Juiz determina exclusão de sócio em demanda que teve discussão sobre língua portuguesa

Feed mikle

Juiz determina exclusão de sócio em demanda que teve discussão sobre língua portuguesa

juiz determina exclusao socio discussao lingua portuguesa
Via @rotajuridica | A Justiça determinou a exclusão de um sócio dos quadros societários de uma empresa de Campinorte, município localizado a cerca de 300 quilômetros da capital. Chama atenção na demanda parecer de especialista em língua portuguesa, que analisou documento em que o sócio manifesta desejo de ser excluído da sociedade.

Consta da ação que o agora ex-sócio assinou documento no qual anuía com a contratação de empresa especializada para avaliar suas quotas. Após o procedimento de avaliação, por divergir do valor apurado, recusou-se a assinar a Alteração do Contrato Social que formalizaria sua retirada.

Os demais sócios, com base no documento em questão, conseguiram promover a alteração extrajudicialmente, na Junta Comercial, apoiados na regra do artigo 1.029 do Código Civil, que prevê a retirada extrajudicial de Sociedades Empresárias.

O ex-sócio, no entanto, apresentou requerimento de cancelamento da referida Alteração Contratual e conseguiu o desarquivamento do ato, entendendo o Plenário da Junta Comercial que a questão demandava análise judicial, pelas peculiaridades do caso.

A empresa e os demais sócios, representadas pelo advogado societário Leonardo Honorato, do GMPR Advogados, ajuizaram Ação Judicial com o objetivo de formalizar a retirada do ex-sócio, defendendo que o documento materializava um pedido incontroverso de retirada, devendo prevalecer a regra do art. 1.029 do CC.

Baseada nas regras de interpretação dos negócios jurídicos previstas no Código Civil, a petição inicial ressaltou que o comportamento do ex-sócio antes e depois da assinatura do documento demonstrava que a intenção era, sim, de retirada dele da sociedade limitada.

Para demonstrar que a manifestação de retirada seria mesmo incontroversa, os autores juntaram parecer do professor Carlos André Pereira Nunes, especialista em língua portuguesa. Ao analisar o documento com base na análise de preceitos de sintaxe, de semântica e de pragmática, Carlos André concluiu que há, linguisticamente, intencionalidade inequívoca de saída da sociedade por parte do ex-sócio.

Ao analisar o caso, o juiz Leonardo Naciff Bezerra, de Campinorte, município localizado a cerca de 300 quilômetros da capital, deferiu a antecipação dos efeitos da tutela, para o fim de determinar a exclusão provisória do ex-sócio dos quadros da empresa.

Fonte: www.rotajuridica.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima