7 fatos sobre o curso de Direito

7 fatos sobre curso direito oab
bit.ly/3iUlT0Q | O curso de Direito aparece na lista dos mais procurados pelos estudantes já tem vários anos. Mas será que você realmente faz parte do time daqueles que amam a profissão? Não sai daí que hoje vamos apresentar sete fatos sobre a graduação que todo estudante ou interessado no curso precisa saber.

Sendo assim, continue acompanhando e vem saber mais sobre essa que pode ser sua carreira no futuro!

1 — É um dos cursos mais antigos do Brasil

As primeiras faculdades de Direito começaram a funcionar no início do século XIX, em 1827, e os locais escolhidos foram os estados de Pernambuco e São Paulo. Até hoje as instituições continuam recebendo alunos.

A Faculdade de Direito do Recife está vinculada à Universidade Federal de Pernambuco e a Faculdade de Direito de São Paulo é parte da Universidade de São Paulo. Ambas são instituições públicas.

2 — Tem muito conteúdo teórico

Além das disciplinas base como Sociologia e Antropologia, para você entender bem o Direito precisa conhecer as leis e elas são várias. Entender a Constituição, os códigos de Processo Penal, Civil e Administrativo, ler petições e requerimentos é uma rotina necessária. Enfim, são muitos assuntos que exigem um bom nível de leitura.

3 — Exige facilidade com a escrita

Assim como a leitura é importante, a escrita segue junto com ela. Durante o curso você vai ter provas dissertativas, escrever processos e discorrer argumentações de defesa ou acusação em forma de texto. Desse modo, dominar o português é algo essencial, caso contrário você terá dificuldades em se expressar e fazer suas ideias serem compreendidas.

4 — Tem muito debate e apresentações em público

Durante todo o curso de Direito você precisará escrever, porém o embate oral é igualmente necessário. Saber argumentar de maneira rápida, ter segurança para defender um ponto de vista e controle emocional para lidar com conflitos é algo trabalhado durante os debates e as apresentações.

5 — É obrigatório fazer estágios

O curso tem disciplinas de estágio inseridas dentro da própria grade curricular, isso quer dizer que você precisa ter a experiência prática da profissão para se formar. Assim, é necessário fazer atividades em tribunais, escritórios de advocacia, fóruns ou outro espaço disponível para as atividades jurídicas.

6 — O diploma não habilita você a advogar

É isso mesmo. Muitas pessoas entram no curso de Direito achando que logo depois da graduação já podem trabalhar como advogados. Só que não é isso que ocorre.

O diploma afirma apenas que você é bacharel na área e que tem conhecimento das leis. Ainda é preciso fazer a prova da OAB — Ordem dos Advogados do Brasil — e somente depois de aprovado é que se está habilitado para exercer a atividade. E não se engane, nem sempre as pessoas passam logo de cara no exame.

7 — O curso é pré-requisito para diferentes profissões

Além de atuar como advogado, você pode trabalhar como procurador, promotor de justiça, juiz, delegado de polícia e tabelião. Todas essas profissões exigem o diploma em Direito. No caso delas não é obrigatório fazer o exame da OAB, afinal, ele é essencial apenas se você quiser advogar.

E então, qual dos fatos apresentados ao longo do post mais chamou a sua atenção? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Por Nathalia Portugal
Fonte: www.catho.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima