem oposição do locador, a partir desses 30 dias, em qualquer tempo que o locador quiser a retomada do bem, pode pedir ao locatário de volta. Pois a locação, que antes era por tempo determinado, se torna por tempo indeterminado.

Funciona assim:

  • Durante o prazo de 30 meses de locação: LOCADOR NÃO PODE RETOMAR O IMÓVEL
  • 30 meses + 30 dias: A PARTIR DO 31º O LOCADOR PODE RETOMAR O IMÓVEL A QUALQUER TEMPO

Em quais hipóteses o locador pode reaver o imóvel antes do término do prazo do contrato?

  1. Quando locador e locatário chegam num acordo e decidem terminar o contrato de locação. Por esse motivo, se for do interesse do locador a retomada do imóvel, seria sensato conversar de forma amigável e chegar num acordo que agrade os dois lados.
  2. Quando o inquilino comete alguma infração legal, como por exemplo, descobrir que ele está cometendo atos ilícitos do imóvel, ou, infração contratual, quando o inquilino descumpre alguma cláusula convencionada em contrato.
  3. Descumprir reiteradamente regras de convivência, como aluguéis de imóveis em condomínio. As multas geradas causam prejuízo ao proprietário e esse motivo pode justificar o término do contrato antes do prazo.
  4. Falta de pagamento do aluguel e encargos atrelados ao imóvel, sendo esse o motivo mais comum que gera a extinção do contrato de locação antes do término do prazo convencionado.

E aí, gostou do artigo? Compartilha comigo nos comentários!

E-mail: adv.raquellalmeida@gmail.com | Facebook: advogadaraquell

Raquell Almeid
Especialista em soluções na compra e venda de imóveis e locação imobiliária.
Advogada apaixonada pela profissão. Atuante desde o ano de 2015. Toda semana publico artigos focados no seu problema, visando levar ao público um conteúdo jurídico de qualidade em uma linguagem sem “juridiquês”, aliado a postagens com temas atuais e de interesse do público. Acesse todo o conteúdo completo e descubra seus direitos. Para conversar comigo: Contato e Whatsapp: (27) 988325425 E-mail: adv.raquellalmeida@gmail.com Facebook: advogadaraquell
Fonte: raquellalmeida.jusbrasil.com.br

7/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Dra e as hipóteses elencadas no art. 47 da Lei do Inquilinato? Não seria situações que possibilitariam a quebra do contrato?

    ResponderExcluir
  2. Olá,fiz um contrato de 1 ano com minha inquilina registrado em cartório ,mas estou com problemas financeiros posso pedir a casa de volta antes de terminar o contrato?

    ResponderExcluir
  3. Aluguei um imóvel por 30 meses, estou somente a 4 meses e a proprietária colocou o imóvel a venda. Neste caso quais são meus direitos, visto que estou no imóvel a pouco tempo e não tinha intenção de sair

    ResponderExcluir
  4. Doutora, cade a fundamentação legal? A senhora diz que nem pra uso próprio, mas não justifica.

    ResponderExcluir
  5. Aluguei a minha casa e fiz um contrato de 1 ano só que tem menos de 6 meses que aluguei e no momento estou precisando da casa como faço com a quebra de contrato?

    ResponderExcluir
  6. Respondendo vcs de acordo com o texto. Vcs vão na justiça pedir uma ordem de despejo
    Saiba que isso dura alguns meses.
    Ou vcs fazem um acordo
    Devolver 3 meses de aluguel e da 30 dias para a pessoa sair
    É um acordo de contrato.

    ResponderExcluir
  7. Por que se tem um contrato se o locador não pode quebralo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima