A atuação jurídica no interior do Brasil

advogado atuacao juridica interior brasil direito
bit.ly/39HKrFw | Atualmente há no Brasil 1.179.239 advogados cadastrados na OAB. Quando comparamos com a população estimada do país hoje - 209,3 milhões de pessoas - chegamos à estatística de 1 advogado para cada 177,5 pessoas. A título de comparação, os Estados Unidos possuem 1 advogado para cada 244 pessoas - uma proporção quase 30% menor.

O número é impressionante, e está em muito relacionado à quantidade de Faculdades de Direito existentes no país. O Brasil tem, em seu território, mais Faculdades de Direito do que a soma de todas aquelas que existem no mundo.

Assustador? Mais ou menos. Isso significa que um advogado no Brasil deve buscar sempre aperfeiçoar seus conhecimentos a fim de se manter vivo em um mercado extremamente competitivo.

Além disso, o mercado é amplo - nossa cultura de litígio registrou 19.579.314 processos novos na Justiça Estadual apenas no ano de 2019, conforme demonstra o relatório Justiça em Números, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça. Se somarmos a esse número os dados relativos a novos casos na Justiça do Trabalho, na Justiça Federal e na Justiça Eleitoral, temos o número impressionante de 27.452.961 novos litígios apenas no ano de 2019!

O que isso significa para os profissionais do interior do país?

É importante notar que a situação no interior do Brasil é um pouco diferente quando falamos de organização da estrutura judiciária. Muitas das cidades menos populosas possuem uma Vara Única, repartição responsável por coordenar as atividades do Magistrado e sua lotação e que, nesse caso, concentra a resolução de assuntos judiciários diversos em um único Magistrado.

(Mapa disponível na p. 25 do Relatório “Justiça em Números”, produzido pelo CNJ em 2019)

Sou natural de Caxambu, uma cidade com Vara Única, que possui 21 mil habitantes no Sul de Minas Gerais. O que observo, ao navegar pela advocacia na cidade, é uma predominância de antigos e consolidados escritórios de advocacia, na qual as causas chegam muito pelo modelo de “boca a boca” e por recomendações de clientes passados.

Isso significa que um novo advogado, atuando em uma cidade pouco populosa, pode ter alguns desafios especiais da região para consolidar sua atuação profissional. Reuni, nesse artigo, algumas dicas para jovens advogados no interior do Brasil. São dicas de gestão, que podem também servir para advogados de todos os lugares do Brasil!

Seja organizado e se mantenha antenado

Uma cabeça atualizada pode ser um grande atrativo inicial para o seu trabalho. Mais do que isso, estar atento às atualizações da tecnologia pode descomplicar muitas das tarefas essenciais para o bom funcionamento do seu escritório. Dessa forma, algumas ferramentas e metodologias de organização podem ser utilizadas para simplificar tarefas.

Seja organizado. Invista em um protocolo de nomeação de documentos que torne fácil e intuitivo o acesso àquilo que você precisa. Guarde com cuidado um banco de modelos separado por assuntos das peças que você já produziu. Tudo isso vai te livrar do retrabalho, e garantir que seu tempo seja bem gasto com atividades intelectuais, como o aprimoramento das peças que você escreve.

Além disso, estar sempre conectado com a realidade local, e atento para as principais demandas e necessidades do território pode ser uma boa maneira de escolher sua especialização.

Interaja, conheça outros profissionais, e compartilhe conhecimentos

Ter uma rede de contatos é essencial para o bom exercício da advocacia. A prática de recomendações de profissionais para atuarem em áreas especializadas pode te beneficiar, tanto no papel daquele que recomenda, quanto daquele que consegue clientes dessa forma. Além disso, manter uma ampla rede de contatos e conhecer outros profissionais da cidade te ajuda a entender melhor a realidade local, e aprender com outras pessoas que possuem mais tempo de profissão do que você.

Não se acanhe de compartilhar o conhecimento adquirido dentro da advocacia. Esse tipo de democratização de conhecimento pode te consagrar como especialista em uma área específica, e te ajudar a atrair clientes.

Considere o trabalho como correspondente jurídico

O interior possui uma demanda ampla por correspondentes jurídicos. Com a ampliação do território de atuação de escritórios das capitais, torna-se menos custoso contratar um correspondente do que enviar um associado para uma cidade do interior a fim de realizar diligências.

Um correspondente pode atuar de formas diversas, seja com o protocolo de petições, retirando fotocópia de processos, realizando requerimentos em órgãos administrativos diversos, até mesmo ao acompanhamento de audiências, realização de negociações diretas e de sustentações orais.

Trata-se de uma boa escolha para advogados recém-formados em cidades do interior, pois esse trabalho amplia sua rede de contatos, te permite experiência com a prática da advocacia, bem como possibilita entender o tipo de demandas da região em que você vive. É uma atuação que possibilita que o profissional conheça o fórum, as repartições públicas, os procedimentos específicos, e até mesmo que trace perfil de juízes e servidores com quem interage, atitude valiosa para sua atuação profissional.

Além disso, como o correspondente não está diretamente vinculado ao processo ou às partes, mas é normalmente contratado para tarefas específicas, essa atuação permite uma flexibilidade de tempo de trabalho e possibilita o estudo concomitante para concursos públicos.

Por fim, trata-se de uma demanda muito grande por parte de escritórios da capital, que por vezes trabalham com demandas de massa e realizam parcerias com advogados do interior do país a fim de aperfeiçoar e especializar a atuação em processos.

Uma coisa importante é respeitar a tabela de honorários da Ordem de Advogados do Brasil como referência para o pagamento das diligências, a fim de evitar uma desvalorização progressiva da profissão.

Quais dicas você daria a um jovem advogado que atue em cidades pouco populosas do Brasil? Já atuou no interior? Vê muita diferença da prática de advocacia do interior para a capital? Conta pra gente aqui nos comentários!
______________________________________

Texto de Manu Halfeld

Blog do Jusbrasil
Fonte: blog.jusbrasil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima