OAB-RJ vê violação em advogado que participou de audiência internado com covid

oab violacao advogado audiencia internado covid
O presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro), Luciano Bandeira, afirmou que houve violação das prerrogativas do advogado que teve que participar de uma audiência remota com o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, mesmo estando internado em um hospital com covid-19. O fato ocorreu na 3ª feira (15.jun.2021).

Na audiência de um processo da Lava Jato do Rio de Janeiro, o advogado Rafael Soares Gonçalves explica que uma colega não poderia assumir o caso e participar da audiência. Ele aparece com uma roupa de hospital, com um tubo ligado ao nariz. Disse que encaminhou uma petição ao juiz só uma vez, e não “várias”, como havia afirmado Bretas.

“Então o requerimento formal foi indeferido por vossa excelência, e foi apresentado somente na data de hoje. Entendo as razões do indeferimento, em que pese, data venia, discordar, e a única manifestação que gostaria de fazer é, em princípio, que seria pedir vênia aos ilustres colegas em virtude da minhas vestimentas”, afirmou o defensor.

Segundo o portal Conjur, o advogado está internado desde o dia 6 de junho. Gonçalves atua na defesa de um dos réus num processo ligado à “operação Bancarrota”. 

Ao Poder360, Bandeira disse que a seção carioca da ordem repudia a atitude do juiz, que negou o pedido de Rafael Soares Gonçalves para adiamento da audiência. “Demonstra uma má vontade, um desrespeito pela condição do advogado nesse momento horroroso da pandemia”. 

O presidente disse que a entidade busca contato com o defensor para prestar o apoio necessário. “Se for o desejo dele, nós vamos tomar as medidas necessárias junto à corregedoria do TRF (Tribunal Regional Federal) e ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça)”. 

“A atitude não compreende o papel fundamental dos advogados no devido processo legal, no amplo direito de defesa. Foi uma atitude de desprestígio para toda a advocacia. Se fosse o caso do juiz estar nessas condições, eu duvido que a audiência não seria suspensa”, declarou.

O Poder360 entrou em contato com a Justiça Federal do Rio de Janeiro para que comentasse o caso. Até a publicação desta reportagem não houve resposta. O jornal digital não conseguiu contato com o juiz Marcelo Bretas.

Lucas Mendes
Fonte: www.poder360.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima