Elevando sua Marca Jurídica: Cartão de Visita Digital e as Regras Éticas da OAB

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Por @desmistificando | Revelamos como usar o cartão de visita digital de advogado nas estratégias de marketing jurídico respeitando as regras da OAB.

Introdução

📝 Entre as tantas possibilidades da publicidade na advocacia, o cartão de visita digital de advogado é uma que me chama bastante a atenção, por uma série de motivos. 

Muitos já conhecem e usam a versão física, os famosos “cartõezinhos” que são distribuídos em eventos ou atendimentos. Só que o cartão digital ainda não é tão explorado, seja por ser visto como uma novidade ou até por medo de ser penalizado pela OAB.

Para te ajudar a se sentir mais seguro e usar os cartões virtuais de forma estratégica, decidi escrever sobre o assunto no artigo de hoje! 🤓

Primeiro, quero mostrar as regras gerais que estão nas normas éticas, para já deixar claro o que pode ser colocado nos cartões físicos ou digitais sem cometer uma infração ética.

Depois, vou explicar para você qual é o conceito de cartão de visita digital e se ele é permitido pela Ordem. 

🧐 Também quero analisar os motivos para um advogado ter os cartões de visitas digitais e se é possível enviar eles por WhatsApp ou postar nas redes sociais. Afinal a ideia é sempre aumentar o alcance, né?

Ainda, vou mostrar se o uso do QR code no cartão de visita é permitido ou se isso pode dar dores de cabeça com os TEDs. 

Para encerrar, vou contar qual a melhor maneira de produzir os cartões e como colocar o QR code do Instagram e do WhatsApp. Também quero aproveitar para compartilhar dicas de como enviar os cartões de visita para os clientes!

Assim, espero trazer informações relevantes sobre o assunto e auxiliar você a entender melhor mais essa possibilidade de marketing jurídico. Tudo dentro das normas da OAB, para não ter dores de cabeça depois! 🤗

Cartão de Visita de Advogado: Regras Gerais

Antes de mais nada, vale a pena entender como o cartão de visita de advogado está nas regras da OAB.

Assim que os advogados passam pela graduação e pelo exame de Ordem, é extremamente comum já mandar fazer cartões de visitas físicos para entregar nos mais diversos contatos ou eventos. 

Essa é uma boa forma de construir o networking, divulgar os serviços e facilitar a comunicação com colegas, clientes ou outras pessoas de interesse. Além, é claro, de buscar mais clientela já no início da atuação.

Mas, de nada adianta ter boas intenções e fazer um cartão de visita de advogado fora das regras da OAB. Nesse cenário, ao invés de crescer na advocacia, o que aparecem são problemas com os Tribunais de Ética e Disciplina e muitas dores de cabeça.

Então, o primeiro passo é conferir se a Ordem permite esse tipo de publicidade nas suas normas!

📜 O Anexo Único do Provimento n. 205/2021 traz a disposição mais direta e expressa sobre o assunto. E ela permite o uso de cartão de visitas pelos advogados, o que é uma ótima notícia.

Acontece que essa mesma norma proíbe a distribuição de cartões de visitas físicos ou digitais de maneira indiscriminada e em locais públicos. A exceção são os eventos de interesse jurídico.

Além disso, existem ainda outras regras da OAB sobre o tema que precisam de atenção, porque trazem mais detalhes e limites.

⚖️ No Código de Ética e Disciplina (Resolução n. 02/2015), há determinações que permitem concluir que há a autorização para o uso de cartões de visita de advogado dentro dos limites éticos aplicáveis a qualquer outra forma de publicidade profissional.

Não custa nada lembrar que o art. 39 dessa mesma norma prevê que:

“Art. 39, A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.” (g.n.)

Isso se aplica tanto aos cartões de visita físicos, como aos digitais, que devem ser sóbrios, discretos e trazer apenas informações permitidas. Respeitados esses limites, é perfeitamente permitido o uso deles como publicidade na advocacia.

O que é e não é permitido em um cartão de visita para advogado

“Alê, mas o que eu posso colocar no meu cartão de visita de advogado?” 🤔

Para conferir o que você pode ou não inserir nos cartões de visita, é necessário dar uma olhada no conteúdo das normas da OAB sobre o assunto:

  • Estatuto da Advocacia e OAB (Lei n. 8.906/1994);
  • Código de Ética e Disciplina (Resolução n. 02/2015);
  • Provimento n. 205/2021.

📜 Entre elas, dois pontos se destacam: o Anexo Único do Provimento n. 205/2021 e o art. 44 do Código de Ética e Disciplina da OAB.  

Confira o que dizem ambos na sequência, para ficar mais fácil de entender o que é permitido e o que é vedado no cartão de visita de advogado:

Provimento

 

Código de Ética e Disciplina

“Art. 44. Na publicidade profissional que promover ou nos cartões e material de escritório de que se utilizar, o advogado fará constar seu nome ou o da sociedade de advogados, o número ou os números de inscrição na OAB.

§ 1º Poderão ser referidos apenas os títulos acadêmicos do advogado e as distinções honoríficas relacionadas à vida profissional, bem como as instituições jurídicas de que faça parte, e as especialidades a que se dedicar, o endereço, e-mail, site, página eletrônica, QR code, logotipo e a fotografia do escritório, o horário de atendimento e os idiomas em que o  cliente poderá ser atendido.

§ 2º É vedada a inclusão de fotografias pessoais ou de terceiros nos cartões de visitas do advogado, bem como menção a qualquer emprego, cargo ou função ocupado, atual ou pretérito, em qualquer órgão ou instituição, salvo o de professor universitário.” (g.n.)

Como são muitas regras e possibilidades, vou facilitar separando elas em uma tabela do que pode ou não pode colocar no cartão de visitas de advogado com base nessas normas:

Ah! Sempre é bom lembrar que no caso de dúvidas sobre o que você pode ou não inserir no seu cartão de visitas, vale a pena consultar o Tribunal de Ética da sua seccional da OAB.👩🏻‍⚖️👨🏻‍⚖️ 

Conferir o que o TED do seu estado tem decidido é uma ótima forma de seguir as regras da Ordem sem arriscar ter dores de cabeça com a publicidade. 

Outro ponto que não pode passar batido: o cartão de visitas (físico ou digital) é uma forma de comunicação de marketing jurídico. Isso significa que você precisa tomar cuidado com a forma de entrega e para quem você vai entregar.

Para não ter erro, entregue ou envie cartões dentro dos limites e só para quem já é seu cliente, para colegas advogados ou para quem manifestou interesse em receber eles, ok?😉

Cartão de Visitas Digital: Conceito

Agora que já deu para dar uma boa olhada nas normas da OAB, o próximo passo é conferir qual é o conceito do cartão de visitas digital.

🤓 A versão física é bem conhecida de quase todo mundo na advocacia, é bem comum pegar cartões desses em eventos, encontros, palestras e outras ocasiões.

Mas, com o avanço da internet e das mídias sociais, surgiu uma novidade…

O cartão de visitas digital é um arquivo disponibilizado em PDF, inserido em alguma página da internet, nas redes sociais ou incluído em aplicativos, com as informações relevantes do advogado. 📝

A grande vantagem dessa forma de publicidade na advocacia é que ele pode ser acessado de qualquer lugar, por qualquer dispositivo eletrônico (celular, computador, notebook, tablet etc.).

Os links clicáveis que podem ser colocados nos cartões de visita digitais direcionam os clientes para contatos do advogado no WhatsApp, telefone, e-mail, site, redes sociais ou outras informações de comunicação. 

O que facilita demais na divulgação dos serviços, já que todos os dados ficam concentrados em um só lugar.

Além disso, a forma digital do cartão tem como grande diferencial a personalização e o caráter interativo. 😍

Ao invés de ter que procurar manualmente os dados de contato como na versão física, todas as informações ficam muito mais acessíveis nas versões digitais. Basta um clique ou toque na tela para ir até o lugar certo de contato ou acesso.

Só não dá para extrapolar os limites éticos previstos nas normas da OAB, como você já conferiu no tópico anterior!

Cartão de Visita Digital para Advogado é Permitido pela OAB?

⚖️ O Anexo Único do Provimento n. 205/2021 determina que é possível o uso de cartão de visita digital pelo advogado. Desde que observe as demais regras de marketing jurídico (como as inclusas no Código de Ética e Disciplina), isso é permitido.

Então, são muitas as possibilidades práticas de informações permitidas para incluir nesses cartões, que podem ajudar bastante na publicidade e nos contatos. Dá só uma olhada!

Você pode inserir o número de telefone fixo ou celular no cartão de visita digital, porque o cliente, ao clicar nele, já é direcionado direto para a discagem, facilitando a ligação.

Ao invés dele ter que digitar manualmente o número ou procurar na lista da agenda, a ligação é muito mais prática e rápida dessa forma.

Outro recurso interessante é incluir o WhatsApp no cartão de visita digital, que abre direto a tela do aplicativo para conversas entre o advogado e quem deseja entrar em contato. Da mesma forma, tanto a pessoa como o escritório ganham tempo e agilizam os atendimentos.

O mesmo vale para o e-mail (abre direto a aba para escrever e enviar) e para as redes sociais (direcionado direto para o Instagram ou Facebook), além dos sites ou blogs. 😉

Para quem tem escritório físico, dá até para incluir a localização por GPS, que permite, ao clicar no cartão de visitas digital, já ser direcionado para aplicativos de rotas, como o Google Maps ou o Waze.

Por que um advogado teria um cartão de visita digital?

🧐 Existem diversos motivos para um advogado ter um cartão de visita digital. Além dos já conhecidos, como networking e da prospecção de clientes, há diversas outras vantagens:

  • Publicidade grátis: os cartões de visitas digitais podem ser produzidos e distribuídos sem qualquer custo, o que torna sua utilização bem democrática. É claro que é possível contratar alguém para fazer um cartão mais profissional, mas existem ferramentas onlines bem interessantes e gratuitas, para quem não desejar/puder investir de início.

  • Sustentabilidade: a versão digital do cartão de visitas permite que os serviços sejam divulgados sem usar papéis ou outros materiais que prejudiquem o meio ambiente. Especialmente nos dias de hoje, a questão ecológica não pode ser ignorada e quem respeita isso é valorizado pelos consumidores.

  • Flexibilidade: para entregar ou divulgar o cartão de visitas digital, você não precisa encontrar outras pessoas fisicamente. Esse fato permite o compartilhamento com colegas, clientes atuais ou em potencial online, a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso facilita demais a divulgação de seus serviços e aumenta a chances de fechar novos contratos.

  • Compartilhamento: no dia a dia, é muito mais prático compartilhar um cartão em formato virtual do que o físico. Sem contar que é muito mais fácil o cliente perder o cartão em papel do que o digital, já que o arquivo ou o link fica salvo no dispositivo sem ocupar espaço na carteira.

  • Praticidade: seja em alterações de dados, correções de informações, modificações de designs ou cores, adição de funcionalidades etc. Tudo pode ser feito na hora aproveitando o cartão digital já disponível. Inutilizar cartões físicos só porque mudou de telefone ou de endereço era um grande problema, mas nos digitais isso não é mais motivo para dor de cabeça.

Dá para notar que são muitas vantagens no uso do cartão de visitas digital, né?

Inclusive, na época da pandemia de COVID-19, os advogados começaram a explorar ainda mais essa possibilidade. Até mesmo no caso de clientes com mais idade, o isolamento social “forçou” uma maior integração com a internet.

Isso continuou até os dias de hoje, o que aumenta ainda mais a lista de motivos para o advogado ter um cartão de visitas digital. 🤗

Claro que a versão física ainda é importante, mas a simples possibilidade de contar com cartões digitais mais práticos, baratos e com alcance maior já é o suficiente para analisar o seu uso, né?

Advogado pode enviar cartão de visita digital por WhatsApp?

✅ Sim! O envio de cartão de visita digital por meio do WhatsApp (via link, versão em PDF ou .png) é possível e até bem comum atualmente, por conta da facilidade de acesso ao aplicativo, além do grande número de usuários.

Acontece que não dá para sair enviando os cartões sem qualquer critério, por meio de listas de transmissão ou disparos de massa.

Como já falei nos tópicos anteriores, os destinatários de qualquer comunicação por parte dos advogados devem ser clientes, pessoas que solicitaram/autorizaram ou colegas. Qualquer outro é considerado infração ética, com captação de clientela.

Essa restrição se aplica também aos cartões de visita digitais!

🧐 Eles devem ser entregues só para destinatários certos no WhatsApp, sejam contatos individuais ou grupos dentro das hipóteses permitidas. 

Então, nada de enviar seu cartão de visitas digital para pessoas desconhecidas, em grupos aleatórios ou que não estejam ligados à advocacia, porque isso pode dar muito problema.

Inclusive, por falar no assunto, acabei de publicar um artigo completo analisando se o advogado pode oferecer serviços por WhatsApp

Como a questão é polêmica e as regras da OAB são bem rígidas em relação aos contatos ativos na busca de novos clientes, tomei um grande cuidado em trazer as principais normas do tema.

Também compartilhei dicas práticas para você usar o WhatsApp na sua advocacia da melhor maneira (inclusive com a versão Business)!

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Advogado pode Postar Cartão de Visita nas Redes Sociais?

O advogado pode postar cartão de visita nas redes sociais e aproveitar a visibilidade das plataformas para o marketing jurídico. 

Então, dá para disponibilizar os cartões no Instagram, LinkedIn, Facebook ou qualquer outra para fazer a divulgação dessa forma de publicidade. 

Aliás, uma possibilidade interessante é inserir o link do cartão de visita digital no Linktree que costuma ficar na descrição (bio) do seu perfil. Lembrando que o Linktree é aquela página com vários links para contatos ou para outros sites. 

Aliás, postar os cartões de visitas nas redes sociais é uma atitude que pode ser uma grande sacada dentro da estratégia de marketing jurídico!

🤔 “Por que Alê?”

Porque ao disponibilizar o cartão de visita nas redes sociais, o advogado pode expor ele a um grande número de pessoas sem violar as regras da OAB.

Afinal, o Provimento n. 205/2021 permite a presença da advocacia nesses ambientes online, respeitadas as regras gerais quanto a publicidade. Além disso, não existe nenhuma proibição expressa quanto a postagem dos cartões nessas plataformas.

O melhor: os visitantes do perfil são pessoas que, de alguma forma, se interessam pelos seus serviços ou pela sua página e foram até ela. 🤗

Ou seja, você não está enviando o cartão de visita digital ao postar ele nas redes sociais (o que atrai a restrição de destinatários), mas sim, apenas deixando ele disponível para visualização.

Então, qualquer pessoa que visite o perfil ou página da advocacia, seja ela cliente ou não, colega etc, pode ter acesso aos cartões, o que ajuda bastante no alcance. 😊

Diferentes redes sociais, dificuldade de se expor, falta de engajamento, normas da OAB…

O Marketing Jurídico ainda é um desafio para muitos advogados.

Mas afinal, existe uma fórmula garantida para atrair clientes na internet?

É claro que existe!

Eu compilei todo meu conhecimento de mais de 10 anos trabalhando com marketing jurídico digital e produção de conteúdo jurídico na internet em um guia: o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online 

Meu objetivo com o livro é ensinar a você uma fórmula garantida para que os clientes encontrem você, sempre respeitando as normas da OAB!

Este ebook traz para você os 5 Pilares da Prospecção Online:

  1. Estratégias para você se destacar online e ser encontrado pelos seus clientes
  2. As novas regras de marketing jurídico da OAB
  3. Marketing Jurídico orgânico: branding, site, SEO, redes sociais, produção de conteúdo, cartão de visitas, WhatsApp, correio eletrônico e mais!
  4. Marketing Jurídico pago: como chegar aos clientes com anúncios de forma ética e eficiente
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Cartão de Visita de Advogado com QR code é permitido?

Já que a intenção é aproveitar ao máximo a tecnologia e o alcance do mundo digital, uma possibilidade interessante é o uso do cartão de visita de advogado com QR Code.

✅ O Anexo Único do Provimento n. 205/2021 expressamente permite fazer isso, tanto nos cartões físicos, como nos digitais. O que é uma grande ajuda na hora de divulgar as suas redes sociais e formas de contato. 

Afinal, você pode usar os QR Codes para direcionar o cliente (ou quem se interessar) direto para uma conversa no WhatsApp ou para o seu perfil no Instagram, por exemplo.

Basta a pessoa escanear com a câmera do celular o código para ser encaminhada para onde você deseja!

“Mas Alê, isso é muito complicado de fazer, não é?”

😉 Na verdade, não. Apesar de assustar um pouco, o QR Code pode ser colocado no cartão de visita digital de advogado (ou na sua versão física) de uma forma simples. Olha só nos próximos tópicos como fazer isso no Instagram e no WhatsApp.

Como colocar QR code do Instagram no cartão de visita?

Muita gente acha que é complexo entender como colocar QR Code do Instagram no cartão de visita de advogado. Mas, com a explicação que vou mostrar aqui para você, isso fica bem fácil.

Ah! E isso funciona tanto para os cartões físicos, como para os digitais, viu? 

A diferença é que na versão física o cartão é impresso e na digital ele é salvo em PDF ou em outro formato para o compartilhamento online.

🧐 Mas, seja em qual for, o primeiro passo é encontrar qual é o seu QR Code no Instagram, ou seja, qual é o código que, ao ser escaneado, vai direcionar a pessoa para o seu perfil na rede social.

Pra descobrir, é simples. Vou mostrar um passo a passo no celular e no computador, mas já adianto que, para colocar a informação no seu cartão de visita, o melhor é no computador, ok?

Celular:

1) Vá até o seu perfil no Instagram;

2) Clique nas opções, que atualmente estão na parte superior, no canto direito da sua página;

3) Então, clique em “QR code”;

4) Você pode “Compartilhar o perfil” ou “Copiar o link” do código.

Pronto! Você pode até personalizar o código com diferentes estilos, enviar o perfil dessa forma para alguém por mensagem ou tirar um print para usar no seu cartão de visita. 

Mas, como mencionei antes, isso fica meio desajeitado para edições e para incluir a imagem nos cartões. Então recomendo que você extraia o QR Code do Instagram da versão para computador.

Nesse caso, esse é o passo a passo:

1) Abra a página inicial do Instagram;

2) Clique em “Perfil”;

3) Clique nas “Opções” do seu perfil (é um ícone de engrenagem);

4) Selecione a opção “QR code” entre as que aparecerem;

5) Você pode personalizar a cor do código entre as disponíveis;

6) Clique em “Baixar QR code”.

🤗 Assim você tem acesso ao QR Code da sua página no Instagram no formato .png, para usar nos lugares que desejar e da forma que quiser!

Aí é só recortar e colar o código no seu cartão de visita de advogado, seja na versão digital (em PDF) ou na versão física que você vai imprimir para entregar para as pessoas de seu interesse.

Como colocar QR code do WhatsApp no cartão de visita?

O caminho de como colocar o QR Code do WhatsApp no cartão de visita de advogado é basicamente o mesmo do Instagram. 

Primeiro, é preciso descobrir o código no aplicativo e, depois, colar ele nos cartões, para que as pessoas possam ser direcionadas para a conversa direto ao escanear. 😊

Para fazer isso no celular, existem pequenas diferenças na versão de Android e iOS (iPhones). Dá uma olhada:

Android

1) Abra o WhatsApp;

2) Selecione “Mais opções”;

3) Vá até “Configurações”;

4) Clique no ícone “QR” do lado do seu nome.

iOS (iPhone)

1) Abra o WhatsApp;

2) Clique em “Configurações”;

3) Clique no ícone do “QR Code” do lado do seu nome;

4) Alternativamente, nas versões acima do iPhone 6S, você pode tocar e segurar o ícone do WhatsApp na sua tela de aplicativos para abrir o menu de ações;

5) Quando ele abrir, clique em “Meu QR Code” para abrir o código no aplicativo.

Seja qual for seu sistema, no final do passo a passo você pode enviar o QR Code para os seus contatos ou salvar a imagem. Depois de fazer isso, dá para colocar ela no cartão de visita de advogado (recortando e colando). 

Para quem contratar uma empresa ou agência para fazer os cartões, é só encaminhar o código ou o link para ela, que vão se encarregar de inserir. 😉

Como enviar o cartão de visita digital de advogado para os clientes?

Existem várias possibilidades de enviar o cartão de visita digital de advogado para os clientes.

🤓 Por exemplo, dá para compartilhar os cartões em um link inserido em alguma página na internet ou enviar esse link via algum aplicativo de mensagens. A parte boa é que não ocupa espaço, mas a pessoa precisa de uma conexão online para acessar as informações.

Se você não quiser depender de conexões, outra opção é salvar o arquivo do cartão de visita digital em PDF.

Aí é possível enviar por mensagens para os seus clientes que, depois de fazer o download, não dependem da internet para acessar novamente as informações.

🤔 “O que você sugere, Alê?”

Minha dica nesse ponto é aproveitar as possibilidades: envie as duas versões do seu cartão de visitas digital, tanto o arquivo em PDF, como o link para acesso. Assim não tem erro!

Como fazer Cartão de Visita Digital: Dicas

Com tantas informações relevantes e vantagens no uso dessa forma de publicidade na advocacia, é natural querer ver mais sobre como fazer cartão de visita digital. Então, aqui vão algumas dicas!

A primeira delas é procurar por opções de ferramentas gratuitas para fazer os seus cartões, tanto pelo celular, como, principalmente, pelo computador, por meio de aplicativos ou sites. 💰

Na maioria das vezes, existem várias possibilidades que permitem a edição só com a criação de uma conta grátis. Aí é só logar e usar a criatividade.

Entre as ferramentas online intuitivas, fáceis de usar e bastante tranquilas de encontrar, estão o Canva e o Trakto. Elas contam até com modelos já prontos, que dá para usar como base para criar a sua própria versão, com as cores e informações que desejar.

Basta selecionar um template (modelo de cartão), depois adicionar o que quiser quanto a dados, cor, estilo ou QR codes, e salvar para depois fazer o download.

“Alê, mas não levo jeito para isso, e aí?”

Se você não desejar fazer o próprio cartão, ou achar que isso é muito complicado, não tem problema.

📝 É sempre possível investir na contratação de profissionais especializados em marketing digital que prestam esse tipo de serviço. Os designers, publicitários e outros que estão acostumados com a publicidade podem ser buscados para isso.

Se na sua cidade ou na sua região não for fácil de encontrar quem faça o seu cartão de visitas digital, é possível encontrar ótimos profissionais que prestam serviços online. Em sites como Workana e Elo7 já vi vários anúncios desse tipo!

Conclusão

O cartão de visita digital de advogado, assim como o físico, é um recurso interessante na estratégia de marketing jurídico na advocacia. 

Conhecer os detalhes e os limites dessa forma de publicidade permite, de uma maneira bem simples, disponibilizar nas suas redes sociais os cartões com as informações mais relevantes do seu escritório.

🤓 Por esse motivo, escrevi o artigo de hoje analisando os principais pontos do assunto e trazendo dicas práticas para você.

Primeiro, mostrei as regras gerais das normas da OAB sobre o tema, que permitem o uso do cartão de visita de advogado como forma de publicidade.

Na sequência, trouxe uma lista do que você pode e não pode inserir nos seus cartões físicos ou digitais com base nas normas da Ordem, para ninguém ter problemas com os TEDs.

Também expliquei para você o conceito de cartão de visita digital e reforcei que ele é permitido pela OAB, assim como sua versão física.  ✅

Depois mostrei vários motivos para um advogado ter um desses cartões de visitas digitais, com vantagens práticas para o marketing jurídico. Sem contar que informei que é possível enviar eles por WhatsApp ou postar nas redes sociais.

Ainda, trouxe a conclusão de que o uso do QR code no cartão de visita é permitido. 

Para encerrar, expliquei como colocar o QR code do Instagram e do WhatsApp nos cartões de visita, como enviar para os clientes, além de como fazer o cartão de maneira correta. 

🤗 Com o conteúdo do artigo de hoje, espero lhe ajudar a explorar mais essa possibilidade de publicidade na advocacia ao máximo, integrando ela a outras estratégias do seu marketing jurídico.

E não esqueça de conferir o ebook  Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online.

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Fontes

Veja as fontes utilizadas na elaboração deste artigo na publicação original no blog: Cartão de Visita Digital na Advocacia: Estratégias Eficientes e Regras OAB Desmistificadas
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Por Alessandra Strazzi
Fonte: www.desmistificando.com.br

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