UFPR erra ao divulgar lista de 31 estudantes que já tinham comemorado aprovação

ufpr erra divulgar lista estudantes aprovacao
Via @portalg1 | Em pouco mais de 30 horas, a euforia dos estudantes José Paulo Sampaio e Erykson Julianni, de Curitiba, pela aprovação para o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi substituída pela revolta de ver o nome retirado da lista.

Na tarde de terça-feira (31), os dois celebraram com familiares e amigos após verem os nomes entre os aprovados no vestibular 2020/2021.

Porém, na noite de quarta-feira (1º), a instituição informou que o resultado, divulgado com antecedência, não era mais aquele. A UFPR apontou falha no processamento de notas e corrigiu a lista, substituindo 31 nomes.

"Eu preferia não ter passado direto do que falarem que a gente passou, terem deixado a gente um dia comemorando e fazendo planos para, de repente, dizerem 'não, desculpa, vocês não passaram mais", lamentou Erykson.

Erykson Julianni teve o nome retirado da lista de aprovados da UFPR, após universidade corrigir resultado — Foto: Reprodução/RPC

José Paulo conta que a frustração veio após um alívio do que achou que seria o fim de uma rotina de 12 horas diárias de estudo para tentar uma vaga no curso de medicina. Ele chegou, inclusive, a raspar o cabelo na comemoração.

"Acordei de manhã, e minha mãe falou que tinha uma notícia, que eu tinha que ser forte", lembra ele sobre como soube que não estava mais entre os aprovados.

Claudia Sonda, mãe de um estudante que teve o nome retirado da lista comentou a insatisfação pelos planos interrompidos do filho, após a comemoração.

"Você tem um edital publicado, você vê o nome do teu filho lá e, de repente, não é mais isso. Isso é muito grave, é muito grave", afirmou.

José Paulo Sampaio raspou o cabelo e comemorou ao ver nome na lista de aprovados ao curso de medicina da UFPR — Foto: Reprodução/RPC

Correção

A Universidade Federal do Paraná informou que corrigiu o resultado do vestibular após uma falha no processamento de dados. Confira a lista corrigida

De acordo com a UFPR, a falha não contabilizou os ajustes nas notas de produção de texto após candidatos solicitarem recurso para uma nova correção. A mudança vale para quem teve o recurso deferido.

A maior parte dos nomes substituídos está na lista de aprovados do curso de medicina. Veja a seguir:

  • Medicina (Curitiba): 21 vagas
  • Medicina (Toledo): 4 vagas
  • Direito (matutino): 2 vagas
  • Odontologia (Curitiba): 1 vaga
  • Fisioterapia (Curitiba): 1 vaga
  • Biomedicina (Curitiba): 1 vaga
  • Medicina Veterinária (Curitiba): 1 vaga

Conforme a universidade, 467 recursos de correção da prova de produção de texto foram deferidos. Apesar disso, um erro no banco de dados não acrescentou as notas da nova correção.

A UFPR informou que só percebeu a falha depois da divulgação do resultado. Por causa do erro, a instituição suspendeu a divulgação do desempenho individual e a abertura do processo de envio dos documentos para o registro acadêmico.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) — Foto: Reprodução/RPC

A universidade disse que uma comissão de sindicância foi instaurada para apurar o erro, mas não anunciou o afastamento de nenhum servidor ligado à organização do vestibular ou à divulgação do resultado.

A federal também não informou os prazos para que a sindicância apresente resultados e aponte os responsáveis pelo erro.

O professor e responsável pelo Núcleo de Concursos da UFPR, Alexandre Trovon, informou que a universidade lamenta o ocorrido, que disse ter sido um "erro pontual".

Vestibular

O resultado do vestibular da UFPR foi divulgado na terça-feira (31). De acordo com a universidade, mais de 39 mil pessoas se inscreveram para o vestibular.

Esta edição do vestibular disponibilizou 5.383 vagas para 128 cursos de graduação.

O resultado, que inicialmente seria divulgado em 9 de setembro, foi antecipado para que os alunos tivessem tempo de realizar todos os trâmites de matrícula, segundo a UFPR.

As aulas vão começar no dia 20 de setembro.

*Veja os vídeos da matéria na íntegra, aqui

Por G1 PR e RPC Curitiba
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima