Professor de paleontologia é acusado de abusos morais e sexuais nos últimos 14 anos

professor paleontologia abusos sexuais 14 anos
Via @portalg1 | Um professor de paleontologia da Unirio, a Universidade Federal do Estado do Rio, está sendo acusado por estudantes e colegas pesquisadores de abusos morais e sexuais. São dezenas de denúncias que cobrem um período de 14 anos, de 2007 até agora.

“Ele se aproximou de mim e disse que estava excitado, me pressionou contra a parede”, contou uma das vítimas.

“Ele pegou a minha mão para colocar no órgão dele”, relatou outra.

Leonardo Ávilla é coordenador do laboratório que estuda mamíferos extintos na universidade. Os casos vieram à tona na internet, quando outro paleontólogo, da Universidade Federal da Bahia, publicou os relatos que ouviu, sem citar o nome do professor.

O jornalista americano Michael Balter, que se dedica a expor casos de assédio no meio científico, leu os relatos e publicou o nome de Leonardo, pedindo que as vítimas se apresentassem.

E, então, pessoas que ficaram caladas durante anos, começaram a se encontrar e a falar.

O Fantástico conversou com 23 pessoas que contam ter sofrido abusos e perseguições. A repórter Sônia Bridi entrevistou 12 delas. A maioria prefere manter o anonimato.

A Unirio abriu um processo administrativo, depois de os estudantes de biologia apresentarem uma denúncia formal. Em nota, a reitoria disse que repudia assédio de qualquer tipo, mas ainda não decidiu se o professor Ávilla será afastado durante a apuração.

*Veja o vídeo da matéria na íntegra, aqui

Por Fantástico
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima