Meu pai quer vender sua casa. Eu, como futuro herdeiro, posso impedir?

meu pai vender casa herdeiro impedir
bit.ly/3uaRlya | Dúvida do leitor: Meu pai está vivo, tem uma casa e precisou vender uma pequena parte do terreno. É verdade que para que a venda seja válida os filhos, futuros herdeiros, precisam permitir ou assinar um consentimento?

*Resposta de Samir Choaib, Helena Rippel Araujo e Lais Meinberg Siqueira

Não é verdade.

A herança é um conjunto de direitos e obrigações que se transmite, em razão da morte, a uma pessoa, ou a um conjunto de pessoas, que sobrevivem ao falecido. Dessa forma, o direito ao recebimento de herança surge somente com a morte do titular do patrimônio. Não existe herança de pessoa viva.

No caso da venda de um imóvel por uma pessoa que possui filhos e é casada, por exemplo, apenas o cônjuge precisará autorizar a venda, exceto se o casamento seguir o regime da separação absoluta, quando a autorização é dispensada por lei.

O único caso que exige a participação de descendentes na venda de bem é na venda de ascendente para descendente (por exemplo, na hipótese de o pai vender para um dos filhos), quando, então, os outros descendentes e o cônjuge do alienante devem concordar expressamente com a operação. Mas se a venda for feita para terceiros, não há necessidade de os filhos concordarem.
_________________________________

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela PUC-SP. É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, responsável pela área de planejamento sucessório do escritório.

*Helena Rippel Araújo é advogada especialista em Estratégias Societárias, Sucessórias e Tributação pela GVLaw/SP. Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela Escola Paulista de Magistratura de São Paulo. Atua no escritório nas áreas de Planejamento Sucessório e assessoria tributária às pessoas físicas.

*Laís Meinberg Siqueira é advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursou Contabilidade Aplicada ao Direito pela GVLaw/SP e atualmente cursando pós-graduação em Direito Empresarial pela FGV. Atua no escritório nas áreas de Planejamento Sucessório e assessoria tributária às pessoas físicas.

Tem alguma dúvida sobre direito de família? Envie suas perguntas para seudinheiro@exame.com.

Fonte: exame.com

4/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. E no caso do pai que vende uma propriedade para um dos filhos sem o consentimento dos outros? Gera nulidade do ato?
    Teria prazo para decadência?

    ResponderExcluir
  2. E no caso do pai que vende uma propriedade para um dos filhos sem o consentimento dos outros? Gera nulidade do ato?
    Teria prazo para decadência?

    ResponderExcluir
  3. Acho que vcs tem que ir é trabalhar e deixar de cobiça as coisas dos pais de vcs.

    ResponderExcluir

  4. What a big surprise my lover is back just within 48 hours with the help of Dr Prince how he cast a spell on him that made my lover to come back to me, whom i thought would never come back because he left me when another woman cast a spell on him that made him not to think about me. But when i was reading testimony about Dr Prince on how he have been helping people to bring back there lover so i also contact him. After i contacted him my lover came back i am so happy for the good work he did for me you can also contact him today at princemagicspell@yahoo.com or WhatsApp or call +18488416266

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima