Carreiras no Direito: conheça as áreas promissoras para os recém-formados

carreiras areas promissoras recem formados direito
bit.ly/30fc5pI | Os recém-formados no curso de Direito encontram atualmente variadas oportunidades de trabalho no mercado nacional. Além dos setores mais tradicionais, como o civil e o criminal, existem novos segmentos que estão “aquecidos” e demandam por mão de obra. Direito da internet, Direito desportivo e Direito do petróleo e gás são exemplos dessas novas áreas de atuação no setor jurídico que advogados interessados em boa remuneração podem procurar.

— O Direito, como a sociedade, evolui. Então, o Direto tenta atender as demandas do mundo contemporâneo. Hoje, você tem setores da economia que apresentam um diferencial todo próprio. Os novos direitos vão abranger, por exemplo, o Direito do Petróleo, que é uma questão central no estado do Rio. Há o também Direito de infraestrutura, o Direito ambiental, o Direto do Entretenimento — exemplifica Flávio Ahmed.

Assim como Ahmed, o coordenador do curso de Direito, Leonardo Rabelo, concorda que esses novos segmentos do Direito sentem a falta de profissionais qualificados e, por isso, os trabalhadores mais bem preparados chegam ao mercado valorizados. Assim, um recém-formado, que tende a ganhar cerca de R$ 4 mil de remuneração, pode receber ainda mais.

— Se tem menos gente qualificada, ele (o profissional) poderá cobrar mais pelo serviço. Nessas novas áreas, as chances de uma remuneração acima do padrão de mercado é bem maior — explica.

A seguir conheça melhor um pouco mais sobre esses novos segmentos do Direito.

Direito da Internet (Ciberdireto)


No país ainda existem poucas leis relacionadas à segurança da informação na internet. Mas os advogados que forem atuar nesse setor vão, por exemplo, focar na reparação de dano moral decorrente de delitos cometidos online, como a divulgação indevida de de fotos e vídeos íntimos de uma pessoa sem autorização, crimes cometidos contra a honra de alguém em redes sociais, casos de pirataria etc.

Direito do Entretenimento


Neste setor, o advogado vai trabalhar na regulamentação de grandes eventos, como shows e festivais, na elaboração de contratos de artistas e licenças para o evento ocorrer. Há também possibilidade de atuação no ramo dos direitos autoriais e liberdade de expressão.

Direito de Petróleo e Gás (Direito Ambiental)


Os advogados que atuam nessa área vão trabalhar com a regulamentação e exploração de matizes energéticas, como petróleo e gás, por exemplo. Neste caso, o profissional precisa entender sobre o funcionamento do pagamento de royalties no país. Porém, há a possibilidade de atuação em questões como as indenizações por danos ambientais.

Direito Desportivo


Para esse segmento, o advogado deve estar apto a tratar de relações existentes nas atividades desportivas, como, por exemplo, a venda de um jogador de futebol para um novo time. Então, ele deve entender questões como pagamento de multas e indenizações, penalidades dadas a atletas que cometeram alguma infração durante uma competição etc.

Direito Societário


Nesta área, o profissional irá se especializar em aquisições e funções de empresas, por exemplo. Ou seja, o advogado precisará tratar de conflitos entre sócios, como controle de participação de cada um, e atuação de acionistas.

Segundo os especialistas, todas essas áreas irão, nos próximos anos, demandar por mão de obra, mas somente os mais especializados estarão aptos a conquistar os melhores cargos. Por isso, Ahmed indica aos envolvidos no setor muito estudo.

— Hoje, você tem desde os cursos de extensão, mais curtos, que dão ao advogado o primeiro conhecimento com a matéria, até os mestrados e doutorados. Há também um fortalecimento dos mestrados profissionalizantes, que tem perspectiva diferente do acadêmico, pois tem um perfil mais orientado na atuação no mercado e trabalho.

Fonte: extra.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima