Detran/SP indenizará por cobrar multa de ex-proprietário de veículo, decide TJ

bit.ly/2mt4p3e | A 4ª vara do Juizado Especial da Fazenda Pública do TJ/SP condenou o Detran de São Paulo a indenizar ex-proprietário de veículo por cobrança indevida de multas. Decisão é do juiz de Direito Luis Gustavo da Silva Pires.

De acordo com o artigo 134 Código de Trânsito Brasileiro, quando o proprietário vende o veículo, é necessário encaminhar ao Detran do Estado, no prazo de 30 dias, cópia do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas, como multas.

Constam nos autos que a parte autora encaminhou a documentação dentro do prazo estabelecido pela legislação, mas, ainda assim, foi responsabilizado por multas e IPVA do veículo.

As multas foram lançadas no nome do ex-proprietário e os débitos foram inscritos em dívida ativa e protestados pela Fazenda.

Ao analisar o caso, o magistrado considerou que como o pagamento do IPVA é referente ao ano, cobrado no início de janeiro, e a parte autora vendeu seu veículo apenas em junho, deverá arcar solidariamente com o IPVA daquele ano.

No entanto, a cobrança referente à multa, segundo o entendimento do magistrado, foi indevida uma vez que estava comprovado o pedido de bloqueio e transferência de propriedade junto ao Detran/SP.

Com este entendimento, o Detran/SP foi condenado por danos morais, tendo em vista a inscrição do nome do autor no CADIN. Valor da indenização foi fixado em R$ 3.000.

“Nessas circunstâncias, demonstrados que foram a ação administrativa, o dano e o nexo causal entre este e a conduta lesiva da demandada, indeclinável o dever de indenizar”.

Processo: 1023940-85.2018.8.26.0053

Fonte: www.jornaljurid.com.br

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. The company insects spraying Ahsa using pesticides imported in the world of pest control where you notice impressive results from the first session to use, and ensure that you do not return again, all we seek is your satisfaction and meet your wishes.
    شركة مكافحة حشرات

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima