Como entender o edital do concurso?

como entender edital concurso publico desempenho
bit.ly/3o34eH9 | A preparação antes das provas é uma etapa essencial para a sua aprovação no concurso público. E entender o edital do concurso é o primeiro passo para você ser aprovado.

Apesar de ser importante para que você tenha um bom desempenho no concurso, é comum que os candidatos se assustem pela extensão do documento e por ter muitos termos difíceis.

Às vezes, o edital pode ser difícil e cansativo de ler, mas vale a pena porque você vai conhecer todas as regras e requisitos do concurso. Por isso, você vai conhecer agora várias dicas para lhe ajudar nessa tarefa.

O que é o edital do concurso?

O edital do concurso público é um documento que costuma ser extenso porque contém todos os requisitos daquele concurso. Tem muitas partes que apenas replicam as leis, mas também tem regras específicas.

No edital, você fica sabendo sobre as datas, etapas, valores, vagas e outros detalhes relacionados ao cargo e ao órgão em que vai trabalhar após a sua aprovação e posse.

A publicação desse documento deve ocorrer, no mínimo, 45 dias antes das provas, até mesmo porque você precisa ler, entender e se preparar.

Essa publicação é feita no site da banca examinadora e, também, no Diário Oficial da União, Estado ou Município (a depender de cada concurso), além do site do órgão público.

A maioria dos editais costuma ser bastante extenso, em especial, para carreiras policiais, para juiz e promotor, pois existem muitas etapas nesses concursos.

Porém, há editais mais curtos, é o caso de concursos com menos cargos, ou para contratações emergenciais e temporárias, ou em processos seletivos simplificados.

No entanto, sendo curto ou, ainda, tendo 100 páginas, é preciso ter atenção aos detalhes do edital, porque ele é a regra de todo o concurso que você irá fazer.

Estrutura do edital

Vamos entender melhor como funciona essa estrutura do edital do concurso:

  • Cabeçalho

Aqui tem a introdução sobre o concurso que você pretende fazer, por exemplo, a banca examinadora, o ato que autorizou o concurso, o órgão que está disponibilizando as vagas, a data de publicação do edital e outras informações.

  • Tópicos

Os tópicos, também chamados de alíneas, demonstram cada fase do concurso público, incluindo detalhes do cargo, as vagas, provas, etapas e demais avaliações.

Também, existem subtópicos para facilitar e organizar as informações. É aqui que você conhece as regras de todo o certame (nome comum dado aos concursos públicos).

  • Anexos

Em geral, os editais têm anexos para facilitar a organização do documento. Nesses anexos também existem informações importantes que você precisa analisar.

É comum que nos anexos tenha formulários que devem ser preenchidos por alguns candidatos, como pedidos de isenção, condição especial para PcD. Além disso, tem os detalhes sobre as matérias cobradas em cada área de conhecimento.

Como entender o edital do concurso?

Infelizmente, não existe um padrão para todos os editais. Então, é possível que as informações estejam em outra ordem diferente de outros editais que você tenha lido.

Mas, de início, é essencial que você fique atento às seguintes informações:

  • Data de inscrição (e pedido de isenção, se for o caso);
  • Data limite para pagamento da inscrição;
  • Quantidade de vagas e cargos oferecidos;
  • Remuneração inicial;
  • Requisitos para assumir os cargos;
  • Etapas e prazos do concurso;
  • Data de prova e demais avaliações.

Esse é o início de outras informações que você precisa analisar. Também é importante verificar os anexos para analisar se existem regras que possam impedir você de participar.

Inclusive, muitos candidatos costumam imprimir o edital para estudarem as regras do certame, assim, é possível destacar os principais requisitos.

Você também pode imprimir, usar aplicativos ou o próprio Google Drive para marcar os pontos principais e incluir comentários. Pode ter certeza que isso vai valer a pena e pode ajudar na sua aprovação.

Quando for analisar os requisitos que estão no edital, é essencial que você leia e entenda outras partes estruturais desse documento, como:

Disposições preliminares e banca organizadora

Aqui, tem as informações da banca examinadora, incluindo os dados para contato e a autorização da administração pública para realizar o concurso.

É possível que você encontre informações sobre algum instituto ou empresa que está realizando o concurso, isso é possível em razão de um contrato feito pela administração pública.

Porém, alguns órgãos criam a sua própria banca examinadora e, assim, ficam responsáveis por todas as etapas do concurso público.

Inscrições, taxas e isenção

Apesar de óbvio, a inscrição é um momento muito importante e que merece a sua atenção. No edital, verifique todas as informações sobre prazo, taxa ou isenção.

É muito comum o prazo do pedido de isenção se encerrar antes das inscrições. Em geral, isso acontece porque a banca examinadora precisa de um tempo para analisar os pedidos e documentos enviados.

Agora, no momento da inscrição, você deve ter atenção ao preenchimento dos seus dados, em especial, se pertencer ao grupo de vagas reservadas para negros, pardos ou PcD.

Após a inscrição, existe no edital a data limite para efetuar o pagamento da inscrição. Além de informações sobre local e formas de pagamento.

Dica extra: se possível, pague quanto antes porque alguns pagamentos só podem ser feitos em horários e locais específicos.

É isso mesmo! Apesar de a tecnologia ter facilitado bastante a nossa vida, em alguns concursos, você só consegue pagar no Banco do Brasil (presencial ou app do próprio banco) e em determinados horários.

Cargos, vagas, requisitos, atribuições e local de trabalho

Outro ponto importante são os requisitos para os cargos e a quantidade de vagas. Além disso, existem as atribuições de cada cargo e o local de trabalho.

Nos cargos oferecidos e os respectivos números de vagas, tem as informações sobre: escolaridade mínima, tempo de experiência e, ainda, a quantidade de vagas para ampla concorrência, cotas raciais e pessoas com deficiência.

Então, é essencial saber essas informações até mesmo para avaliar o grau de concorrência que você terá pela frente, afinal, quanto menos vagar, mais difícil se torna para você entrar no serviço público.

Em relação às atribuições dos cargos, são as tarefas que serão desenvolvidas pelo servidor público em sua rotina de trabalho. E a lotação será o local em que você vai trabalhar, como Estado, Município, região, etc.

Etapas do concurso

Agora, antes de você se dedicar aos estudos, a parte mais importante que deve saber são as etapas que terão nesse concurso público.

Aqui, você vai conhecer se existem e quais os requisitos das etapas mais comuns, como:

Em geral, quanto mais concorrido é um determinado cargo público, mais etapas existem nos concursos. 

Também, existem carreiras em que há um alto grau de exigência, é o caso de carreiras policiais, para juiz, defensor público, promotor e procurador.

Pontuação

Saber a pontuação de cada prova ou etapa é essencial para você mapear qual matéria vai dar mais atenção durante o concurso.

Na maioria dos concursos, é mais fácil saber a sua nota, porque cada questão vale um ponto e precisa apenas somar para ter o resultado.

Porém, existem avaliações com peso para cada disciplina. É por isso que é importante você analisar e saber qual assunto pesa mais. Exemplo: se português tem peso 2 e raciocínio lógico tem peso 1, é bom dar mais atenção para português.

Também existem outras maneiras de avaliar as demais etapas, como prova prática, redação, prova oral ou de títulos. Fique atento às informações no edital para que você garanta a melhor nota e não seja prejudicado.

Conteúdo programático

É comum que o conteúdo programático fique nos anexos do edital. Mesmo assim, ele é uma parte essencial para ajudar na sua aprovação.

Isso porque é no conteúdo programático que terá todas as matérias que serão cobradas na prova. Tem ainda os detalhes de todos os assuntos que serão abordados por disciplina.

Nesse ponto, recomendo que você imprima ou salve no Word todo o conteúdo programático. Assim, você consegue visualizar melhor e não se esquecer do que precisa estudar.

Conclusão

O edital do concurso público é um documento que costuma ser extenso porque contém todos os requisitos daquele concurso. Tem muitas partes que apenas replicam as leis, mas também tem regras específicas.

É no edital que você fica sabendo sobre as datas, etapas, valores, vagas e outros detalhes relacionados ao cargo e ao órgão em que vai trabalhar após a sua aprovação e posse.

No entanto, se tiver alguma regra ou requisito contrário às leis, incompleto, confuso ou incongruente, é possível entrar com recurso administrativo junto à banca examinadora.

Porém, se esse recurso for negado e o edital contestado realmente tiver alguma falha que impeça ou atrapalhe o seu seguimento no concurso, é possível entrar com ação judicial.

É por isso que é importante ler o edital com atenção, mesmo sendo cansativo, você conhece as regras e evita maiores prejuízos durante as próximas etapas do seu concurso.

Afinal, conhecer as regras do jogo de forma antecipada pode facilitar bastante no direcionamento dos seus estudos e deixar uma preocupação de lado. Assim, a sua aprovação fica mais fácil.

_______________________________

Descubra novos conteúdos relevantes para você!

Clique aqui para receber conteúdos exclusivos e fique por dentro dos melhores assuntos sobre concursos públicos e direitos dos candidatos.

Agnaldo Bastos, advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Acesse nossas redes sociais: Instagram | YouTube | Facebook

Fonte: concursos.adv.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima