Professor de português ensina como nunca mais errar a vírgula

professor portugues ensina nunca errar virgula
bit.ly/3aelW4M | Vírgula: sinal gráfico de pontuação, com a função de organizar os termos componentes de uma oração. Abaixo, dois desvios típicos:

“O diretor-executivo, encaminhou o processo aos estagiários.”

“O diretor-executivo encaminhou, o processo aos estagiários.”

Explico: não se deve separar a relação “sujeito-verbo” ou “verbo-complemento” por meio de uma vírgula (vírgula unitária). Em termos mais simples, nada de vírgula isolada entre “sujeito-verbo”; “verbo-complemento”.

A oração fica assim devidamente organizada:

“O diretor-executivo encaminhou o processo aos estagiários.”

Para praticar:

Assinale a opção em que os sinais de pontuação são empregados corretamente.

A) A boa notícia para os novos beneficiários do progresso do país é que o salário médio de quem está entrando no mercado aponta tendência de alta, com o chamado aumento real (já descontado no INPC).

B) No último trimestre, houve aumento de 4,37% em relação ao mesmo período de 2009, com o valor médio saindo de 782,53 para 816,70 reais. Há previsões de que o país, atinja um crescimento anual na casa dos 2 milhões de postos no ano de 2010.

C) Mais gente empregada, produzindo significa perspectiva de geração de riqueza, crescimento no produto interno bruto mais gente ocupada e longe do desespero e das tentações do crime, um povo com a autoestima em alta.

D) Não faltam estudos que mostram, um melhor desempenho escolar das crianças quando elas não têm de ver o pai em casa, de braços cruzados, abatido, porque não tem uma fonte de renda para sustentar sua família.

E) Não é preciso pesquisar muito para perceber que, com mais gente trabalhando, os gastos com assistência social e mesmo com remédios contra doenças de fundo nervoso, são significativamente reduzidos quando as pessoas estão mais ocupadas com trabalho.

Comentários — a lei vale sempre: não se separa sujeito de predicado por meio de vírgula (principalmente aquela unitária, isolada). Repare que as letras B, D, E (em destaque) isolam sujeito-verbo ou verbo-complemento (S-V-C) com o uso da vírgula isolada.

Na letra C, faltou o isolamento da forma verbal PRODUZINDO. Assim sendo, a única completamente adequada é a letra A.

Lembre-se: vírgula é um sinal usado para organizar a mensagem. Para ser hábil em pontuação, é preciso dedicar-se ao estudo sintático da Língua Portuguesa.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
__________________________________

Por Diogo Arrais (@diogoarrais)
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS
Fonte: exame.com

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. É um privilégio compartilhar este testemunho milagroso para o mundo. Sou Beth Walters, da Inglaterra. Meu marido se divorciou de mim há 4 meses e estou cheia de remorso por não saber o que fazer para corrigir os problemas com meu marido. Procurei ajuda na internet sobre como conseguir ajuda no meu casamento e descobri ótimos testificadores sobre o FEITIÇO DO AMOR RICO que tem sido progressivo com seus feitiços. Entrei em contato com ele e eis que o Dr.Wealthy me disse que vai preparar um feitiço para mim que trará de volta meu marido. Eu estava cético, mas não tinha outra opção a não ser trabalhar com ele. 2 dias depois, meu marido me ligou avisando que está voltando para casa e daquele dia até o momento, vivemos em paz. Ele está de volta agora com muito amor e carinho. hoje fico feliz em avisar a todos que este lançador de feitiços tem o poder de trazer amantes de volta e o mais surpreendente é que o nosso amor é muito forte agora, todo dia é felicidade e alegria. e Não há nada como estar com o homem que você ama. Eu recomendo o Dr.Wealthy para qualquer um que precise de ajuda. Se você tiver algum problema entre em contato com o Dr.Wealthy, eu lhe dou 100% de garantia que ele irá te ajudar !!.

    wealthylovespell@gmail.com

    Escreva para ele no Whats-app +2348105150446

    Blog: https://wealthylovespell.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima