No tribunal da aparência você é juiz e réu: como a imagem pode te ajudar a ter mais sucesso

tribunal aparencia juiz reu imagem sucesso
Via @crissoffiatti | Demora poucos segundos para se formar a primeira impressão sobre alguém. Para ser mais exato, Bert Decker, um expert em comunicações, realizou um estudo que confirma que nosso cérebro leva apenas 2 segundos para formar uma primeira impressão sobre alguém, e nos 4 minutos seguintes ele completará o resto da ideia. 

Além disso, pesquisas apresentadas em 2014 no Congresso Anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos, indicaram algo ainda maior! O poder das ideias que o cérebro molda nesses segundos, é tão forte que mesmo com os fatos sendo apresentados posteriormente, o pré-conceito não se desfaz tão facilmente.

Fonte: Neo Mondo

Sabendo disso, você acredita que a sua imagem pode afetar no seu sucesso profissional? A roupa não diz ou determina quem você é, mas te leva mais facilmente ao caminho desejado. Afinal, não basta ser um bom profissional é preciso parecer um bom profissional

A imagem pessoal tem relação com a forma como nos vemos e com a forma como os outros nos veem. Está relacionado com nossas vestimentas, com o gestual, com a linguagem, postura e a forma como nos comunicamos.

Fonte: Diário do Aço

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Journal of Consulting Psychology os fatores principais de influência são:

  • 55% de imagem externa, que seria os acessórios a vestimenta e a higiene como cabelo e unha;
  • 38% é a postura corporal;
  • 7% é a comunicação verbal.

Ao escolher o que vestir nós automaticamente decidimos o que vamos transmitir, seja de forma consciente ou não. Podemos concluir que a linguagem não verbal e a aparência são pesos importantes na imagem que as pessoas terão de nós, e tem o poder de afetar nossa vida positivamente ou não.

Fonte: 3Mind

Mas porque a imagem pessoal é importante para meu trabalho?

Nosso cérebro age de forma inconsciente, a imagem mental que formamos condicionará nossas interações com a pessoa. O cérebro conta com mecanismos de defesa criados para nos proteger, tanto que o julgamento não é um preconceito, é uma questão neurofisiológica. É o instinto de sobrevivência, então querendo ou não você vai julgar e também sempre será julgado

Fonte: UOL

A imagem pessoal é importante para a percepção que você quer passar

Se você sabe e acredita que é um(a) grande profissional, totalmente capaz de atender as necessidades do seu cliente, você não precisa falar, basta demonstrar, através da sua imagem e posicionamento, para que o cliente sinta confiança em você.

Por isso, se você ainda acha que sua imagem não afeta nos seus ganhos e objetivos, saiba que o poder da imagem nunca foi tão importante como hoje, principalmente por conta das redes sociais! 

Fonte: Cloud Coaching

Um exercício simples: Você entregaria uma parte importante do seu negócio para qual profissional abaixo? Baseado na primeira impressão.

Fonte: Steal The look

Fonte: Pinterest

Tenho certeza que você escolheu a número 2, e sabe porquê? Estamos condicionados a julgar a todo momento. Esse é o mesmo processo que acontece com seu cliente. 

Perceba que a imagem é uma forte ferramenta de persuasão. A roupa é comunicação e deve estar alinhado ao contexto adequado. Uma imagem persuasiva vai além de combinar cores, tornar sua vida mais prática! Imagem é sobre comunicar a sua identidade, se conectar e facilitar seu caminho até o sucesso.

Tudo que você escolhe vestir terá impacto direto na forma como você se sente e se comporta (ANJOS, 2020). Não se esqueça a forma como você se apresenta, pode ter muito mais influência do que se imagina em nós e no meio em que você está inserido. A roupa não diz quem você é, mas te leva ao caminho desejado.

. . .

Se você deseja transmitir mais credibilidade para conquistar a confiança do seu cliente, conheça o perfil da @crissoffiatti e acompanhe as dicas que ela compartilha por lá.

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima