Advogo sozinha e sem dinheiro, e agora? Como viver da advocacia?

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Por @thaizavitoriaoficial | “Parei de advogar pois não consegui viver da advocacia! Antes de desistir, tentei de tudo: panfletos, anúncios em jornal de bairro, comissionamento por indicação para ex-clientes, participação nos eventos da OAB. Na unanimidade dos casos, o pagamento antecipado não chegava ao terceiro mês, e as ações duravam em média 2 anos. Mesmo quando eu dividia os honorários em 12 vezes, ainda tinha dificuldade de me manter porque as parcelas eram uma “merreca”, clientes pingados e baixa renda. Sem contar que a maioria dos clientes atrasavam ou deixavam de pagar, e eu nem me dava conta porque estava muito ocupada com os prazos e a angústia de ser um devedor certificado pelo SPC/Serasa, acumuladora de funções, vivendo em completa desordem…” – desabafa Drª Mariana.

Do outro lado do país, revela Drª Marta:

“Cobrar honorários é uma arte. Eu nunca tive que vencer tanta rejeição como na captação de clientes para o meu escritório. Passei 2 anos paquerando as empresas do bairro até conseguir o primeiro cliente de partido que pagava (sempre com atraso) 250,00 por mês e me ligava o dia todo para resolver os problemas dos parentes (de graça). Se eu cobrasse por ato, o empresário não contrataria, se cobrasse por hora, ai é que eles nunca pagariam, quando eu não atendia, ele ligava para o contador, resolvia por lá, e depois me chamava para limpar a lambança (sem pagamento extra).”

Lá na terra do café, alerta a Drª Ana:

“O problema é que a maior parte dos meus clientes não tem renda, imagine um cliente pleiteando uma aposentadoria por idade, me trazendo uma galinha como pagamento inicial?

Mas num lugar tão tão distante, eis que a Drª Maria de Lurdes mostra uma luz no fim do túnel:

“Possuo 18 anos de advocacia e só passei a ser respeitada quando incluí cobrança de consulta em todos os meus contratos. Muitos se recusam a pagar? Sim, mas então os deixo para os colegas que pagam para trabalhar. Eu escolhi fazer da minha advocacia uma empresa e, como tal, não consigo sobreviver sem lucro.”

Diante disso, como gerar lucro na Advocacia atuando sozinha e sem dinheiro?

Muitas advogadas optam por atuar sozinhas, como autônomas, por razões diversas. A primeira delas é o fato de escritórios de advocacia, de um modo geral, oferecerem propostas de trabalho extremamente constrangedoras (como R$ 15,00 por diligência que contei semana passada pra vocês).

A segunda é que ser autônoma tem algumas vantagens, como: trabalhar na hora que quiser, do jeito que quiser, da forma que bem entender e não dividir lucros.

Todavia, como tudo na vida, atuar sozinha tem seus dissabores. E um dos maiores é conseguir prospectar clientes, fazer o escritório crescer, enquanto gerencia todo o trabalho sozinha (ou quase sozinha), SEM PERDER A QUALIDADE DE VIDA.

Quem decide trabalhar sozinha, mesmo tendo um bom conhecimento teórico, sofre muito para conciliar prospecção de clientes, entrega de serviços e vida pessoal... além disso, como a advocacia é uma atividade que privilegia o debate, às vezes a falta de um colega ao lado é bastante sofrível para a resolução dos casos.

Então, como viver confortavelmente da advocacia sem recorrer a fontes externas?

A primeira coisa é que precisamos entender que sem clientes não existe advocacia, e pior do que estarmos sem clientes, é termos clientes desqualificados que tomam o tempo, café, papel, gasolina e dados móveis, sem nenhum retorno…

Para atrairmos clientes qualificados, precisamos criar uma Advocacia de Referência. Só assim conseguiremos cobrar mais caro, trabalhar menos e sermos reconhecidas na nossa área de atuação.

Comece essa preparação se inscrevendo GRATUITAMENTE no Workshop Advogada Referência CLICANDO AQUI: http://f556bef.contato.site/advogadareferencia

Continuando... não adianta ignorar essa verdade: para criarmos uma advocacia estável financeiramente, precisamos priorizar a captação de clientes, afinal, sem rendimentos, mesmo que você trabalhe na garagem de casa, não há como manter nem mesmo a anuidade da OAB, desse modo, ao contrário do que a maioria pensa, antes de aprender DOMINAR UMA ÁREA DO DIREITO, UMA ÁREA PROBLEMA, precisamos atrair os "problemáticos".

Essa dinâmica foi completamente ignorada pelas faculdades de Direito, que IMPRUDENTEMENTE, desprezaram a equação básica de toda advocacia: "ADVOCACIA = CLIENTE".

Isso me fez lembrar de uma parte da minha história quando comecei a advogar, vinda do interior da Bahia para o Rio de Janeiro com vinte e poucos anos.

Desde os 12 anos eu dizia que iria ser "Doutora", que iria ser respeitada e rica.

Desde o primeiro dia de aula na faculdade de Direito eu já sabia que iria advogar, pois gostava de autonomia, liberdade de ganhos e controle da agenda...eu era automotivada e não me via engessada dentro de uma repartição pública, gostava de liberdade e não tinha medo de trabalhar.

Assim que passei no exame da ordem (de primeira) com bebê de colo, aceitei o convite para dividir uma sala no meu bairro mesmo, peguei um empréstimo e investi em 1.000 cartões de visitas.

Fiquei até com medo de fazer tantos cartões e lotar minha agenda de clientes só com a notícia de que estava advogando por ali, afinal, minha mãe tinha me dito que “todo mundo precisava de advogados.”

E eu não daria conta de MIL CLIENTES! rsss

Mas o que eu não contava é que os clientes não seriam magnetizados pelo brilho do verniz aplicado no cartão de visita, muito menos pela placa do escritório, nem mesmo pelo meu sotaque engraçado, fanho e arrastado.

Na minha primeira semana de trabalho ouvi um "Ding-Dong" e pensei: eis o primeiro cliente...

Que decepção...

O suposto primeiro cliente foi o porteiro do prédio entregando as novas correspondências, dentre elas, um panfleto do advogado do andar de cima oferecendo serviços trabalhistas e suporte 24h.

A segunda vez que a campainha tocou foi um representante de internet do bairro oferecendo banda larga a 50% de desconto.

E a terceira vez foi a minha mãe trazendo um bolo para oferecer aos clientes FANTASMAS.

Então, refletindo meu reflexo amargo na xícara de café, intui que deveria fazer um site bem bonito para atrair clientes, poderia também fazer um canal no youtube falando sobre direito sem complicações, para que as pessoas tivessem acesso aos seus direitos e deveres...”isso iria bombar”, PENSAVA EU, afinal, o povo não entende muito bem o que os advogados falam...

Depois de ver meus vídeos com no máximo 5 visualizações (da minha mãe dando F5), resolvi reputar meu insucesso a ausência de um estúdio de ultima geração e deixei pra lá..

Dando continuidade ao projeto "MINHA ADVOCACIA VAI BOMBAR” pensei que deveria começar a me divulgar no Orkut ( instagram da época) e danei a compartilhar notícias juridicas do CNJ, TJ, STF...eu achava as imagens tão bonitinhas, pareciam tão simples de entender, certamente, quem acessasse minha timeline aprenderia muito sobre o direito e me convidaria para esclarecer duvidas jurídicas...

Acontece que eu postava, postava e postava, e só alcançava algumas curtidas de parentes e amigos, no máximo dois comentários marcando pessoas desconhecidas, mas sem nenhum resultado. Ninguém mandava mensagens, ninguém ligava, ninguém mandava email, nada, nada, nada, nada...

Um belo dia, assistindo uma palestra na OAB, fui convidada a buscar meu nome no google e ver o que aparecia. Para minha surpresa, até a quinta página do google só aparecia o resultado do exame da OAB e o meu perfil no orkut...e olha que o palestrante havia dito que a partir da segunda página você poderia se considerar “um marciano.”

Depois de me ver como uma marciana, escrava do próprio escritório, tive o ponto alto da minha frustração quando uma parente, ao ter um terreno invadido por cidadãos de uma comunidade vizinha, contratou o meu colega de faculdade (aquele que sentava na ultima cadeira, e sempre filava as aulas de sexta) pagando-lhe R$ 13.340,00 por um procedimento de reintegração de posse.

Ao tomar ciência do fato, fui abordar minha parente, deparando-me com uma expressão de espanto, dizendo:

Mas Thaiza, eu nem sabia que você tinha se formado, muito menos que já estava atuando...Vi seu amigo na internet e resolvi mandar uma mensagem para ele, que imediatamente me respondeu, enviando o link do contato no MSN e marcamos ali mesmo uma reunião online, que aconteceu no dia seguinte via VIDEO CONFERÊNCIA...nem tive que gastar transporte.

E como se não pudesse piorar, o ponto mais alto ainda dessa tragédia grega aconteceu quando eu estava numa reunião de condomínio de parentes e surgiu uma dúvida jurídica. Alguém que me conhecia apontou pra mim dizendo: ela é advogada, pode responder!

Eu gelei! Pedi um momento para ir atender uma ligação falsa e sumi dali.

A verdade era que: Eu tinha vergonha de dizer que era advogada e estava naquela situação.

Agora eu te pergunto: Qual é o preço de ter uma advocacia invisível e quase quebrada ( ou quebrada, se não tiver se pagando sozinha)?

Muitos Advogados simplesmente estão publicando conteúdos sem critério e respondendo a consultas gratuitamente, mas não estão fechando novos contratos.

E como se não bastasse a dificuldade de atrair clientes qualificados, vemos a EXTREMA DIFICULDADE de organizar a rotina atuando sozinha ou mesmo com sócios, no caso de profissionais que não sabem usar a agenda com eficácia.

E se você já está pronta para ter uma agenda lucrativa, venha para o Workshop Gratuito Advogada Referência: http://f556bef.contato.site/advogadareferencia

Voltando para a questão de gestão de advocacia, percebo que muitas colegas consideram seus resultados satisfatórios quando estão ocupadas, cheias de compromissos, com muitos seguidores/likes/comentários e clientes entrando (mesmo que pingados), mas será que esse cenário é sustentável?

Vamos refletir juntas respondendo o seguinte: a forma como você gerencia a sua rotina tem te deixado mais feliz, mais rica e mais desocupada?

MAS COMO TRANSFORMAR uma AGENDA LOTADA em uma LUCRATIVA?

VOU TE ENTREGAR 6 PASSOS!

O primeiro passo é se conhecer, isso mesma, identificar como você funciona hoje, como é o seu modelo mental, o que te move, o que te sabota, o que está por trás do que você faz, a forma como desempenha tarefas, como você se relaciona com os outros, qual a sua reação sob pressão, qual o seu nível de adequação as atividades da rotina, nível de estresse, estilo de liderança, como toma decisões, sua energia para as tarefas, seu potencial para o trabalho, qual o nível de exigência do trabalho e na vida pessoal, melhor área de atuação, bloqueios a produtividade e na prospecção de clientes, e mais dezenas outros fatores, que na minha humilde opinião, são DADOS BÁSICOS para que as colegas se GERENCIEM BEM na advocacia e na vida pessoal. Comece descobrindo o seu perfil gratuitamente. Receba o link no Workshop: http://f556bef.contato.site/advogadareferencia

 Aqui você deve trabalhar a maximização dos seus talentos. Esse teste gratuito vai te mostrar exatamente onde você atua melhor, se é em trabalhos internos ou externos. Descobrirá também qual é o seu TOQUE DE MIDAS (pontos fortes) e sua CRIPTONITA (pontos fracos).

O segundo passo para criar uma ADVOCACIA LUCRATIVA é a profissionalização da sua prospecção, a começar pela sua carteira de clientes atual.

Se a indicação de clientes, o famoso “boca a boca”, é a forma mais frequente de atração de clientes no seu escritório, concorda que você precisa profissionalizar essa prática?

Para isso, você precisa criar um Plano de Indicações mapeando os seus contatos pessoais e profissionais, e assim, poderá criar tarefas para se comunicar com eles via mensagens de texto, áudios, vídeos e até encontros, a depender do grau da relação e da oportunidade daquele contato.

​Quem não entende de pessoas, não entende de negócios jurídicos, e para gerar conexões poderosas, é preciso gerenciar seus relacionamentos com profissionalismo.

O terceiro passo para obter lucro na advocacia, mesmo atuando sozinha, é organizar suas rotinas profissionais aplicando a metodologia de projetos na agenda.

Utilizamos o Trello para isso. Nunca ouviu falar? Venha para o Workshop para conhecer: http://f556bef.contato.site/advogadareferencia

78% das advogadas estão infelizes com seu trabalho e se cobram muito pelos resultados que gera. Serviço Lucrativo é fruto de uma autogestão de excelência, que respeita o seu perfil de personalidade e sua essência feminina.

Tarefas e compromissos bem mapeados e ordenados, geram credibilidade junto aos clientes, colegas de trabalho e mercado. Aqui você se torna uma referência no que faz.

Eu conheço de longe quando vejo uma advogada com rotina lucrativa, ela tem pelo menos as seguintes competências desenvolvidas ou em desenvolvimento:

- Se conhece profundamente, inclusive os pontos cegos, pois vive pedindo feedback para se corrigir;

- Conhece o manual de funcionamento das pessoas e sabe influenciá-las;

- Sabe se relacionar de modo lucrativo, não perde tempo com fofocas, conversas fúteis e reclamações;

- Sabe usar a agenda (online e física) de modo eficaz;

- Sabe incluir e realizar metas de longo prazo na agenda de prazos;

- Sabe escolher os cursos, amizades, parcerias, ferramentas e tarefas que geram mais lucro;

- Sabe controlar sua rotina com leveza;

- Sabe vender e cobrar mais caro;

- Sabe atrair clientes qualificados, que reconhecem o valor dos seus serviços, afinal, um qualificado reconhece outro, e o contrário também;

- Sabe se manter na mente das pessoas de modo marcante;

- Tem equilíbrio entre vida e carreira;

- Sabe ajudar pessoas sem se desgastar;

- Sabe ser lucrativa, ao invés de apenas estar ocupada.

O quarto passo é criar uma vitrine de serviços pulverizada que atenda a vários tipos de clientes da mesma área ou a vários tipos de problemas do mesmo cliente. Daremos vários exemplos no Workshop: http://f556bef.contato.site/advogadareferencia

O quinto passo é aprender a precificar honorários utilizando a pulverização de receitas. Aprender a “envelopar” sua cobrança de modo que o cliente pague mais do que a tabela da OAB, só que de uma forma leve para ele (e não estou falando de descontos ou gratuidades). Aprofundarei isso no workshop também.

O sexto passo é aprender roteiros de fechamentos de contratos e condução de vendas, com isso, você pode fechar até 100% dos contatos que atrai pela internet ou presencialmente, pois de nada adianta você saber fazer anúncios no googleads ou impulsionar suas publicações “bombadas” e perder o potencial cliente logo na recepção por não saber conduzi-lo a um contrato fechado.

E se você se identificou com algum desafio que eu expus e deseja reverter essa situação ainda em 2022, te convido para trabalhar comigo no Workshop Advogada Referência. Só vem: http://f556bef.contato.site/advogadareferencia

Faltam 4 dias! Te aguardo lá!

Thaiza Vitoria: Instagram @thaizavitoriaoficial

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