Feed mikle

No Casamento com Separação de Bens haverá concorrência na Herança?

casamento separacao bens havera concorrencia heranca
DEPENDE.... depende de alguns fatores como por exemplo, de qual "Separação" estamos falando e depende de qual legislação foi/será aplicada ao caso concreto (Código Civil anterior, Código Civil atual ou até mesmo, Código Civil da época do falecimento com eventuais modificações), assim como, e especialmente, as PECULIARIDADES do caso concreto - já que cada caso de Inventário pode apresentar detalhes que mudam tudo (como por exemplo, a existência de um PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO que não tenha deixado nada a partilhar no momento do óbito - como podemos ver aqui https://www.instagram.com/p/CRJHK6GDBLi/)...

Algumas pessoas ainda não se deram conta que existe no ordenamento jurídico uma Separação OBRIGATÓRIA e uma Separação CONVENCIONAL. Enquanto uma a Lei obrigatoriamente impõe no caso de determinadas situações específicas (vide art. 1.641 do CCB), noutro caso a Lei permite a adoção voluntária, mediante PACTO ANTENUPCIAL lavrado em Cartório de Notas.

É preciso anotar ainda que, mesmo como imposição legal pode ser possível trabalhar a situação patrimonial em casamentos regidos pela Separação Obrigatória de Bens, ou até mesmo, dependendo da hipótese (por exemplo, no caso do inc. I do art. 1.641 c/c inc. I do art. 1.523 do CCB/2002) afastar a imposição legal. Fato é que o STJ já tem posicionamento sedimentado sobre as ocorrências de concorrência ou não na herança nos casos de Casamentos regidos pela Separação de Bens, distinguindo, com acerto o regime excepcional - se voluntário ou obrigatório:

"STJ - AgInt no REsp. 1887930/PR. J. em: 18/05/2021. AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL. INVENTÁRIO. HERANÇA. VIÚVA QUE FOI CASADA SOB O REGIME DE SEPARAÇÃO CONVENCIONAL DE BENS. RECONHECIMENTO DA QUALIDADE DE HERDEIRA NECESSÁRIA. APLICAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA DO STJ. AGRAVO INTERNO DESPROVIDO. 1. Consoante a jurisprudência desta Corte Superior, "no regime de separação convencional de bens, o cônjuge sobrevivente concorre com os descendentes do falecido. A lei afasta a concorrência apenas quanto ao regime da separação legal de bens prevista no art. 1.641 do Código Civil. Interpretação do art. 1.829, I, do Código Civil"(REsp 1.382.170/SP, Rel. Ministro Moura Ribeiro, Rel. p/ Acórdão Ministro João Otávio de Noronha, Segunda Seção, julgado em 22/4/2015, DJe 26/5/2015). 2. Agravo interno desprovido".

Por Julio Martins
Fonte: www.juliomartins.net

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima