Transformação Digital Jurídica: o que é + 16 chaves para o sucesso!

transformacao digital juridica 16 chaves sucesso
bit.ly/39SUGrS | A transformação digital já deixou de ser novidade no ambiente corporativo, mas ainda provoca dúvidas e inquietações em qualquer empresa, independente do porte e segmento. No mercado jurídico, por outro lado, a Transformação Digital Jurídica é algo muito novo, então, repleto de oportunidades para implementação de vantagens competitivas.

Muito mais que uma tendência de mercado, trata-se de uma evolução necessária para se adaptar aos novos padrões de consumo e de vida. É então questão de sobrevivência nesta Era Digital. 

Já neste ano, segundo previsão da Corporação Internacional de Dados (IDC), 30% das 2000 maiores empresas do mundo terão alocado pelo menos 10% de suas receitas em estratégias digitais.

E o que isso tem a ver com o Direito? Bem, algo que você, profissional jurídico, precisa entender, é que normalmente organizações de outras áreas (que não prestam serviços jurídicos) historicamente são muito mais avançadas nas estratégias de negócios. Isso significa que implementar nas organizações de serviços jurídicos (seu escritório!) essas estratégias te trará um significativo diferencial competitivo.

O ponto-chave está em uma mudança cultural que compreenda o uso de tecnologias possíveis com foco em automatizar tarefas, digitalizar processos, simplificar a operação e adquirir agilidade.

Isso é para todos os negócios, inclusive o seu (não se esqueça que o seu escritório é um negócio!) Pequenas mudanças e de baixo investimento já podem ser implementadas à sua realidade – Leia: 17 ferramentas gratuitas, testadas e aprovadas para advogados empreendedores -.

Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa para promover mudanças no seu escritório e posicioná-lo como referência de transformação digital jurídica – que, por sinal, uma curiosidade é que foi o Marcílio Guedes Drummond quem criou este termo -.

Afinal, o que é Transformação Digital Jurídica?

O termo, em seu sentido mais completo, refere-se a uma mudança cultural ampla impulsionada e proporcionada pela tecnologia digital.

Está diretamente relacionada à maturidade digital das organizações. Escrevemos um texto recentemente sobre a importância disso e vale muito a leitura. É só clicar aqui.

Essa mudança cultural impacta sobretudo na entrega de valor aos clientes, que passa a ser o foco do negócio. As tecnologias são ferramentas que possibilitam esse objetivo.

A transformação digital é observada em praticamente todos os serviços oferecidos. É difícil encontrar qualquer tipo de produto, serviço ou experiência que não tenha sofrido intervenção digital ou tecnológica em sua cadeia produtiva. Infelizmente o mercado jurídico ainda é muito resistente a essas importantes mudanças, porém, o lado bom é que aqueles profissionais que já acordarem para a Transformação Digital Jurídica possuem uma enorme vantagem competitiva.

Nesta aula aberta e gratuita, Marcílio Guedes Drummond explica exatamente o que é a transformação digital jurídica e como ela pode mudar drasticamente a sua carreira.



Os 2 maiores desafios da Transformação Digital nas organizações

Quando falamos em desafios ou até mesmo limitações da transformação digital costumamos pensar em problemas de tecnologia.

Um exemplo é a falta de internet estável, abrangente, acessível e de alta velocidade.

Mas o principal desafio não está aí, e sim na criação de uma cultura que valorize a inovação e a tecnologia. A mudança de mentalidade é sempre mais difícil.

O outro desafio é fazer com que as inovações estejam conectadas às estratégias globais das organizações (o seu escritório!). Precisa fazer sentido no todo e não ser uma iniciativa isolada.

Neste vídeo, em menos de 2 minutos, Flavio Pripas, Diretor do Cubo Itaú, explica que a transformação digital vai muito além de recursos tecnológicos:



O que chama muito a atenção neste vídeo é a importância das Startups para a Transformação Digital. Na verdade, elas são o motor da Transformação Digital. Por isso, inclusive, é que ser um Advogado de Startups traz amplas oportunidades na atual Era Digital.

As vantagens de investir na Transformação Digital Jurídica

A transformação digital vem ganhando espaço no mercado corporativo porque oferece o que as empresas mais vislumbram: produtividade e redução de custos. No mercado jurídico, a Transformação Digital Jurídica oferece o mesmo, mas com mais impacto.

Adotar qualquer nova tecnologia – como um simples app –, capaz de otimizar fluxos de trabalho, melhorando a performance dos colaboradores, já é um avanço e um importante passo para se transformar digitalmente.

Uma pesquisa da Cisco, em 2017, mostrou que 33% ainda não investem nada em transformação digital e arriscam desaparecer em poucos anos. Como temos muita experiência em Transformação Digital Jurídica de departamentos jurídicos, escritórios, startups e empresas de tecnologia, podemos dizer que no direito o buraco é ainda mais embaixo.

Caso seja o seu caso, está na hora de mudar.  Segundo a Gartner, os negócios digitais representarão cerca de 36% da receita total de uma organização já em 2020.

Outra pesquisa, feita em abril de 2020 pela Vanson Bourne com 5.000 tomadores de decisão em todo o mundo, concluiu que 97% dos entrevistados tiveram sucesso em seus esforços de transformação digital.

A principal vantagem relatada foi o aumento da eficiência dos negócios, seguida pela melhora da experiência do cliente. Confira na imagem a seguir, dados de outros estudos que reforçam as vantagens em transformar digitalmente um negócio:

As informações são dos sites insights.prophet.com e transformacaodigital.com.

Conheça as 16 chaves para o sucesso na Transformação Digital Jurídica

A Mckinsey fez um estudo detalhado para investigar quais fatores são responsáveis pelo sucesso da transformação digital em uma organização. Eles analisaram 83 boas práticas e, analisando seus desempenhos, chegaram nas 21 chaves para o sucesso de uma transformação.

Confira quais são e reflita quais delas já são práticas no seu escritório e quais são uma oportunidade para você transformar em realidade. Da relação completa abaixo, destacamos 5 que entendemos como indispensáveis para qualquer negócio, independente do porte, setor e estágio de maturidade digital.

  1. Implemente ferramentas digitais para tornar as informações mais acessíveis em toda a organização;
  2. Envolva os líderes de iniciativa (líderes de iniciativas digitais ou não digitais que fazem parte da transformação) para apoiar a transformação;
  3. Modifique os procedimentos operacionais padrão para incluir novas tecnologias digitais;
  4. Estabeleça uma história clara da mudança (descrição e caso das mudanças que estão sendo feitas) para a transformação digital;
  5. Adicione uma ou mais pessoas familiarizadas ou muito familiarizadas com as tecnologias digitais à equipe principal – aqui, por exemplo, encaixa o trabalho de um Head de Inovação;
  6. Os gestores devem incentivam os colaboradores a desafiar as antigas formas de trabalho (processos e procedimentos);
  7. Redefina os papéis e responsabilidades dos indivíduos para que eles se alinhem aos objetivos da transformação;
  8. Ofereça aos colaboradores oportunidades para gerar ideias de onde a digitalização pode apoiar os negócios;
  9. Estabeleça uma ou mais práticas relacionadas a novas formas de trabalhar (como aprendizado contínuo, ambientes de trabalho físicos e virtuais abertos e mobilidade de funções) – Você já conhece as novas profissões jurídicas? ;
  10. Envolva os colaboradores em funções de integrador (colaboradores que traduzem e integram novos métodos e processos digitais nas formas existentes de trabalhar para ajudar a conectar as partes tradicionais e digitais dos negócios) para apoiar a transformação;
  11. Implemente a tecnologia de autoatendimento digital para uso de colaboradores e parceiros de negócios;
  12. Os gestores devem incentivam seus colaboradores a experimentar novas ideias (como a criação rápida de protótipos e a permitir que os colaboradores aprendam com suas falhas);
  13. Os gestores devem garantir a colaboração entre as pessoas que trabalham a inovação e a transformação digital, com aqueles que executam funções mais operacionais;
  14. Envolver os gerentes de inovação tecnológica (gerentes com habilidades técnicas especializadas que lideram o trabalho em inovações digitais, como o desenvolvimento de novos produtos ou serviços digitais) para apoiar a transformação – aqui também pode entrar a figura de Head de Inovação;
  15. Os gestores devem estimulam um senso de urgência para fazer as mudanças da transformação.
  16. É importante implementar uma cultura guiada por dados (data-driven), para se ter decisões mais acertadas, com o que é chamado de Direito Guiado por Dados.

E por falar em dados, nesta aula gratuita Marcílio Guedes Drummond explica o que é Big Data e como isso te faz ganhar mais dinheiro



O que você precisa ter em mente é que a Transformação Digital Jurídica possui uma base tríplice: pessoas/cultura, tecnologia/ferramentas e novos modelos de negócio, então foque nessas três vertentes, até porque, acho que nem você nem ninguém quer virar uma Blockbuster!

Exemplos de Transformação Digital

A transformação digital vêm trilhando um caminho contrário à crise dos últimos anos. O que dialoga justamente um dos seus princípios básicos: mais do que um modismo ou até diferencial, ela deve ser tratada como uma necessidade essencial para o mercado atual.

Estamos vivendo em um mundo onde a tecnologia digital já está sendo incorporada à vida do ser humano de maneira orgânica e direta. Nas organizações (seu escritório!) não é diferente.

O desenvolvimento de dispositivos e apps mobile permitiu que organizações de pequeno e médio porte tivessem acesso a essas tecnologias. Isso porque novas soluções tornaram a criação de apps corporativos mais barata e acessível.

Organizações referências em Transformação Digital

O Spotify – já viu nossos podcasts lá? – tem mais assinantes que a população inteira do Brasil. São centenas de milhões de pessoas, e mesmo assim, devido ao investimento em alta tecnologia, a plataforma consegue mapear os hábitos de consumo musical de cada usuário.

Isso se reflete na prática com as sugestões personalizadas que o Spotify fornece de músicas aos seus clientes. Uma referência global de organização digitalmente madura que utiliza de alta tecnologia como alicerce do seu negócio.

Aqui no Brasil, o maior exemplo é o da gigante do varejo Magazine Luiza.

A “Magalu” é mesmo um fenômeno: ganhou a simpatia dos clientes, facilitou a vida dos vendedores e gerou resultados financeiros incríveis, com mais de 1000% de crescimento na Bolsa de Valores do País em apenas oito anos.

Como implementar a Transformação Digital Jurídica no seu escritório?

Levar a transformação digital para dentro do seu escritório é um caminho necessário, que precisa ser planejado e trilhado um passo de cada vez.

Mas como podemos ajudar você a transformar e modernizar seu escritório?

Realizamos cursos, consultorias, treinamentos e implementações em Startups, grandes empresas (de tecnologia ou não), departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Para o nosso conteúdo (e a transformação que propiciamos) ser acessível a muito mais profissionais jurídicos, temos nossos treinamentos digitais, com acesso vitalício. Veja aqui alguns dos feedbacks que já recebemos.

A transformação digital jurídica que o seu escritório precisa pode virar realidade com baixo custo e em menos de 30 dias, com o treinamento Transformação Digital Jurídica.

É possível também você entrar para o mercado jurídico que mais cresce na atualidade e se tornar um Advogado de Startups em até 60 dias.

Além disso, você pode também desenvolver em sua prática jurídica o Direito Guiado por Dados e ter um maior acerto nas suas decisões e nos seus investimentos (estamos falando de ter um maior Retorno de Investimento para tudo que você fizer na sua vida).

Quer saber como? Vamos conversar!

Clique aqui para fazer parte do nosso canal do telegram (conteúdos mais completos e exclusivos).

Acesse o perfil do instagram do Advogado de Startups

Faça conexão no LinkedIn

Por Marcílio Guedes Drummond
Fonte: advogadodestartups.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima