The New York Times pergunta se STF salva ou ameaça a democracia

the new york times pergunta stf salva ameaca democracia
Via @cnnbrasil | O STF está salvando a democracia? Ou está ameaçando a democracia?

A pergunta foi feita hoje em manchete do respeitado jornal americano The New York Times, que publicou uma extensa reportagem sobre a Corte Suprema brasileira, que, segundo o jornal, se tornou a instituição mais poderosa no Brasil.

O NY Times afirma, com base em um especialista da Universidade de Chicago, que o STF é uma das cortes supremas mais poderosas do mundo. “Muita gente acha que esse poder extrapolou e está tendo um efeito inibidor sobre a liberdade de expressão no país”, prossegue o mesmo especialista, o professor Tom Ginsburg, que estuda direito constitucional comparado.

Com a ajuda de Elon Musk, continua o New York Times, a agressividade do STF ganhou atenção global. Boa parte da atenção que o NY Times — um jornal longe de ser direitista — dedicou ao STF é sob a perspectiva do preço que está sendo cobrado pela autodenominada cruzada de “salvação da democracia”.

“Alguém tem de ter o direito de cometer o último erro”, declarou ao jornal o presidente do Judiciário e do STF, Luís Roberto Barroso.

O jornal destacou o que considerou ações do Supremo contra órgãos de imprensa, mas também contra quem, segundo o New York Times, criticava instituições como o próprio STF. E tentou, no próprio texto da reportagem, responder à pergunta se o Supremo está salvando ou ameaçando a democracia.

A esquerda acha que o Supremo salva, diz o New York Times. A direita acha que o Supremo é, ele mesmo, uma ameaça à democracia. Provavelmente os dois têm razão, concluiu.

William Waack
Foto: Sessão plenária do STF • 02/10/2024 - Gustavo Moreno/STF
Fonte: @cnnbrasil

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. The dilemmas are tough but so satisfying when you make the right choice for your Retro Bowl College team.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima