ONU conclui que Sérgio Moro foi parcial e violou direitos políticos de Lula

onu moro parcial direitos politicos lula
Via @bahianoticias | O Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) concluiu que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial durante o julgamento dos processos da Operação Lava Jato em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era réu, e também que Lula teve os direitos violados em 2018, por ter sido impedido de concorrer às eleições naquele ano.

A decisão foi antecipada pelo jornalista Jamil Chade, do UOL. O resultado do julgamento não deve causar punição específica a Moro, mas o Estado brasileiro tem obrigação de seguir a recomendação do colegiado. Na prática, o efeito é mais político que jurídico.

O comitê é responsável por supervisionar o cumprimento do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, do qual o Brasil é signatário. O julgamento aconteceu em Genebra, na Suíça, e as defesas de Lula e o governo brasileiro já foram informados, mas o anúncio oficial deve ser feito nesta quinta-feira, às 10h, horário de Brasília.

Essa é a primeira derrota de Sérgio Moro no âmbito internacional. Em 2021, o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro já havia sido considerado parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que anulou as condenações do ex-presidente Lula, o que permitiu que o petista pudesse ser candidato nas eleições deste ano.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Esse cupim ainda resiste a todas as inseticidas. Praga brava de ser eliminada. E continua fazendo estragos, maculando a imagem da nação e servindo de exemplo vivo e livre de que no Brasil corrupto de alto coturno goza de prestígio, dificilmente é preso, e ainda existe parcela de ignaros que desejam a sua volta à presidência da República. Se Lula foi condenado em três instâncias é porque havia provas suficientes de suas ilicitudes, ou os magistrados participavam de um complô para prejudicar a “criatura mais honesta do Brasil?”. Agora, o ex-juiz Sérgio Moro — o carrasco dos corruptos e responsável por retornar bilhões de reais surrupiados dos cofres públicos pela gangue que presidia o país — é considerado juiz parcial. E o que não dizer da parcialidade cristalina do ministro do STF, amigo da família Lula, Ricardo Lewandowski, que jamais hesitou em isentar Lula de todas as suas falcatruas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima