Quais os direitos de uma pessoa que convive em união estável? Saiba os benefícios legais!

direitos convive uniao estavel beneficios legais
Por @escobaradvogados | Por que é indicado legalizar uma união? Muitos não sabem os benefícios da lei e como isso pode facilitar a sua vida e a da pessoa companheira!

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a união irá existir independente de haver um registro em cartório.

O que é a união estável?

A união estável, em uma definição mais técnica, é a convivência notória, pública e duradoura de duas pessoas, seja do mesmo gênero ou não.

Não existe um tempo mínimo para a união ser confirmada, mas é comum se confirmar a união estável a partir de dois anos de sua duração, sendo regularizada ou não.

Por outro lado, não tem como saber o início da união estável antes da sua regularização, pois pode ter iniciado como namoro, coabitação e, na sequência, ter a vontade do casal de formar uma família.

Ou seja, uma união pode existir por seis meses, um ano, etc. e, mesmo assim, ser caracterizada a união estável.

Logo, não existe um tempo mínimo para confirmação da união estável, basta que tenha a vontade de constituir uma família (o que não envolve ter filhos).

Em geral, a união estável é equiparada ao casamento com regime de comunhão parcial de bens. Assim, quando se constituiu a união estável, os bens adquiridos entre os companheiros pertencem a ambos.

Benefícios de regularizar a sua união estável

Se a união de fato existe independente da sua regularização, por que seria vantajoso fazer o registro em Cartório?

Mesmo que a união sem registro tenha validade jurídica, ainda há discriminação social sobre as uniões que não sejam regularizadas.

Já tentou incluir a sua companheira como dependente em plano de saúde ou seguro de vida?

Sem a certidão de união estável, podem ser exigidas mais comprovações que o normal (comprovante de conta bancária conjunta, compromissos de pagamento conjunto e vários outros).

Logo, a certidão de união estável serve como um documento facilitador, diminuindo os entraves da burocracia quando você precisar comprovar a união.

Assim, a legalização da união estável gera maior segurança e estabilidade jurídica, em especial, nas questões burocráticas da vida.

E até depois da vida: legalizar a união estável também dá direito à herança.

Além disso, a certidão de união estável é um dos documentos aceitos pelo INSS para você receber benefícios da Previdência (exemplo: pensão por morte).

Regularizar a união estável, ainda, facilita a inclusão do casal em uma lista nacional de adoção, se o casal quiser adotar uma criança.

Com a declaração de união estável, também é possível registrar a pessoa companheira como dependente no Imposto de Renda, gerando possível restituição de tributo.

Para as questões tributárias, a união só seria considerada estável a partir de cinco anos de sua constituição. Porém, com certidão de união estável, a Receita Federal tem excluído esse requisito de 5 anos.

Qual a diferença entre casamento e união estável?

Você pode estar se perguntando: se a união estável é equiparada ao casamento, por que seria vantajoso regularizar a união estável em vez de casar?

Acontece que o conceito mais tradicional de casamento talvez não agrada a todos: em alguns casos, o companheirismo pode traduzir mais sinceridade e afeto do que o próprio registro do casamento.

Ainda, pode haver uma união entre jovens que estão no início da vida adulta e não tem condições financeiras (ou até emocionais) de se envolver em uma relação tão formal quanto o casamento.

Mas, é claro: a união estável facilita a sua futura conversão em casamento!

Além disso, a união também protege esse período considerado, por muitos, como “meio-termo” entre um namoro e o casamento em si.

Por mais que a união estável imponha um regime de comunhão parcial de bens, é possível fazer a alteração.

Por exemplo: caso os conviventes queiram trocar para o regime de separação absoluta de bens, podem fazer um contrato e registrá-lo, mas é preciso falar sobre a forma de divisão de bens caso termine a união.

Quem NÃO pode registrar a união estável?

Existem alguns impedimentos legais para registrar a união estável. Confira quem não pode regularizar uma união estável:

    1. Quem estiver legalmente casado (ainda que separado de fato);
    2. Ascendentes com os descendentes, seja por critérios biológicos ou por afinidade (exemplo: padrasto que possui relação com a enteada);
    3. A pessoa adotante com quem foi casado com a pessoa adotada;
    4. A pessoa adotada com quem foi casado com a pessoa adotante;
    5. Irmãos, unilaterais (um dos pais em comum) ou bilaterais (ambos os pais em comum);
    6. Parentes colaterais (tio com a sobrinha, cunhado com a cunhada), até o terceiro grau.

Caso ocorra o registro de união estável de alguma pessoa impedida legalmente, o documento pode ser anulado pela Justiça.

Apesar de algumas relações serem consideradas moralmente questionáveis, o Direito de Família teve de prever e proibir essas hipóteses para o registro da união estável.

Ainda estou em dúvida sobre regularizar a união estável! O que fazer?

Se ainda está em dúvida em regularizar a união estável, recomendo que consulte um advogado especialista em direito de família.

Consultar um profissional da área permite saber qual a melhor forma para regularizar a sua união, ou se é o caso de formalizar um pacto antenupcial.

O pacto antenupcial se refere ao documento, que deve ser registrado em cartório, em que os futuros companheiros falam sobre as questões patrimoniais antes de realizar a união estável ou o casamento.
_____________________________

▶️ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok

Por Escobar Advogados
Fonte: escobaradvogados.com

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. This is a wonderful post i really appreciate your work it is so lovely, I'm an academic writer provide Pay Someone To Do My Class For Me service, you can hire me for your academic work. I've completed my MBA and have 7 years of experience in content writing.

    ResponderExcluir
  2. It turns out that the more traditional concept of marriage may not appeal to everyone: companionship can convey more custom web design services usa sincerity and affection than marriage registration itself in some cases.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima