Agente da Polícia Civil manda advogado ‘lamber sabão’ durante discussão em delegacia de Goiânia

agente policia civil manda advogado lamber sabao durante discussao delegacia goiania
Via @jornal_opopular | Um agente da Polícia Civil foi filmado durante uma discussão na Central de Flagrantes, em Goiânia, mandando um advogado “lamber sabão”. Nas imagens, A.C.S. aparece afirmando que “advogado não tira preso [da cadeia]”, referindo-se à cliente do defensor M.J.C.L..

"Ele chegou na recepção, junto dos familiares da minha cliente, e falou que dar dinheiro para advogado era melhor jogar o dinheiro no bueiro. Que advogado vai lá e pega o dinheiro para beber cachaça, informou o advogado.

Em nota, a Polícia Civil de Goiás informou que a Gerência de Correições da instituição já está apurando o fato e tomando as medidas cabíveis. A reportagem não conseguiu localizar a defesa de A.C.S. até a última atualização desta matéria.

M.J.C.L. disse ao POPULAR que, após essa fala do agente, começou a filmar a situação, e o questionou sobre suas alegações:

Advogado: O que acontece com o advogado?

Agente: O advogado aqui não ajuda em nada. Ele pode sentar, ouvir, representar ela, mas tirar… Aqui advogado não tira preso.

Advogado: E a parte da cachaça?

Agente: Aí pega o dinheiro e vai beber cachaça e ela vai continuar presa. O senhor pode gravar, é isso que acontece.

Advogado: Mas é cerceamento de defesa, né?!

Agente: É isso que acontece! Advogado aqui nunca tirou preso e não tira. Ele pode representar ela, não tem problema, é um direito do advogado. Agora, eu tô (sic) falando é o que acontece.

Advogado: Nem beber eu bebo, eu sou advogado.

Agente: E não me dirigi ao senhor. Eu me dirigi ao senhor?

Advogado: O senhor falou da classe dos advogados. Vou chamar a Prerrogativa.

Agente: Agora eu vou falar pro senhor: vai lamber sabão!

Sobre a postura do agente, M.J.C.L. disse que “alguns (agentes) de uma certa forma tentam impedir que a família contrate o advogado para acompanhar a oitiva do preso, cerceando a defesa, que é um direito que o detido tem". O caso aconteceu na madrugada de terça-feira (28).

Após registrar o ocorrido, o advogado acionou a Comissão de Prerrogativas da OAB-GO, que foi até a Central de Flagrantes averiguar o caso. Em entrevista ao POPULAR, a advogada plantonista representante das prerrogativas, Dra Jordane Mota, explicou que falou pessoalmente com o agente, questionando sobre o porquê de ele ter se referido à classe daquela forma.

"Falei que se fosse um policial que tivesse sido desrespeitado daquela forma, naquele momento ele estaria preso, e que ele também poderia ser preso, porque eu também poderia dar a voz de prisão para ele naquele momento.

Em resposta à advogada, o agente teria dito que estava exercendo sua liberdade de expressão. Em resposta, a representante das prerrogativas alegou que o homem estava cometendo excesso, afrontando toda a classe dos advogados, e que seria representado pela OAB.

OAB-GO

Segundo a advogada Jordane Mota, a OAB-GO já determinou a expedição de ofício à Secretaria de Segurança Pública exigindo o afastamento do agente. A Ordem dos Advogados do Brasil fará uma representação criminal pelo crime de violacao de prerrogativas e uma ação de indenização por danos morais coletivos contra o Estado de Goiás e pessoalmente contra este agente.

O presidente da OAB - Seção Goiás, Rafael Lara Martins, também se manifestou sobre o ocorrido:

"Isso aconteceu esta noite na Central de Flagrantes de Goiânia. Eu já soube que não é a primeira vez. Já determinei à Comissão de Prerrogativas da OAB que tome todas as providências necessárias. Alexandre Pimentel, seu presidente, já está determinando a expedição de ofício à Secretaria de Segurança Pública exigindo afastamento desse agente. Também já oficiaremos a Corregedoria de Polícia para verificar os atos administrativos que foram feitos, mas muito mais do que isso, meus amigos, nós faremos a representação criminal pelo crime de violação de prerrogativas e faremos uma ação de indenização por danos morais coletivos contra o Estado de Goiás, e pessoalmente contra esse agente. Nenhuma agressão à advocacia ficará impune em Goiás!

Leicilane Tomazini
Fonte: @jornal_opopular

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima