Advogados pedem afastamento do presidente da OAB: “Conduta incompatível com a advocacia”

advogados afastamento presidente oab conduta incompativel
Via @metropoles | Um grupo de advogados de Brasília protocolou pedido de afastamento do presidente Felipe Santa Cruz, nesta quinta-feira (7/10), no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No documento, os 10 advogados alegam que o presidente da OAB mantém “reiterada e publicamente, conduta incompatível com a advocacia”. Sob essa argumentação, eles pedem o afastamento preventivo e a instauração de processo disciplinar até o julgamento final de extinção do mandato de Felipe Santa Cruz.

Os advogados disseram que o presidente da entidade fez “manifestações anti-éticas sobre as eleições da OAB”. “É de conhecimento público e notório desde, ao menos 28/04/2021, que a ‘cúpula da OAB Nacional racha e lança manifesto contra partidarização na entidade’, e isso por que a própria diretoria do Conselho Federal reconheceu que ‘começa a expor divisões em funções das atitudes consideradas de viés político do presidente da entidade.'”

Advogados pedem afastamento de presidente da OAB, Felipe Santa Cruz

Grupo de 10 advogados protocolou o pedido contra Felipe Santa Cruz no dia 7 de outubro de 2021

No documento, o grupo assinalou que “são inúmeras as publicações nas redes sociais do presidente de viés político-partidário e afastadas dos objetivos da Ordem”. Para reforçar essa tese, citaram publicações de Felipe Santa Cruz com informações contrárias ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Em setembro, conselheiros da Seccional do Distrito Federal enviaram ao presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, uma representação contra o presidente nacional da Ordem. No documento, os advogados Juliana Zappalá Porcaro e Geraldino Santos Nunes Júnior pedem o imediato afastamento do presidente nacional da OAB com os mesmos argumentos. O processo ainda não teve andamento em nível local, por isso, os conselheiros foram ao Conselho Federal.

Em nota, a assessoria de comunicação do Conselho Federal da OAB informou que o documento foi recebido na tarde desta quinta-feira e seguirá os trâmites legais no CFOAB.

Isadora Teixeira
Fonte: www.metropoles.com

3/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Concordo com o pedido de afastamento do presidente Felipe Santa Cruz. Nem deveria ter sido eleito. Representa partidarização da OAB, divide a Ordem e nao agrega. Infringe nosso Estatuto e ofende os profissionais. Se soubesse antes, teria assinado essa petição.

    ResponderExcluir
  2. Já passou da hora dos advogados se unirem contra Felipe Santa Cruz, o pior presidente na história da OAB Nacional. Fez da instituição um puxadinho para seus interesses políticos e ideológicos. Eu apoio a iniciativa pelo afastamento. Aliás, a OAB enquanto instituição defensora da democracia e da Constituição precisa adotar eleições diretas imediatamente!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível meu quinto saque. Estou aqui para compartilhar com você uma oportunidade incrível de mudança de vida. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar em bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, avise o Sr. Anderson agora Whatsapp: (+447883246472)
    Email: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima