Atenção! Você não será reconhecido como autoridade enquanto não cuidar da sua imagem

atencao voce reconhecido autoridade enquanto cuidar sua imagem
Via @crissoffiatti | O Direito é uma área profissional argumentativa, que precisa passar credibilidade e argumentar a respeito de algo. Para o cérebro, a figura do advogado é formal - é um padrão cerebral, o que chamamos de imaginário coletivo.

A nossa imagem tem o poder de reforçar o discurso ou tirar o foco da pauta que será abordada. Os chamados ruídos de imagem acabam atrapalhando a fala. Alguns exemplos de ruídos de imagem são: roupas amarrotadas, acessórios grandes ou demais, unhas decoradas ou muito longas, barba mal feita, roupas muito largas ou justas demais, ou até mesmo uma roupa casual em contextos mais formais.


A sua fala corresponde a apenas 7% da primeira impressão. Essa pequena porcentagem de sua comunicação é verbal, e o resto é não verbal: os trejeitos, o gestual e a imagem chamam atenção primeiro. Desta forma, se a sua imagem não estiver alinhada ao seu objetivo de comunicação, o seu argumento pode ser em vão.

A roupa é uma ferramenta de comunicação. Você pode usá-la para reforçar o seu repertório ou contradizê-lo. Tudo que você escolhe vestir e a forma como você compõe as peças geram estímulos para as pessoas ao seu redor captarem e devolverem a resposta.


Assim, devemos sempre levar em conta quem está gerando o estímulo e o receptor. Que mensagem você quer transmitir?

Se o estímulo não estiver alinhado ao seu repertório, posicionamento, cultura da empresa, ou argumento, você passa a se contradizer.

Diante do exposto acima, reflita: Você vai reforçar o papel da sua profissão ou irá contra ele? Qual é o seu objetivo de comunicação?

Cristiane Soffiatti (@crissoffiatti) é Gestora de Imagem Profissional. Ajudo mulheres a construírem uma identidade profissional de sucesso, com foco no planejamento estratégico do vestir.

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima