Trabalhador ganha indenização por se lesionar no home office

trabalhador ganha indenizacao lesionar home office
Via @estadodeminas | A justiça alemã decidiu que sofrer uma lesão trabalhando em home office pode ser considerado um acidente de trabalho. O funcionário de uma empresa fraturou uma vértebra ao escorregar da escada, enquanto se deslocava da sua cama para o escritório da casa, que ficava no andar inferior.

Ao considerar que o homem estava se deslocando ''ao local de trabalho'', o profissional pôde entrar com um pedido de indenização junto ao seguro de seu empregador, segundo informações da "CNN Business".

A decisão do Tribunal Social Federal da Alemanha foi tomada depois que dois tribunais de instâncias inferiores discordaram sobre se o trajeto de alguns metros que separava a cama do escritório podia ser considerado um deslocamento diário para o trabalho.

De acordo com a decisão da corte, o homem, gerente de vendas local, estava a caminho do trabalho "de seu quarto para o escritório em casa, um andar abaixo", quando escorregou e fraturou uma vértebra.

Em um primeiro momento, a empresa de seguro contratada pelo empregador se recusou a cobrir o acidente. Porém, como o funcionário estava descendo as escadas, pela primeira vez naquele dia, direto para seu escritório em casa, o tribunal considerou a caminhada "como uma atividade no interesse de seu empregador, como um trajeto para o trabalho.” 

Por isso, a justiça entendeu que o seguro deveria ser pago.

Mudanças nas leis trabalhistas

Em junho deste ano, a legislação trabalhista alemã sofreu mudanças para incluir mais atividades realizadas em home office que seriam cobertas pelo seguro da empresa, caso essas atividades fossem do interesse do empregador.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 

Mariana Costa
Fonte: Estado de Minas

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima