Exposição de acusados como troféu pela PM gera indenização, diz juiz

Feed mikle

Exposição de acusados como troféu pela PM gera indenização, diz juiz

exposicao acusados trofeu pm indenizacao juiz
bit.ly/2LWvyVX | Aqueles submetidos à custódia do Estado devem ter sua intimidade e sua imagem preservadas, não podendo os agentes públicos contribuir para que sejam expostos a situações vexatórias. Se o poder público não adota as cautelas necessárias, surge o dever de indenizar por danos morais.

Com esse entendimento, o juiz Osvaldo Alves da Silva, da 2ª Seção Judiciária do Paraná, comarca de Cascavel, condenou o governo estadual a pagar R$ 20 mil por pessoa a dois homens presos e exibidos como troféu pela Polícia Militar, e que posteriormente foram absolvidos do delito de roubo em um supermercado.

Um dos acusados foi defendido pelo  advogado Luiz Fernando de Vicente Stoinski, da banca Murbach Consultores Jurídicos.

A vítima alegou que as duas pessoas envolvidas no crime vestiam capacete e blusa de manga cumprida. Na delegacia, reconheceu um dos acusados, sendo que o outro teria auxiliado na fuga do estabelecimento. Eles tiveram a prisão preventiva decretada e foram exibidos pela Polícia Militar em paredão com o logotipo da corporação ao fundo. A imprensa publicou dados pessoais dos dois.

Posteriormente, ambos foram absolvidos das acusações. Alegam que foram foram expostos e sofreram preconceito e ameaças da sociedade. Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que, embora as publicações não tenham sido feitas pela Polícia, ela concorreu para o erro, ao autorizar e participar ativamente da exibição das imagens.

"Por óbvio, não tem o Estado controle sobre o que é divulgado pela imprensa e mesmo pelos comentários raivosos dos leitores. No entanto, é seu o dever de preservar a integridade física e moral daqueles sob sua custódia. Como bem alegaram os autores, foram eles expostos como troféus por parte da Polícia Militar, sendo que no momento da prisão, por óbvio, vigora o princípio da presunção de inocência", afirmou o juiz.

A decisão destaca que não é objetivo limitar a atuação da imprensa em casos criminais, mas realizar "o cotejo entre a liberdade de imprensa e o direito à imagem". "O dano moral, portanto, decorre da exposição vexatória dos autores, cuja contribuição do Estado, através da atuação da polícia militar, restou evidenciada", concluiu.

Clique aqui para ler a decisão

Por Danilo Vital
Fonte: Conjur

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Corretíssima essa decisão. No Brasil ocorre muito. Prende-se e se escancara a honra do sujeito através da imprensa. O Estado deve ser condenado a reparar os danos causados à honra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima