Tecnologia jurídica: Ranking de startups lista as 10 LegalTechs mais atraentes para o mercado

ranking startups 10 legaltechs atraentes mercado
Via @consultor_juridico | O Ranking 100 Open Startups, que compila as startups mais atraentes para o mercado corporativo, anuncia nesta quarta-feira (27/10) as Top 10 LegalTechs — startups que misturam Direito e tecnologia de forma a encontrar mecanismos e soluções para facilitar a rotina jurídica, como softwares de gestão, ferramentas digitais e contatos e escritórios on-line.

As dez startups de destaque no setor de tecnologia legal são: netLex, Oystr, Kronoos, Acordo Fechado, JUSTTO, clickCompliance, CONTRAKTOR, Deep Legal analytics, Privacy Tools e Docato.

A netLex, primeira colocada, de Belo Horizonte, desenvolve tecnologias para otimizar processos de formalização e gestão de documentos. Segundo o site da empresa, o serviço consiste em transformar modelos de documentos em um questionário dinâmico. "Quando um membro da sua equipe responde às perguntas, o sistema NetLex reúne diversos segmentos de texto para criar um documento personalizado e de qualidade".

A segunda, a curitibana Oystr, produz robôs de captura, movimentação e protocolos que ajudam escritórios de advocacia a interagir com sistemas de tribunais e clientes. Os robôs simulam atividades rotineiras, mecânicas e burocráticas no dia a dia dos setores jurídicos. Já a Kronoos fornece análise de dados voltada ao compliance e prevenção à lavagem de dinheiro.

Dentre as outras LegalTechs do Top 10 destacam-se serviços de tecnologia para conciliação, monitoramento e comparação de processos, privacidade e proteção de dados, e outras soluções de compliance e documentos empresariais.

Setor em alta

66 LegalTechs presentes nesta edição validaram, com corporações, contratos de open innovation (inovação aberta) — iniciativas colaborativas que buscam promover ideias para melhorar o desenvolvimento e a eficiência de produtos e serviços de empresas.

O número representa um crescimento de 230% com relação ao último ano. As startups jurídicas também tiveram um aumento de 315% na intensidade dos relacionamentos desenvolvidos com as corporações.

Os setores industriais que mais absorveram soluções dessa categoria foram os serviços profissionais e comerciais, seguidos por serviços financeiros e alimentos e bebidas.

"Das startups premiadas na categoria, cinco são novas em relação ao Ranking 2020, o que demonstra que o setor de tecnologia legal tem buscado soluções inovadoras das startups, mesmo sendo um dos mais impactados pela pandemia", indica Rafael Levy, CTO e cofundador da 100 Open Startups.

No geral, as atividades de inovação aberta com todas as startups dobraram desde o último ano: em 2020 foram declarados 13.433 relacionamentos; em 2021, foram 26.348. Dentre as mais de 18 mil startups cadastradas, 2.414 firmaram contratos de open innovation com corporações neste ano, contra 1.310 do ano passado.

Fonte: Conjur

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima