8 indicações de livros aos advogados e demais Operadores do Direito

8 indicacoes livros advogados operadores direito
bit.ly/3coy9mV | Aos Operadores do Direito, especialmente os advogados, é essencial se manter atualizado e ler sobre diversos temas. A leitura irá aprimorar a escrita, o vocabulário e os conhecimentos aplicáveis ao dia a dia da advocacia. Assim, certamente, a leitura fará do advogado um profissional melhor.

Nesse sentido, confira abaixo algumas indicações de livros bem úteis.

1. Como os advogados salvaram o mundo: uma história da advocacia e sua contribuição para a humanidade – José Roberto de Castro Neves

Inicialmente, não só o advogado, mas todo profissional, deve conhecer a história de sua profissão. No livro “como os advogados salvaram o mundo: uma história da advocacia e sua contribuição para a humanidade” o autor faz todo retrospecto da história da advocacia, desde o rábula até a primeira escola e o primeiro advogado do mundo, passando por diversos acontecimentos históricos da humanidade. Obra fantástica e essencial aos advogados.

2. As misérias do Processo Penal – Francesco Carnelutti

Nesse livro, o escritor relata o drama da Justiça e discorre sobre as funções do juiz, do Ministério Público, do advogado e até do acusado. O autor possuía uma forma peculiar de romantizar o Processo Penal e, em meados de 1957, já abordava a influência da mídia nos julgamentos.

3. A arte da negociação – Donald Trump e Tony Schwartz

Questões políticas à parte, Donald Trump é um excelente negociador. Em seu livro “a arte da negociação”, Trump aborda sua história no mundo dos negócios e dá algumas dicas para se fazer um bom acordo. O autor discorre também sobre a análise de contratos, a fim de se buscar alguma lacuna nas cláusulas. Assim, além de motivador, o livro pode ser útil para celebrar acordos nos meios alternativos de solução de conflitos.

4. O processo – Franz Kafka

O Processo é um romance do escritor checo Franz Kafka, que conta a história de Josef K., que acorda certa manhã, e é processado e sujeito a longo e incompreensível processo por um crime não especificado. Obra essencial para entender a importância do contraditório, ampla defesa e devido processo legal.

5. Vigiar e punir: o nascimento da prisão – Michel Foucault

Publicado em 1975, a obra do filósofo Michel Foucault alterou a forma de pensar sobre a punição estatal. O autor faz um retrospecto do sistema punitivo e propõe reflexões acerca dos métodos de punição, como tortura, demonstrando a necessidade de evoluir.

6. Os miseráveis – Victor Hugo

Nesse clássico, escrito no século XIX, o autor expõe sobre a miséria e a desigualdade social, como isso pode acarretar na criminalidade e como o Estado lida com tal situação. Excelente livro para os advogados, sobretudo os criminalistas.

7. Dos Delitos e das Penas - Cesare Beccaria

Escrito em época que havia grande punição corporal aos indivíduos, a obra de Beccaria traz ideias inovadoras para o momento em que foi escrito, propondo mudanças na forma de punir e limites entre a justiça divina e humana. A crítica resultou em modificação profunda na forma de pensar, sendo essencial para estudo da criminologia.

8. Pai rico, pai pobre - Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Neste livro, os autores ensinam a importância da independência financeira por meio de renda passiva e o uso de táticas financeiras de proteção do patrimônio. A obra é muito importante para os profissionais liberais que desejam almejar aposentadoria própria.

Você possui mais algum livro para indicar? Deixe nos comentários.

Se gostou do texto, compartilhe!

Werison Bittencourt
Estudante de Direito
Fonte: werisonbittencourt.jusbrasil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima