Vídeo: policiais dos EUA retiram homem negro paraplégico de carro pelos cabelos

policiais retiram homem negro paraplegico cabelos
Via @metropoles | Vídeos que circulam pelas internet mostram um homem negro de 36 anos sendo humilhado durante uma abordagem policial no estado de Ohio, no centro-oeste dos Estados Unidos. Os oficiais da polícia de Dayton queriam que Clifford Owensby saísse do carro. Mesmo o homem afirmando diversas vezes que era paraplégico, os agentes o arrastaram pelos cabelos para fora do automóvel.

Em determinado momento, a gravação mostra Clifford ligando para que um amigo fosse ajudá-lo. “Ei, irmão, você pode vir até a rua [fala o nome da rua]. A polícia quer eu saia do carro, mesmo eu dizendo que sou paraplégico. Eu não posso sair do carro”, diz o homem ao telefone, na frente dos policiais. Clifford ainda pede que o amigo leve câmeras para registrar a ação.

O policial continua pedindo para que Owensby saia do carro, porque se ele não cooperasse, o próprio agente o removeria do carro. O rapaz segue repetindo que não poderia sair do carro por conta de sua condição.

A câmera do uniforme de um dos policiais registrou a abordagem, que aconteceu no dia 30 de setembro. Veja o vídeo:


Os agentes o agarram pelo braço e pelos cabelos e o puxam para fora do automóvel. O homem grita por ajuda: “Alguém, por favor, me ajude, sou paraplégico”, enquanto os oficias repreendem: “Pare, pare!”. Por fim, eles imobilizam, algemam e prendem o homem.

Os oficiais desconfiavam que Owensby estaria traficando drogas porque seu carro teria saído de uma casa onde haviam pessoas suspeitas.

Os agentes encontraram uma sacola com US$ 22.450 em dinheiro no assoalho da frente do carro. O cachorro teria sentido o cheiro da sacola. A polícia afirma que isso indica que “o dinheiro esteve perto de drogas ilegais”.

O departamento de polícia de Dayton emitiu um comunicado. Segundo o órgão, os oficias agiram de acordo com o treinamento que receberam. “Os policiais seguiram a lei, seu treinamento e as políticas e procedimentos departamentais. Às vezes, a prisão de indivíduos inconformados não é bonita, mas é parte necessária da aplicação da lei para manter a segurança pública, que é uma das ideologias fundamentais de nossa sociedade”, afirmou Jerome Dix, chefe de polícia do estado.

“Puxar este homem para fora do carro, pelos cabelos — um paraplégico — é totalmente inaceitável, desumano e coloca uma luz negativa em nossa grande cidade de Dayton, Ohio”, disse Derrick Foward, da Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor, ao jornal The Washington Post. Já a prefeita de Dayton, Nan Whaley, descreveu a filmagem como “muito preocupante”.

“Não importa onde você mora ou sua aparência, todos merecem ser tratados com dignidade e respeito ao lidar com a Polícia de Dayton”, disse ela. “Dayton continua comprometido com nosso processo de reforma policial liderado pela comunidade e com o fornecimento de transparência em situações como essa”.

“Eles me arrastaram do carro como um cachorro, um lixo. Foi humilhação total”, disse Clifford Owensby em entrevista à imprensa. Clifford foi acusado de contravenção por não acatar as ordem dos policiais, mas não foi alvo de nenhuma acusação sobre drogas. A abordagem dos dois agentes está sendo investigada pela polícia.

Mariana Costa
Fonte: www.metropoles.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima