Alexandre abre investigação contra Weintraub por acusações a ministro do STF

alexandre investigacao weintraub acusacoes ministro stf
Via @consultor_juridico | O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, em entrevista ao podcast Inteligência Ltda disse — sem apresentar provas — que um dos ministros do Supremo Tribunal Federal que já lhe negaram Habeas Corpus teria tentado comprar sua casa, já que ele, Weintraub, não iria mais voltar ao Brasil. Agora, o ministro Alexandre de Moraes, também do STF, abriu um procedimento para apurar as declarações.

A decisão foi tomada no inquérito das fake news (Inq 4.781), que apura ataques e ameaças ao STF. Moraes determinou que uma petição contendo o trecho da entrevista de Weintraub fosse separada num procedimento próprio —as informações são do jornal O Globo. Ainda não se trata de um inquérito, mas de uma etapa prévia. A partir daí, poderão ser tomadas medidas para a apuração da conduta de Weintraub.

Segundo a entrevista de Weintraub, um dos ministros do STF teria dito que o ex-ministro da Educação, que estava nos Estados Unidos e era alvo de investigação na Corte, não voltaria mais ao Brasil, o que tenderia a fazer com que a casa do política, que não estava à venda, fosse negociada.

O STF nunca chegou a determinar a prisão do ex-ministro, mas Weintraub acreditava nessa possibilidade. Ele passou a ser investigado por ataques feitos em 2020 ao STF. O ministro Alexandre de Moraes convocou Weintraub para depor e explicar as declarações que deu em reunião ministerial de 22 de abril. Na ocasião, Weintraub chamou os ministros do Supremo de vagabundos e disse que eles mereciam ser presos. Em seguida, o então ministro da Justiça André Mendonça, que hoje é ministro do STF, pediu à Corte a suspensão da investigação, o que foi negado.

Weintraub foi exonerado do comando do Ministério da Educação um dia depois de ter entrado nos Estados Unidos. À época, o país havia proibido a entrada de estrangeiros que estiveram no Brasil nos 14 dias anteriores, mas uma das exceções se referia a integrantes do governo em missões estatais. Por isso, o ex-ministro pode ter burlado as restrições impostas a brasileiros por causa da Covid-19.

Fonte: Conjur

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Hackers and all other technicians of the field are embedded for the struggle. The way out of the Add MC Number To USDOT Number is evaluated for the goals. Passenger is invited for the skilful entry and options for the team work by all margins.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima