Homem que matou jovem atropelada após assediá-la em Itajaí tem prisão preventiva decretada

homem matou jovem atropelada assedia prisao
Via @portalg1 | A Justiça decretou a prisão preventiva do homem que matou Vanessa Machowski, 18 anos, em Itajaí, no Litoral Norte catarinense, na tarde de segunda-feira (11).

A vítima foi atropelada na noite de domingo (10), minutos depois de sofrer assédio verbal do motorista, segundo a Polícia Militar. O suspeito, de 35 anos, foi preso em flagrante por homicídio qualificado e embriaguez ao volante.

O sepultamento da vítima ocorre na manhã desta terça-feira (12), no Cemitério da Fazenda, em Itajaí, segundo o namorado da vítima, Thiago Linhares da Veiga. Ele, porém, não quis se manifestar publicamente sobre a morte da companheira.

A jovem morreu atropelada por um homem que havia a assediado verbalmente minutos antes. O suspeito, segundo a Polícia Militar, jogou o carro contra a jovem em alta velocidade. O crime aconteceu na noite de domingo (10) e na tarde desta segunda-feira (11), o homem já estava no presídio.

Decisão

Segundo a decisão da juíza Anuska Felski da Silva, da 1ª Vara Criminal de Itajaí, há indícios suficientes de autoria e prova de materialidade nos autos para a conversão da pena preventiva.

"Considerando o contexto social de violência em relação às mulheres, demonstra que medidas cautelares alternativas são insuficientes para evitar que o réu venha novamente dirigir embriagado, insultar mulheres supostamente desconhecidas na rua e agir de modo a ceifar-lhes a vida, o que, sem dúvida, gera intranquilidade no seio social, e reclama a medida extrema", escreveu a juíza.

Vanessa Machowski — Foto: Reprodução/Redes sociais

O crime de homicídio qualificado é previsto no artigo 121 , parágrafo 2° do Código Penal e prevê pena de 12 a 30 anos de prisão. Já a embriaguez ao volante, prevista no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, tem pena de 6 meses a 3 anos de prisão e suspensão da CNH.

'Tinha o sonho de abrir o próprio salão'

Segundo a tia da jovem Léia Oliveira, a garota tinha o sonho de abrir o próprio salão na área de estética. Sobre Vanessa, a familiar só tem elogios.

Vanessa Machowski — Foto: Reprodução/Redes sociais

"Sempre muito querida com todos, carinhosa. Ela era extrovertida, sempre fazendo brincadeiras", relatou.

"Ela era uma menina que não via maldade nas pessoas. Tanto que ela viu o homicida vindo em direção do caminhão que eles [a jovem e o namorado] estavam, mas nunca imaginou que seria ela própria a vítima", disse a tia.

A jovem tinha tinha terminado o ensino médio no fim do ano passado. "Pretendia fazer faculdade de estética, gostava muito da área da beleza", declarou a tia.

No momento, estava trabalhando como babá de duas crianças. Vanessa nasceu em Rio Azul, no Paraná, morava em Itajaí há 11 anos e namorava há cerca de três, conforme a tia. O corpo dela será sepultado em Itajaí na manhã de terça (12).

Vanessa Machowski — Foto: Reprodução/Redes sociais

O crime

Vanessa estava com o namorado, de 21 anos, no bairro Cordeiros por volta das 21h20. Ele disse à Polícia Militar que ambos conversavam, ele dentro da cabine de um caminhão estacionado e ela do lado de fora, quando uma caminhonete Tucson parou ao lado da jovem. O motorista de 35 anos a assediou verbalmente.

O namorado, então, desceu do caminhão para ver o que estava ocorrendo. O motorista da Tucson também saiu do carro. Segundo o namorado da vítima, ele estava com fortes sinais de embriaguez.

Carro Tucson, usada por homem que foi preso em flagrante em Itajaí — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Houve uma discussão e o motorista da Tucson voltou para o veículo e saiu do local. Depois de cerca de 5 minutos, porém, ele voltou e jogou o carro em cima da jovem. Ela foi esmagada contra o caminhão e o autor do atropelamento fugiu em alta velocidade.

A jovem recebeu os primeiros socorros no local e depois foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cordeiros pelo Corpo de Bombeiros Militar, mas não resistiu.

Os socorristas encontraram a vítima inconsciente. Conforme os bombeiros, ela teve politraumatismo e suspeita de hemorragia interna.

Buscas por motorista

A Polícia Militar foi chamada e fez buscas. Os agentes encontraram o motorista da Tucson deitado na rua com alguns cortes no rosto. O carro foi encontrado em uma via em frente à casa dele.

O veículo estava amassado, indicando que houve a batida. Segundo a PM, o motorista confirmou que jogou o carro na direção da jovem. Como ele estava ferido, ele foi levado para a UPA do bairro Cordeiros. O carro Tucson foi guinchado.

Por Clarissa Battistella e Patrícia Silveira, g1 SC e NSC TV
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima