Mendes destacou a condução “tranquila” e “regular” do processo de condenação dos réus que, segundo ele, respeitou o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa.
“E aqui os meus encômios ao papel singular, quase ou verdadeiramente heroico, desempenhado pelo ministro Alexandre de Moraes”, disse com a voz embargada, sinalizando o protagonismo do colega. Moraes agradeceu o elogio.
Veja o momento em que o ministro Gilmar Mendes se emociona
Ministro Gilmar Mendes se emociona e diz que papel de Moraes foi “heroico” – Vídeo: Reprodução @metropoles
O ministro ainda reforçou a excelência da atuação do STF: “Até então, apenas outros nove ex-chefes de Estado haviam sido condenados por golpes de Estado após a Segunda Guerra Mundial. Isso ocorre porque são poucos juízes e tribunais que estão dispostos a arcar com o pesado ônus, no nosso caso, ainda mais pesado, dada a participação singular de forças externas [EUA], decorrente do cumprimento do dever de aplicar a lei”.
Julgamento do Núcleo 4 está marcado para outubro
Após a condenação dos réus do Núcleo 1, segue o julgamento de outros acusados no envolvimento da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Está marcado para os dia 14, 15, 21 e 22 de outubro o julgamento do Núcleo 4.
Formado por militares e ex-integrantes da (Abin) Agência Brasileira de Inteligência, o grupo teria atuado na disseminação de notícias falsas e na logística aos ataques de 8 de janeiro de 2023.
O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, composta por Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.
Confira os réus do Núcleo 4
- Ailton Gonçalves Moraes Barros
- Ângelo Martins Denicoli
- Carlos César Moretzsohn Rocha
- Giancarlo Gomes Rodrigues
- Guilherme Marques Almeida
- Marcelo Araújo Bormevete
- Reginaldo Vieira de Abreu
Júlia Matos
Fonte: @ndmais
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!