Trajetória
Considerado homem de confiança do presidente, Lima e Silva comandou a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil entre janeiro de 2023 e agosto de 2024. No período, foi responsável pela análise jurídica de decretos, portarias e projetos de lei do Executivo, com atuação direta junto ao Palácio do Planalto.
O advogado mantém trânsito no alto escalão do governo e proximidade com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de lideranças políticas do entorno presidencial, como o senador Jaques Wagner.
Wellington Lima e Silva já ocupou o comando do ministério da Justiça em 2016, durante o governo Dilma Rousseff, mas permaneceu no cargo por apenas 11 dias, após o STF entender que sua nomeação exigia exoneração prévia do MP/BA, órgão do qual fazia parte.
Mais recentemente, o nome de Lima e Silva chegou a ser cogitado para uma vaga no STF, aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. A indicação, contudo, foi de Jorge Messias.
Reestruturação
Em paralelo à escolha do ministro, considera-se também que a definição do novo titular pode ser influenciada pela intenção do presidente Lula de dividir o atual ministério e recriar o Ministério da Segurança Pública, mas a medida dependeria da aprovação da PEC da Segurança, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!