Concursos Federais: confira as principais oportunidades para 2021

concursos federais confira principais oportunidades 2021
bit.ly/3hJbvtb | 2021 começou com grandes expectativas de ser um ano melhor, com mais esperança, vacina e muitos editais sendo publicados. Com os concursos federais não poderia ser diferente.

O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2021 prevê o provimento de 50.946 vagas e criação de 2.165 cargos. Entretanto, esse quantitativo ainda será confirmado através da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser votada nos próximos dias.

Enquanto isso, já temos a certeza de vários editais iminentes, com banca definida, comissão formada e autorizados. E se as coisas correrem da forma esperada, essa lista de concursos previstos só vai aumentar!

Para facilitar sua busca ou acompanhamento de uma seleção específica, separamos os concursos por categoria. Além disso, salve essa página nos seus favoritos, pois ela será atualizada frequentemente, trazendo sempre as novidades mais fresquinhas.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, no último dia de 2020. A LDO estabelece as regras para a execução do orçamento do ano de 2021.

Importante ressaltar que os gastos detalhados serão apresentados na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será votada nos próximos dias.

Vale lembrar que, segundo o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), há previsão de receitas e despesas da União, incluindo concursos e criação de vagas. É previsto, até então, o provimento de 50.946 vagas e criação de 2.165 cargos.

Confira maiores informações no artigo Concursos 2021.

Concursos Federais com banca definida

Concurso Polícia Federal

1.500 vagas estão oficialmente autorizadas para os cargos de Delegado, Escrivão, Agente e Papiloscopista. Cebraspe será responsável pelo edital e já assinou o contrato! Edital é iminente.

Concurso Polícia Rodoviária Federal

O Cebraspe será a banca organizadora do novo concurso com 1.500 vagas. Edital previsto para a segunda quinzena de janeiro de 2021.

Concurso Banco do Brasil

Estão em fase final os estudos para a realização do próximo concurso da instituição. Estão previstas 120 vagas para a área de Tecnologia da Informação, em regime home office, algo inédito nas carreiras do banco.

Concurso IMBEL

A publicação do edital do concurso da Indústria de Material Bélico do Brasil está cada vez mais próxima de ocorrer, já que o contrato com a FGV está assinado! 

Processo Seletivo Ministério da Economia

Com dois editais já finalizados, foi autorizada uma nova seleção temporária com oferta de 100 vagas. IDIB foi escolhida para organizar a seleção para Analista, Agente e Coordenador.

Processo Seletivo ANM

A Agência Nacional de Mineração foi autorizada a realizar um PSS para contratação de 40 profissionais temporários do cargo de Técnico em Segurança de Barragens de Mineração. Cebraspe é a banca.

Concursos Federais com Comissão formada

Nenhum no momento

Concursos Federais autorizados

Concurso TCU

De acordo com fontes internas do Tribunal, a banca organizadora deve ser divulgada em breve e tudo indica ser o Cebraspe. Serão ofertadas 20 vagas mais cadastro reserva para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo. PLOA 2021 prevê o provimento de 30 vagas.

Processo Seletivo IBGE

O Instituto chegou a publicar o edital com mais de 200 mil vagas em 2020, porém, por conta da pandemia, foi suspenso. Agora, tanto o edital já publicado quanto os que ainda estão previstos, devem ficar para esse ano. Já são duas seleções autorizadas: uma com 192 vagas e a outra com 6.500 vagas (banca em breve).

Concurso Senado Federal

A comissão organizadora do novo certame foi revogada. Vale lembrar que o Cebraspe era cotado para organizar a seleção. Apesar de toda a movimentação o Senado veio a público e divulgou uma nota negando a contratação da banca e afirmando que “quaisquer decisões sobre o futuro concurso serão tomadas quando houver instituição de nova comissão examinadora”.

Concursos Federais solicitados

Concurso Receita Federal

Para 2021, o órgão protocolou pedido de concurso com 3.360 vagas ao Ministério da Economia. Essas vagas se distribuem entre os cargos de Auditor Fiscal, Analista Tributário e carreira administrativa.

Concurso INSS – Perito Médico

Foi divulgado um Despacho no qual é indicada a solicitação de um novo concurso para o cargo de Perito Médico. Agora, é aguardada a análise da Secretaria Especial de Desburocratização e Governo Digital, que detém a competência para conceder ou não a autorização de realização do certame.

Concurso ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres ainda aguarda resposta para sua solicitação de 394 vagas, realizada em 2019. Em paralelo, o órgão confirmou que foi encaminhada em 2020 uma nova solicitação visando o provimento de 402 vagas.

Concurso ANTAQ

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários protocolou e 2020 um novo pedido de concurso. Segundo a Agência, a solicitação abrange 109 vagas aos cargos de Técnico e Analista Administrativo e Técnico e Especialista em Regulação de Servidores de Transportes Aquaviários.

Concurso ANVISA

O órgão protocolou junto ao Ministério da Economia, solicitação de concurso público para provimento de 89 vagas, distribuídas entre os cargos de Especialista em Regulação e vigilância Sanitária, Técnico em regulação e vigilância Sanitária, Analista Administrativo e Técnico Administrativo.

Concurso ANA

Um novo pedido de concurso para a Agência Nacional das Águas foi protocolado em 2020. Foram solicitadas 101 vagas distribuídas entre cargos de nível médio e superior.

Concurso ANATEL

A Agência protocolou uma solicitação ao Ministério da Economia, para concurso com 333 vagas de nível médio e superior.

Concurso CGU

A CGU confirmou a solicitação de concurso para o ano de 2021. Em contato com o órgão, disseram que não há expectativa de concurso para este exercício em virtude da atual situação por conta da pandemia da COVID-19.

Concurso Ministério da Justiça

O MDJ protocolou pedido para 365 vagas de níveis médio, médio/técnico e superior. Esse pode ser seu primeiro concurso após a junção com o Ministério da Segurança Pública.

Concurso FUNAI

A Fundação Nacional do Índio confirmou a solicitação para abertura de concurso com 826 vagas, distribuídas entre cargos de nível intermediário e superior.

Concurso FUNARTE

A Fundação Nacional de Artes confirmou a solicitação de autorização de concurso para 2021 com 159 vagas, número correspondente ao déficit atual. Solicitação realizada em 2019 não teve resposta.

Concurso IBAMA

O IBAMA protocolou uma nova solicitação no Ministério da Economia para abertura de concurso público com 2.311 vagas para os cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Técnico Administrativo.

Concurso INMETRO

Aguardado desde 2017, o concurso para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia pode sair em 2021. O órgão confirmou uma nova solicitação de certame ao Ministério da Economia.

Concurso CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico realizou solicitação para 112 vagas ao cargo de Analista em Ciência e Tecnologia.

Concurso AFT

Sem concurso há sete anos, uma nova solicitação em andamento pode ser a luz no fim do túnel para os concurseiros da área. Segundo um Ofício da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT, foi demonstrada a necessidade de recomposição do quadro de Auditores-Fiscais do Trabalho em sua integralidade.

Concurso BACEN

Em resposta obtida pela equipe de jornalismo do Estratégia Concursos, o Banco Central do Brasil revelou que protocolou um novo pedido de concurso BACEN com 260 vagas, sendo 200 para o cargo de Analista, 30 para Técnico e 30 para Procurador do Banco Central.

Concursos Federais previstos

Concurso INSS

A expectativa para que o novo concurso do INSS seja realizado em 2022 é bem grande! Para que isso possa se concretizar, o Instituto deve solicitar autorização ao Ministério da Economia até 31 de maio, prazo limite para que os órgãos federais façam seus pedidos.

Concurso MPF

De acordo com informação confirmada por membros da carreira, o Ministério Público Federal deverá aprovar em breve a Resolução que irá autorizar a realização de um novo concurso para o provimento de cargos de Procurador da República.

Concurso MPU

Um novo concurso para o Ministério Público da União está nos planos da gestão Aras à frente da PGR. Segundo o órgão, o MPU deve ter novos editais para cargos não inclusos no edital de 2018.

Concursos Federais sem previsão

Concurso ANCINE

A Agência Nacional de Cinema afirmou que não protocolou pedido de concurso em 2020. Além disso, a solicitação realizada em 2019, para 16 vagas, foi negada.

Concurso ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou que seguirá monitorando a evolução do cenário para avaliar a reapresentação de um novo concurso, em momento futuro.

Concurso ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil informou que não realizou solicitação de concurso em 2020. Seu último concurso foi realizado em 2015 e expirou em 2019.

Concurso ANS

O último pedido protocolado ao Ministério da Economia foi realizado em 2018 e negado. Como resposta à Agência, foi requisitada a adequação às novas diretrizes do Decreto nº 9.739, que estabelecem medidas de eficiência organizacional e normas sobre concursos públicos.
______________________________________

Escrito por Coordenação
Fonte: www.estrategiaconcursos.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima