Via @crissoffiatti | O Direito é uma área profissional argumentativa, que precisa
passar credibilidade e argumentar a respeito de algo. Para o cérebro, a figura
do advogado é formal - é um padrão cerebral, o que chamamos de imaginário
coletivo.
A nossa imagem tem o poder de reforçar o discurso ou tirar o foco da pauta que será abordada. Os chamados ruídos de imagem acabam atrapalhando a fala. Alguns exemplos de ruídos de imagem são: roupas amarrotadas, acessórios grandes ou demais, unhas decoradas ou muito longas, barba mal feita, roupas muito largas ou justas demais, ou até mesmo uma roupa casual em contextos mais formais.
A sua fala corresponde a apenas 7% da primeira impressão. Essa pequena
porcentagem de sua comunicação é verbal, e o resto é não verbal: os trejeitos, o
gestual e a imagem chamam atenção primeiro. Desta forma, se a sua imagem não
estiver alinhada ao seu objetivo de comunicação, o seu argumento pode ser em
vão.
Assim, devemos sempre levar em conta quem está gerando o estímulo e o receptor.
Que mensagem você quer transmitir?
A nossa imagem tem o poder de reforçar o discurso ou tirar o foco da pauta que será abordada. Os chamados ruídos de imagem acabam atrapalhando a fala. Alguns exemplos de ruídos de imagem são: roupas amarrotadas, acessórios grandes ou demais, unhas decoradas ou muito longas, barba mal feita, roupas muito largas ou justas demais, ou até mesmo uma roupa casual em contextos mais formais.
A roupa é uma ferramenta de comunicação. Você pode usá-la para reforçar o seu repertório ou contradizê-lo. Tudo que você escolhe vestir e a forma como você compõe as peças geram estímulos para as pessoas ao seu redor captarem e devolverem a resposta.
Se o estímulo não estiver alinhado ao seu repertório, posicionamento, cultura da empresa, ou argumento, você passa a se contradizer.
Diante do exposto acima, reflita: Você vai reforçar o papel da sua profissão ou irá contra ele? Qual é o seu objetivo de comunicação?
Cristiane Soffiatti (@crissoffiatti) é Gestora de Imagem Profissional. Ajudo mulheres a construírem uma identidade profissional de sucesso, com foco no planejamento estratégico do vestir.
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