OAB-BA repudia ato de juiz por impedir advogada de fazer sustentação oral

oab repudia juiz advogada sustentacao oral
Via @bahianoticias | A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) repudiou o comportamento do  juiz Justino de Farias Filho, da 3ª Turma Recursal do Sistema de Juizados Especiais de Salvador, por, durante uma sessão de julgamento, violar prerrogativas profissionais da advocacia e desrespeitar uma advogada no exercício da profissão. A manifestação de repúdio foi feito através da Comissão de Direitos e Prerrogativas e Comissão de Juizados Especiais.

Na ocasião, para convencer a advogada a desistir de seu direito de fazer uma sustentação oral na referida turma recursal, o juiz declarou: “sua sustentação não vai influenciar em nada o julgamento”, “quer fazer a sustentação? O processo já foi julgado”. Para as comissões, houve “flagrante violação de prerrogativa da advocacia”, e ele proferiu frases como em total desrespeito à advogada, à própria defesa e aos jurisdicionados.

"O vídeo da sessão, que viralizou nas redes sociais, choca, mas não surpreende mais os profissionais que atuam diariamente nos Juizados Especiais. Posto que, em primeiro lugar, a falta de urbanidade do referido juiz é recorrente com a advocacia, o que a torna ainda mais inaceitável, e eventualmente atinge até os seus pares na magistratura. Em segundo lugar, têm sido recorrentes também a falta de respeito aos advogados em audiências, e principalmente nas sustentações orais, por parte de outros magistrados dos Juizados", diz o texto da entidade.

“O que ainda surpreende é que, após tantos episódios como esse nos Juizados Especiais, o Tribunal de Justiça da Bahia ainda não tenha tomado, de ofício, as providências cabíveis para restaurar a urbanidade, consideração e respeito com os quais devem tratar-se, reciprocamente, advogados, magistrados e membros do Ministério Público, de acordo com a Lei Federal Nº 8.906”, diz o comunicado da Ordem. A entidade tomará todas as providências cabíveis por meio de sua Procuradoria Jurídica e de Prerrogativas.

No comunicado, a OAB da Bahia convoca para a audiência pública “O Que Está Acontecendo com os Juizados Especiais”, que será realizada no auditório da Seccional , com transmissão ao vivo no YouTube,  no dia 26 de agosto, quinta-feira, a partir das 9h

Fonte: www.bahianoticias.com.br

3/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Como assim o direito se exerce pensando ?
    Não , o direito se exerce na defesa dos autos
    Que assim couber , o direito não é trocas de pensamentos são. Posições que se demandam dentro de uma justiça na qual está explicitamente consubstanciada no diploma legal .. sinceramente esse juiz precisa reciclar seus conhecimentos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São atitudes como essa que fez a FGV afinar em concurso nacional que existe 3 tipos de Justiça , a boa, a Ruin e a Baiana

      Excluir
  2. Falta de respeito, urbanidade e educação doméstica. Além de ser apoiado pelo espírito de corpo. Cabe a classe se unir e pedir a remoção desse senhor, com respaldo pelo código de ética, com uma boa fundamentação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima