Lei Henry Borel: campanha criada por Leniel tem 585 mil assinaturas

lei henry borel campanha 585 assinaturas
Via @jornaloglobo | Uma campanha criada por Leniel Borel, pai do menino Henry Borel, com o objetivo de aumentar a punição para assassinatos de crianças quando cometidos por madrastas ou padrastos já conta com 585 mil assinaturas. A meta é atingir 1 milhão de assinaturas.  Henry morreu aos 4 anos, em março de 2021. O abaixo-assinado virtual pede a aprovação do Projeto de Lei 1386/2021, que agrava de 1/3 a até metade a pena para os crimes que têm como autores padrastos ou madrastas da vítima. A iniciativa ficou conhecida como Lei Henry Borel.

"Mais de nove meses se passaram desde o brutal assassinato do meu filho. Em sua memória, tenho lutado por melhorias às condições de segurança de outras crianças que, assim como ele, possam estar expostos à violência em seus lares, com a aprovação e implementação desta lei", argumenta Leniel, que recolhe as assinaturas neste site.

O pai do menino aponta a lei como uma "homenagem" à memória de Henry. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, em Brasília, e, atualmente, encontra-se no Senado Federal, aguardando parecer.

"O projeto inicial cresceu, tornou-se ainda mais abrangente. Meu desejo é que, antes de completar um ano da morte do meu filho, antes da próxima audiência onde serão ouvidos dois monstros, possamos fazer essa justa homenagem a ele, para que todos saibam que #naofoiemvao. Ajude-nos a atingir nossa meta de 1 milhão."

Em março de 2021, o Congresso aprovou o regime de urgência para o projeto de Lei 4626/20, do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), que também aparece como autor do Projeto de Lei 1386/2021. A PL muda o parágrafo 8 do artigo 121 do Decreto-Lei nº 2.848 do Código Penal Brasileiro e determina que a pena para crimes contra menores de 14 anos seja aumentada de 4 a 12 anos para 8 a 14 anos se as ações resultarem em morte. O texto também agrava a pena atual para abandono de incapaz, que é de seis meses a três anos de detenção, passando para dois a cinco anos de reclusão. Se o abandono resultar em lesão corporal grave, a pena passa a ser de três a sete anos.

Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe de Henry, e o namorado, o médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido), foram indiciados e apontados pela polícia como responsáveis pelo homicídio duplamente qualificado da criança. Eles estão presos desde 8 de abril do ano passado acusados pela morte do menino.

Por Agência O Globo
Fonte: O Globo

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. É um desserviço não terem disponibilizado o link direto ao projeto para participação do leitor.

    ResponderExcluir
  2. Eu apoiaria se fosse prisão perpetua pra esses vagabundos, uma criança totalmente indefesa, traída por aqueles lixos que tem obrigação de cuidar, amar, sustentar....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima