Escritório de advocacia totalmente online: Aplicativos Essenciais

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Já se perguntou como montar um escritório de advocacia online? Conheça ferramentas e aplicativos essenciais para advogados que desejam trabalhar online e montar um escritório de advocacia virtual de sucesso.

Se gostar do artigo, clique aqui e entre no nosso grupo do Telegram! E aproveite para conferir a publicação original deste artigo no nosso blog Desmistificando o Direito: Como montar um escritório de advocacia virtual.

1) Introdução

Não é novidade que o mundo mudou e atualmente ter um escritório de advocacia 100% virtual, que permita trabalhar online e de forma rentável, não é mais um sonho profissional impossível, como alguns advogados chegaram a defender antes.

Sim, já ouvi muito advogado mais velho debochando de colegas que investiam nesse modelo de advocacia virtual… 🙄

Principalmente após as determinações de isolamento social trazidas pela pandemia de Covid-19, percebo que cada vez mais nossos leitores têm apostado em um modelo de advocacia diferente!

Fico extremamente orgulhosa ao ver advogados empreendendo em escritórios que, se não são exclusivamente virtuais, possuem uma estrutura que permite a prestação dos serviços de forma totalmente online

Desse modo, decidi dedicar o artigo de hoje a ajudar esses colegas e a incentivar outros advogados a também perceberem que ter um escritório de advocacia virtual é sim possível. Vou compartilhar com vocês as ferramentas que julgo essenciais para começar um escritório de advocacia virtual sem precisar de grandes investimentos financeiros! 😎

Já adianto que a minha ideia é abordar as principais ferramentas digitais para advogados em home office, com foco em pequenos escritórios (advogados que trabalham sozinhos ou com equipe bastante reduzida), ok?

Porém, nada impede que futuramente publique um outro artigo focado em ferramentas para escritórios de médio e grande porte. Caso tenham interesse, é só me falar lá nos comentários! 😉

E para facilitar ainda mais o trabalho de nossos leitores, estou indicando um Guia Para Atrair Clientes na Advocacia Online que está sendo gentilmente disponibilizado pelos colegas advogados do Cálculo Jurídico. Caso você tenha interesse em obter o guia gratuitamente, basta clicar no link e informar seu nome e email para recebê-lo agora mesmo. 😄

2) Escritório de advocacia virtual

Em primeiro lugar, acho necessário conversarmos um pouco sobre o conceito por trás de um escritório de advocacia virtual.

Bom, você já sabe que, tradicionalmente, os advogados possuem seus escritórios de advocacia físicos: um local em que “colocam uma placa” com seu nome e montam toda a estrutura de trabalho, equipe e atendimento ao cliente. 🏢

Acontece que, assim como todo o mercado, a advocacia também teve que se adaptar para continuar alcançando cada vez mais clientes. 

Desse modo, esses escritórios criaram sites, redes sociais, canais de comunicação online, entre outros mecanismos, o que permitiu que eles pudessem ser encontrados além daquele endereço físico. 

Com isso, esses advogados começaram a perceber que a internet não possui barreiras geográficas e que poderia ser uma opção rentável de modelo de negócio. Afinal, para que atender só os clientes da minha região se eu posso alcançar pessoas do mundo todo? 🌏

Assim, alguns escritórios começaram a oferecer dois tipos de atendimento: um tradicional, realizado nas dependências do escritório “físico”, e um virtual, destinado a pessoas que, por morar longe ou até mesmo por opção, queriam ser atendidas por aquele profissional, mesmo que de forma remota.  

E foi a partir dessa experiência de atendimento e prestação de serviços de forma online que alguns decidiram então investir em escritórios de advocacia 100% virtuais, com equipes trabalhando exclusivamente de forma remota, muitas vezes sem possuir nem mesmo espaço físico como sede. 📲

Saiba que não existe um modelo ideal de escritório de advocacia virtual, sendo que cada advogado estrutura da forma que melhor se encaixa às suas necessidades e às de seus clientes. Há escritórios que oferecem os dois tipos de serviços (presencial e virtual) e escritórios que oferecem apenas na modalidade virtual

👩‍💻 O que não podemos negar é que o fato de trabalhar online dá mais liberdade ao profissional e à equipe, além de que oferecer a opção de atendimento virtual aumenta e muito as chances de conquistar novos clientes!

3) Top 5 ferramentas online essenciais para a advocacia

Agora que você já sabe o que é um escritório de advocacia virtual, vou falar sobre as 5 ferramentas online que, tendo em vista minha experiência pessoal, julgo essenciais para montar um escritório de advocacia virtual! ⚙️

Esclareço que, neste artigo, não vamos focar em softwares de gerenciamento de escritório, mas sim em uma série de "ferramentas avulsas" muito importantes e que podem ser utilizadas sozinhas ou em combinação com os softwares de gerenciamento.

Também não vamos falar sobre ferramentas de prospecção de clientes ou publicidade jurídica virtual. Mas, saiba que elas são extremamente relevantes para quem deseja ter um escritório de advocacia virtual. 

Caso você tenha interesse, é só ler esses artigos do blog que escrevi sobre o tema (além de outros que também vou linkar ao longo deste texto):

Feitas essas considerações, vamos às ferramentas! 👩‍💻

3.1) Armazenamento de documentos

Com o passar dos anos, os sistemas dos Tribunais de Justiça e demais órgãos públicos foram evoluindo e os processos se tornando majoritariamente digitais. Com isso, os advogados começaram a perceber a necessidade de, além de um arquivo físico, também manter um arquivo digital. 💻

Afinal, se as peças e documentos teriam mesmo que ser digitalizadas e protocoladas no site do Tribunal, nada melhor do que deixar tudo isso organizado, né?

Hoje em dia, não conheço nenhum advogado que mantenha apenas um arquivo físico. A única coisa que muda é a maneira como cada um armazena esses documentos. 

Há aqueles advogados que armazenam no próprio computador, em pen-drive ou HD-externo

Porém, não sou muito fã desses métodos, pois existe um risco muito grande de, por um descuido ou até mesmo problema técnico, você perder os documentos (sejam arquivos, fotos, vídeos e demais formatos). 🤯

Além do inconveniente de não conseguir acessar os documentos caso você não esteja no escritório com seu computador, ou então tenha esquecido o pen-drive ou HD. 

Para evitar esse tipo de situação, eu recomendo que utilize um sistema de armazenamento de arquivos em nuvem, como o Google Drive (do Google), o Dropbox (da empresa Dropbox Inc.), OneDrive (da Microsoft), entre outros.

“Nossa Alê, e o que é esse armazenamento em nuvem?” ☁️

Bom, explicando de uma forma simples, é um serviço que permite que você crie uma conta no site e passe a “guardar” todos os seus arquivos digitais no espaço virtual da empresa fornecedora do serviço. 

🌐 É bem semelhante ao que fazemos em nossos computadores (com a opção de organizar pastas, nomear arquivos etc.), mas com a vantagem de que tudo fica disponível de forma online, para que você possa acessar do seu computador, notebook, celular ou tablet, a qualquer hora ou lugar, desde que esteja conectado à internet

Outra coisa interessante é que esses serviços permitem que você compartilhe os arquivos e pastas com outras pessoas, o que facilita muito o trabalho em equipe. 💃🏻🕺🏾

Ademais, é possível que vários membros editem o arquivo de forma simultânea, ou seja, você pode compartilhar um arquivo com outras pessoas para que todos colaborem na criação. 

Por exemplo, você e um advogado parceiro podem redigir a mesma peça ao mesmo tempo (vendo ao vivo o que o outro está escrevendo) ou até mesmo deixar comentários no texto com dicas, links e sugestões de alteração. Muito legal, né?

Eu particularmente uso somente o Google Drive há muito tempo e amo, com certeza facilita demais o trabalho remoto da nossa equipe! ❤️

Porém, há outras opções no mercado, sendo que todos esses sistemas de nuvem que citei (Google Drive, OneDrive e Dropbox) estão disponíveis na versão gratuita ou paga (há vários planos mensais e anuais, oferecendo diferentes opções de serviços). 

Minha sugestão é que comece pela versão gratuita ou então pelas opções de “teste gratuito” da versão paga, para que você conheça melhor o serviço e entenda quais são as suas necessidades antes de investir em um plano contratado. 

3.2) Reuniões e consultas online

Para realizar reuniões online com sua equipe, profissionais parceiros ou até mesmo clientes, você terá que fazer uso de ferramentas que permitam a realização de chamadas por vídeo ou voz. 📹📞

Estes aplicativos permitem que você se reúna com uma ou mais pessoas, estando disponíveis nas versões gratuitas ou pagas (que possuem uma gama de funcionalidades maior). 

São exemplos de aplicativos: WhatsApp, Skype, Zoom, Google Meet etc. No meu caso, costumo usar o Google Meet, mas sempre disponibilizo mais de uma opção de ferramenta ao cliente, caso dê algum problema na chamada ou então ele não saiba utilizar aquele aplicativo. 

Ah, e já adianto que é muuuuuito comum que na hora da consulta o cliente não consiga acessar a ferramenta! 😖

Então eu sempre tenho o WhatsApp preparado, já com o celular do cliente registrado pois, se não der certo no Google Meet, faço chamada de vídeo no WhatsApp mesmo (que é a ferramenta que as pessoas têm maior intimidade).

Recomendo que você dê preferência à reuniões por chamada de vídeo, e não apenas por áudio. Assim, a interação com o cliente será bem próxima à de uma reunião presencial, permitindo que você veja as reações e realmente perceba suas emoções, o que é essencial em nossa profissão.

Caso você trabalhe home office, também sugiro que procure fazer a chamada de vídeo em um local adequado, cujo plano de fundo do seu vídeo será no mínimo organizado. Sua casa e seu escritório não precisam estar organizados, mas o local em que atende seu cliente, seja presencialmente ou online, com certeza deve estar!

📱 Dica bônus: tenha um bom suporte de celular para usar o aparelho em chamadas de vídeo. Eu uso um pequeno tripé flexível chamado GorillaPod, mas existem várias opções no mercado!

[Obs.: E por falar em WhatsApp, tem um artigo muito legal que escrevi sobre como utilizar essa ferramenta para fazer consultas online e desenvolver publicidade jurídica (tudo de acordo com a OAB). Vale a pena a leitura: Advogado pode fazer publicidade por WhatsApp?]

3.3) Pagamento digital

Hoje em dia, não tem muito segredo quanto ao pagamento digital, né? 🤓

Você pode disponibilizar os dados da sua conta bancária para o cliente e ele pode fazer o pagamento de forma online (pelo site ou aplicativo do banco), através de transferência bancária, depósito ou até mesmo pix (sim, não deixe de disponibilizar essa nova forma de pagamento também).

💸 Minha única recomendação é que você tenha uma conta bancária apenas para a movimentação financeira do escritório, para você ter controle das despesas e lucros da sua atividade profissional (não cometa o erro de misturar finanças pessoais com as finanças da advocacia).

Saiba que há vários bancos digitais (como o Nubank, Banco Inter, C6 Bank etc.) que não cobram taxas ou anuidades, além da opção de criar uma conta gratuita em qualquer banco com pacotes padronizados de serviços (o que é chamado de Pacote Essencial do Banco Central). 

Mas se quiser elevar seu nível de advocacia digital, você pode utilizar ferramentas que oferecem determinados serviços de pagamento, como: gerar boletos de forma online, enviar lembretes de cobrança aos clientes e até mesmo automatizar a emissão e envio de Notas Fiscais.

Existem várias opções no mercado (cada uma com propostas e serviços diferentes), algumas delas disponíveis em versões e planos gratuitos ou pagos. Vou listar apenas algumas delas para vocês:  Asaas, Paypal, PagSeguro, PicPay, entre outras.

Confesso que usei o Asaas por um tempo e gostei muito! 😁

Ele tem a opção de lembrar o seu cliente automaticamente que o boleto está para vencer ou venceu sem pagamento!

Mas minha recomendação é que você veja quais são suas necessidades e pesquise quais dessas opções se encaixam melhor no que você precisa. E preste muita atenção na hora de criar sua conta ou contratar os serviços, ok? Muitas vezes são cobradas taxas e você deve ficar de olho nisso! 🤔

3.4) Ferramentas de organização

Ferramentas digitais de organização e gerenciamento de tarefas (como o Trello e o Monday, por exemplo) são essenciais na vida de qualquer advogado, independente se o trabalho é realizado em escritórios físicos ou digitais. 

Porém, quando se trabalha na modalidade virtual, essas ferramentas se tornam ainda mais necessárias, principalmente quando há toda uma equipe trabalhando de forma remota

Particularmente, o que mais gosto de usar aqui no Desmistificando é o Trello, uma ferramenta de gerenciamento de projetos gratuita e online, que está disponível nas versões desktop (para computadores, notebooks etc.) e para celulares.

Com uma plataforma extremamente intuitiva e versátil, ele permite adicionar todos os membros da sua equipe e lhe ajuda a organizar melhor sua rotina, definir metas, elencar prazos e salvar informações importantes em um único local. 

Assim, todos têm uma visão global das tarefas e dos projetos, mesmo estando cada membro trabalhando de forma remota em um local diferente. 

Se você nunca usou uma dessas ferramentas, recomendo que comece a usar. Vai ajudar e muito na produtividade do seu escritório! 📊📈

Ademais, para agendar eventos, compromissos, reuniões com parceiros, consultas de clientes etc., o Google Agenda é uma boa pedida. Ele é gratuito e permite que você compartilhe a agenda do escritório com quem você quiser (seja da sua equipe ou terceiros).

📆 Além disso, na hora que você vai agendar o compromisso (por exemplo, uma consulta com o cliente), o aplicativo permite que você envie um convite no email da pessoa para que ela confirme a presença, compartilhe o link da reunião no Google Meet, adicione um lembrete para que que o Google Agenda te avise minutos antes da reunião, entre várias outras funcionalidades.

Nem preciso dizer como isso ajuda na rotina de um escritório de advocacia virtual, né? 🙏🏻

3.5) Assinatura digital / eletrônica de contratos

Por fim, se o intuito do advogado é fechar novos contratos com clientes, nada mais justo do que também conseguir fazer isso de forma online!

🔏 Para isso, existem ferramentas (como o DocuSign e o Adobe Sign)  que permitem que você e seu cliente assinem tudo de forma digital. Ambos estão disponíveis apenas na versão paga, porém oferecem um período de “teste grátis”. 

“Mas Alê, já tenho um token para assinar meus processos. Não posso usar ele para assinar os contratos?”

A resposta é não, porque o token é diferente de assinatura digital. 

✒️ Uma assinatura eletrônica é uma modalidade de assinatura utilizada para acessar, compartilhar e aprovar informações em meio digital. Dentro da modalidade de assinatura eletrônica, há várias espécies, como: senha, biometria, token, assinatura escaneada etc. 

🔐 Já a assinatura digital é uma das espécies de assinatura eletrônica, sendo que a principal característica é que ela utiliza criptografia e se vincula ao documento eletrônico, de modo que, se ele for alterado, a assinatura fica inválida. 

Então para você assinar um contrato de honorários advocatícios de forma online, segura e válida, recomendo que utilize uma ferramenta de assinatura digital (já que o token que nós advogados possuímos não possui essa funcionalidade). 

⚠ ️ Atenção: Jamais preste seus serviços sem antes o cliente ter assinado o contrato de honorários advocatícios (sei que vários colegas têm o péssimo hábito de fazer isso e acabam sofrendo prejuízos depois).

Redija um contrato bem elaborado e que lhe assegure em caso de inadimplemento ou até mesmo revogação de mandato, pois isso evita muitas dores de cabeça futuras.

Se precisar de um modelo de contrato de honorários advocatícios genérico (não específico para nenhuma área), eu disponibilizei um gratuitamente lá no blog: Contrato de Honorários Advocatícios [Modelo Gratuito

4) Conclusão

No artigo de hoje, busquei trazer as ferramentas online que julgo essenciais para quem deseja iniciar seu escritório de advocacia virtual. 👨🏾‍💻👩‍💻

Ressalto que citei apenas alguns programas que uso de cada gênero, baseado exclusivamente na minha experiência pessoal e também nos relatos de alguns colegas advogados. 

Porém, caso você tenha outras sugestões de ferramentas nesse sentido, peço para que compartilhe comigo nos comentários. Assim, podemos ajudar cada vez mais advogados a crescerem profissionalmente e expandir cada vez mais seus escritórios! 👏🏻👏🏻

Lembrando que você pode baixar o Guia Para Atrair Clientes na Advocacia Online que está sendo gentilmente disponibilizado pelos colegas advogados do Cálculo Jurídico. Caso você tenha interesse em obter o guia gratuitamente, basta clicar no link e informar seu nome e email para recebê-lo agora mesmo. 😄

5) Fontes

Advogado pode fazer publicidade por WhatsApp?

Advocacia em home office: como começar?

Advogado pode anunciar na OLX? O que diz a OAB

Advogado pode enviar email como forma de publicidade ética?

Advogado pode fazer propaganda no Facebook ou Instagram?

Branding Jurídico: Guia Completo (Respeitando a OAB)

Cartão de visita digital para advogado é permitido pela OAB?

Confira quais são os tipos de pagamento online e as melhores ferramentas disponíveis

Como conseguir clientes na advocacia pela internet sem ofender a OAB

Publicidade na advocacia: por que a OAB é tão rigorosa?

Marketing de conteúdo para advogados é permitido pela OAB?

Site de Advogado: o que fazer e o que NÃO fazer

Seu site jurídico precisa de mais visitantes? Aprenda a aumentar o seu tráfego sem desrespeitar as normas da OAB.
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DocuSign

Adobe Sign

Google Drive 

Dropbox 

OneDrive

WhatsApp

Skype

Zoom

Google Meet 

Nubank

Banco Inter

C6 Bank 

Pacote Essencial do Banco Central

Asaas

Paypal

PagSeguro

PicPay

Trello 

Monday

Google Agenda

DocuSign

Adobe Sign
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Por Alessandra Strazzi
Fonte: www.desmistificando.com.br

3/Comentários

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