Aras: ‘promoção de doutrinas nazifascistas importa na destruição da democracia’

aras promocao nazifascistas destruicao democracia direito
bit.ly/3ajyZ42 | O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou nesta sexta-feira (17) ao blog que "a liberdade de expressão deve ser relativizada – somente neste contexto – quando se revela a promoção de doutrinas nazifascistas que importam na destruição da própria democracia".

A declaração foi feita por Aras ao ser questionado sobre sua opinião a respeito do discurso do secretário especial da Cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro, Roberto Alvim, divulgado nesta quinta-feira (16).

O discurso de Alvim divulgava o Prêmio Nacional das Arres e é semelhante ao do ministro de Adolf Hitler da Propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels, antissemita radical e um dos idealizadores do nazismo.

Ao blog, Aras afirmou que nesta sexta-feira terá uma reunião com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na qual tratará da declaração de Roberto Alvim.

O procurador-geral afirmou que "a liberdade de expressão é valor fundante da democracia" e espera que o assunto seja avaliado minuciosamente.

Dessa forma, espera-se que o assunto seja avaliado minuciosamente neste contexto como valor fundante da democracia”.

"A única ideologia política admissível no estado brasileiro é o regime democrático participativo. Toda e qualquer doutrina que atente contra ideologia participativa há de merecer a rejeição da sociedade brasileira", disse Aras.

Assim como Goebbels havia afirmado em meados do século XX que a "arte alemã da próxima década será heroica” e “imperativa”, Alvim afirmou que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”.

Nesta manhã, Alvim afirmou em post no Facebook que a semelhança entre as frases foi "apenas uma frase do meu discurso na qual havia uma coincidência retórica".

Por Andréia Sadi
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima