Empresa deve pagar R$ 15 mil a ex-empregado por apelido em referência a gorila do zoo de BH

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bit.ly/30irN55 | A Justiça do Trabalho em Minas Gerais informou, nesta segunda-feira (6), que uma empresa deverá indenizar por danos morais um ex-empregado por causa de um apelido pejorativo. O homem que trabalhava em um call center era chamado de “Idi”, em referência ao gorila Idi Amin, e deverá receber R$ 15 mil. O animal morreu em 2012 e era um dos símbolos do zoológico de Belo Horizonte.

Segundo o processo, testemunhas disseram que o funcionário foi apelidado pelo coordenador e inclusive era apresentado a novos colegas dessa forma. Ainda de acordo com relatos, o superior se referia ao empregado com “Idi” até em reuniões.

Em dezembro do ano passado, a empresa Vitallis foi condenada a pagar a indenização no valor de R$ 15 mil, mas recorreu da decisão. No recurso, ela disse que não teve culpa do ocorrido e que o ex-empregado nunca se mostrou incomodado com a situação.

De acordo com a Justiça, a Vitallis ainda argumentou que a atribuição de apelidos aos empregados era normal no ambiente de trabalho, tratando-se de brincadeira, sem o intuito de ofender. Entretanto, os desembargadores não aceitaram os argumentos da empresa e mantiveram a condenação.

“Não há dúvidas de que ele se incomodava e de que a atribuição do apelido 'Idi Amim', em referência ao gorila que vivia no zoológico desta capital, é extremamente preconceituosa, expondo o trabalhador a situação, no mínimo, constrangedora e humilhante”, afirmou o relator, o desembargador Marcus Moura Ferreira.

Para o magistrado, a empresa não tomou as medidas necessárias para coibir a prática, havendo omissão em garantir um ambiente de trabalho saudável para os seus empregados.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Vitallis para se posicionar. Em nota, a empresa disse que "preza pelo cumprimento dos valores organizacionais, pelo cuidado aos colaboradores e repudia qualquer atitude de desrespeito aos mesmos". E acrescentou: "Todas as ações já foram tomadas para que situações como essa não se repitam".

*(Imagem meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Fonte: g1.globo.com

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