Lula nomeia advogada Carol Proner, mulher de Chico Buarque, para Comissão de Ética Pública

lula nomeia advogada carol proner mulher chico buarque para comissao etica publica
Via @jornaloglobo | Em ato publicado em edição extra do Diário Oficial da União, neste sábado (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a jurista Caroline Proner, de 49 anos, mulher do cantor e compositor Chico Buarque, para ocupar uma cadeira na Comissão de Ética Pública no próximo triênio.

A comissão, diretamente ligada à presidência, é responsável por investigar denúncias que envolvam membros do governo e pode aplicar penas que vão desde advertência e censura à indicação de exoneração ou de investigação de transgressão disciplinar pela Controladoria-Geral da União (CGU). É composta sempre por sete pessoas que "preenchem os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública" designados pelo presidente da República.

"Recebi, com muita alegria e honra, o convite do presidente Lula para integrar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República⁩", reagiu Proner em sua página no Instagram, em publicação acompanhada de uma foto do momento em que Lula assinou a nomeação.

A atuação na Comissão não prevê remuneração para seus membros e o trabalho desenvolvido é considerado de "prestação de relevante serviço público".

Casada com Chico Buarque desde 2021, a advogada Carol Proner é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e integra o Grupo Prerrogativas. Muito prestigiada por Lula e pela primeira-dama Janja, ela chegou inclusive a ser um dos nomes femininos que o presidente cogitou indicar ao Supremo Tribunal Federal após aposentadoria da ministra Rosa Weber. Ela vinha trabalhando como assessora internacional do presidente do BNDES Aloizio Mercadante.

Por Arthur Leal
Fonte: @jornaloglobo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima