'Nem eu concordo com tudo que o STF decide', diz ministro Roberto Barroso

nem eu concordo tudo stf decide diz ministro roberto barroso
Via @uolnoticias | O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, disse hoje que não concorda com tudo que a Corte decide e que os ministros estão "sempre desagradando alguém".

O que aconteceu

"É claro que ninguém concorda com tudo", disse Barroso. "Nem eu concordo com tudo que o Supremo decide. Muitas vezes eu sou voto vencido", acrescentou. As declarações ocorreram durante Fórum VEJA Brazil Insights, em Nova York.

O ministro disse que todas as questões que dividem a sociedade brasileira chegam ao Supremo. "A gente está sempre desagradando alguém, ou a gente desagrada as comunidades indígenas, ou a gente desagrada o agronegócio, ou o contribuinte, ou a gente desagrada o governo."

Barroso falou sobre o protagonismo do STF. Ele afirmou que os ministros "trabalham na frente dos holofotes" por conta do arranjo institucional brasileiro. O magistrado também considera que a competência da Corte para julgar políticos e autoridades atrai atenção midiática.

"Nós temos uma pavorosa competência criminal que chama uma imensa atenção. E essa competência criminal se exerce sobre todas as altas autoridades e sobre todos os membros do Congresso Nacional. Portanto, traz uma imensa atração midiática. E, para completar, a gente julga na frente da televisão, com transmissão ao vivo pela TV Justiça."

"Um editorialista que tem certa obsessão pelo Supremo escreveu que a gente gosta muito de holofotes. Meu amigo, a gente trabalha na frente dos holofotes. Essa é a vida que a gente leva."
          *Luís Roberto Barroso, presidente do STF

Durante sua fala, Barroso criticou o sistema proporcional, usado para a eleição de deputados federais, estaduais e vereadores. "O sistema é muito ruim por muitos motivos. Cada partido apresenta as suas listas e o eleitor vota em quem ele quer. Só que ele elege quem ele não sabe."

"A gente cria um sistema em que o eleitor não sabe quem ele colocou lá, e o eleito não sabe exatamente por quem ele foi colocado lá. Um não tem de quem cobrar, o outro não tem a quem prestar contas. Portanto, você cria um descolamento entre a classe política e a sociedade civil."
          *Luís Roberto Barroso, presidente do STF

Victoria Bechara
Fonte: @uolnoticias

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima